Catedral de São Sebastião comemora seus 52 anos neste sábado (21)

Para celebrar seus 52 anos, a Igreja fará uma missa neste sábado (21), às 19h, com a presença de Dom Mauro Montagnoli.

Catedral de São Sebastião comemora seus 52 anos neste sábado (21) 1

A catedral de São Sebastião é, sem dúvida, o símbolo da cidade de Ilhéus e ponto de atração turística dos mais importantes. 

Situada numa localização privilegiada, os turistas não deixam de visitá-la e levam da cidade uma bela recordação da grandiosidade da igreja.

Neste sábado (21), o Coral Dom Eduardo também faz aniversário de 52 anos, e fará uma apresentação após a missa, nas escadarias da Catedral.

Inaugurada em 1967, a imponente catedral reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas.

O tamanho da igreja impressiona – sua abóbada principal tem 48 metros de altura – e o exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo.

Pelo que representa para a sociedade local e para a atividade turística do município, o patrimônio possui enorme valor cultural.

História

Catedral de São Sebastião comemora seus 52 anos neste sábado (21) 2

O projeto da catedral é do arquiteto Salomão da Silveira. Dom Frei Eduardo José Herberold, bispo recém-chegado, benzeu o terreno em 1931, onde a Catedral deveria ser construída e a obra foi iniciada, para ser paralisada logo em seguida.

Houve grande discussão sobre o estilo da mesma e sobre sua localização. Para se encontrar uma solução, o prefeito Eusínio Lavigne decidiu consultar o diretor da Escola de Belas Artes do Rio de Janeiro, professor Arquimedes Memória.

Este imponente templo da igreja católica representou o sonho da comunidade ilheense por mais de trinta anos. Ela representa o sonho do bispo que iniciou as obras, D. Eduardo, que foi sepultado na própria igreja e é até hoje motivo de idolatria, sendo considerado santo por muitos fiéis. A catedral foi inaugurada em 1967, levou mais de trinta anos para ser construída.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *