Caminhada da Policlínica marca início da primavera em Ilhéus

A Policlínica Municipal Halil Medauar realizou na manhã desta segunda-feira (23) uma caminhada para marcar o início da primavera, em apoio aos portadores de fibromialgia assistidos pela unidade. A fibromialgia é uma síndrome que causa sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles, ocasionando fortes dores por todo o corpo durante longos períodos.

A Policlínica Municipal presta atendimento de acupuntura aos pacientes que possuem o laudo da síndrome. Contudo, de acordo com Naya Ramos Brandão, acupunturista da unidade, muitas pessoas ainda não possuem o diagnóstico e por esse motivo não procuram o centro de referência no município.

“Buscamos por meio de algumas ações conscientizar à população pela busca do atendimento com a acupuntura, e posteriormente outros tratamentos. A doença não tem cura, mas existe o tratamento de acupuntura auricular na Policlínica”, pontuou.

Luana Silveira é enfermeira, portadora da síndrome e uma das fundadoras do Grupo de Apoio a Pessoa com fibromialgia de Ilhéus (GAFI). “Diante do aumento do número dos portadores da doença em Ilhéus, começamos uma mobilização, sinalizando a importância do acompanhamento. Os portadores precisam de apoio multidisciplinar, nutricionista, reumatologista e educador físico. A doença leva à depressão e a pensamentos suicidas”, alertou.

Já Naya Ramos explicou que a caminhada chama a atenção das pessoas que estão com dor e às vezes não conseguem ser diagnosticadas, ou que tenham o laudo de fibromialgia, mas ainda não conhecem o serviço disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela explica que em breve será implantada a técnica de acupuntura sistêmica, trazendo outras modalidades para o tratamento.

“Nosso objetivo é fazer uma transposição da dor para alegria e para a motivação. A caminhada foi despretensiosa e surgiu da necessidade de conscientizar e mobilizar a população pela busca do atendimento no centro de referência. O paciente que chega com o laudo da doença é automaticamente inserido no projeto, com atendimento de acupuntura auricular semanal por tempo indeterminado”, esclarece.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o tratamento depende do paciente e de sua atitude frente à fibromialgia. As medidas medicamentosas não são eficazes isoladamente.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/09/caminhada-da-policlinica-marca-inicio-da-primavera-em-ilheus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.