Uma comitiva de deputados baianos foi recebida hoje (09/09) pela ministra da Agricultura, Tereza Cristina, em Brasília com o objetivo de debater a situação da lavoura cacaueira e o endividamento dos produtores. Na audiência, os parlamentares entregaram uma carta com propostas que visam resgatar o desenvolvimento da economia do cacau, na região sul da Bahia. Diante dos apelos, a titular da pasta determinou que seja criado um grupo de trabalho, que vai nortear a criação de uma Medida Provisória a ser encaminhada ao Ministério da Economia, até o final de setembro e posteriormente será votada no Congresso. A reunião aconteceu uma semana, após a realização da audiência sobre o cacau na Assembleia Legislativa da Bahia.
Participaram os deputados federais, líder do DEM, Elmar Nascimento, Leur Lomanto Jr. (DEM), João Roma (PRB) e os estaduais que compõem a Comissão de Agricultura na Assembleia Legislativa, a presidente, Jusmari Oliveira (PSD), o vice-presidente Sandro Régis (DEM) e membro titular Pedro Tavares (DEM), além do representante dos produtores de cacau, Rui Souza, o superintendente nacional da Ceplac, Guilherme Galvão e o superintendente da Sudeco, Nelson Fraga.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Entre os pontos debatidos foi definido que os produtores com débitos no FNE que não estavam enquadrados passarão a ter direito ao enquadramento. Será permitido que os produtores de cacau com dívidas no FNE passem a receber o benefício do desconto, semelhante aos produtores da região do semiárido, reduzindo um terço da dívida, além da iniciativa para a criação de uma linha de crédito.
O vice-presidente da Comissão de Agricultura, Sandro Régis, exaltou os resultados da audiência. “Saímos muito satisfeitos com a objetividade da ministra da Agricultura, que determinou ações e prazos para que as algumas questões importantes envolvendo a lavoura do cacau sejam resolvidas. Estamos convictos que demos hoje um grande passo rumo as soluções dos problemas do cacau”, afirmou.
O deputado federal Leur Lomanto Jr. destacou que houve “um avanço concreto” para que seja resolvido de uma vez por todas o drama financeiro, envolvendo a lavoura. “A ministra demonstrou sensibilidade com a luta e nos apresentou sugestões viáveis para que os produtores possam voltar a investir, dando oportunidades para que lavoura retorne a crescer e gerar mais renda para o estado”, afirmou.
Reivindicando desde o início a renegociação das dívidas dos produtores, Pedro Tavares também frisou que a reunião sinalizou para a solução do problema. “Com certeza vai dar um novo norte para as questões da lavoura cacaueira”, acrescentou.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.