A Policlínica Municipal Halil Medauar realizou na manhã desta segunda-feira (23) uma caminhada para marcar o início da primavera, em apoio aos portadores de fibromialgia assistidos pela unidade. A fibromialgia é uma síndrome que causa sensibilidade nas articulações, nos músculos, tendões e em outros tecidos moles, ocasionando fortes dores por todo o corpo durante longos períodos.
A Policlínica Municipal presta atendimento de acupuntura aos pacientes que possuem o laudo da síndrome. Contudo, de acordo com Naya Ramos Brandão, acupunturista da unidade, muitas pessoas ainda não possuem o diagnóstico e por esse motivo não procuram o centro de referência no município.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“Buscamos por meio de algumas ações conscientizar à população pela busca do atendimento com a acupuntura, e posteriormente outros tratamentos. A doença não tem cura, mas existe o tratamento de acupuntura auricular na Policlínica”, pontuou.
Luana Silveira é enfermeira, portadora da síndrome e uma das fundadoras do Grupo de Apoio a Pessoa com fibromialgia de Ilhéus (GAFI). “Diante do aumento do número dos portadores da doença em Ilhéus, começamos uma mobilização, sinalizando a importância do acompanhamento. Os portadores precisam de apoio multidisciplinar, nutricionista, reumatologista e educador físico. A doença leva à depressão e a pensamentos suicidas”, alertou.
Já Naya Ramos explicou que a caminhada chama a atenção das pessoas que estão com dor e às vezes não conseguem ser diagnosticadas, ou que tenham o laudo de fibromialgia, mas ainda não conhecem o serviço disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Ela explica que em breve será implantada a técnica de acupuntura sistêmica, trazendo outras modalidades para o tratamento.
“Nosso objetivo é fazer uma transposição da dor para alegria e para a motivação. A caminhada foi despretensiosa e surgiu da necessidade de conscientizar e mobilizar a população pela busca do atendimento no centro de referência. O paciente que chega com o laudo da doença é automaticamente inserido no projeto, com atendimento de acupuntura auricular semanal por tempo indeterminado”, esclarece.
De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia, o tratamento depende do paciente e de sua atitude frente à fibromialgia. As medidas medicamentosas não são eficazes isoladamente.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.