O Ministério da Educação (MEC) colocou hoje no ar o portal da ID Estudantil, página em que os estudantes poderão fazer o cadastro para obter a carteirinha digital. O site tem um contador que indica a data que estará disponível para início do processo.
A ID Estudantil poderá ser utilizada por todos os estudantes da educação básica, profissional e tecnológica e superior. O documento permitirá o pagamento de meia-entrada em shows, teatros e outros eventos culturais, sem que isso gere um custo extra, como acontece hoje.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O presidente Jair Bolsonaro assinou a medida provisória (MP) da ID Estudantil em 6 de setembro. A MP foi publicada na edição do Diário Oficial da União (DOU) de 9 de setembro, data a partir da qual teve início o prazo de 90 dias para início da emissão das carteirinhas.
Como baixar o aplicativo e fazer a ID Estudantil de forma gratuita?
Os alunos poderão adquirir a ID Estudantil por meio de aplicativos de celular. O download do app estará disponível na Apple Store e no Google Play. O documento também poderá ser feito fisicamente pela Caixa, de graça.
O aplicativo estará disponível a partir do dia 7 de dezembro. No dia, basta apenas você pesquisar pelo aplicativo: ID Estudantil e baixa-lo. É rápido e fácil. Após baixar o aplicativo, você seleciona a instituição de ensino em que você está matriculado e preencha os dados solicitados como: nome, e-mail e telefone. Após esse procedimento, será gerado um QR Code seguro e o documento digital é disponibilizado no app. Viu? Será fácil e simples. Veja o vídeo que explica tudo abaixo:
É importante informar que a emissão de carteirinhas pelo MEC, não tira a prerrogativa de outras entidades. O documento poderá ser emitido ainda por:
Associação Nacional de Pós-Graduandos
entidades estudantis estaduais, municipais e distritais
diretórios centrais dos estudantes
centros e diretórios acadêmicos
outras entidades de ensino e associações representativas dos estudantes, conforme definido em ato do ministro da Educação
O MEC firmará contrato com a Caixa Econômica Federal para emissão gratuita ao estudante da ID Estudantil física. A nova carteira física será válida até 31 de março do ano seguinte, enquanto a digital será válida enquanto o aluno permanecer matriculado em estabelecimento que forneça os níveis e as modalidades de educação e ensino.
O documento perderá a validade quando o estudante se desvincular do estabelecimento.
Segundo o MEC, apesar de ser gratuita para o estudante, a emissão da carteira estudantil terá um custo de 17 centavos por documento, que será bancado pelo governo federal.]
Para mais informações acesse o site da ID Estudantil lançado pelo MEC
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.