Ações de controle do mosquito Aedes aegypti é intensificado em Ilhéus

Ações de controle do mosquito Aedes aegypti é intensificado em Ilhéus 1

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através da equipe da Coordenação de Combate às Endemias reforça as ações estratégicas para o controle do mosquito transmissor da dengue. No intuito de sensibilizar a comunidade, a equipe de Endemias está recolhendo pneus em terrenos baldios e nas ruas da cidade. Moradores estão em estado de alerta para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti, pois entendem que a responsabilidade do lixo é de todos.

De acordo com coordenador de Endemias em Ilhéus, Roberto Reis, a retirada dos pneus espalhados nas vias públicas e terrenos baldios elimina os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (Dengue, Zika Vírus, Febre Chikungunya e Febre Amarela). Além do recolhimento, também é feito tratamento focal com o larvicida e tratamento perifocal com a equipe de Ultrabaixo Volume (UBV).

Os pneus são monitorados quinzenalmente pela equipe de Pontos Estratégicos (PE) e estão em um local coberto e protegido da chuva, no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). As equipes de combate às endemias também realizam bloqueios de casos notificados pela Vigilância Epidemiológica, conforme orientação e determinação da Divisão de Vigilância Epidemiológica da Bahia e do Ministério da Saúde.

Começa em casa – O secretário de Saúde em Ilhéus, Geraldo Magela pede o apoio da população no sentido de evitar o surgimento de novos criadouros do mosquito transmissor das doenças. Entre as ações iniciais de combate estão: cobrir tanques e tonéis; evitar acúmulo de garrafas diversas, copos descartáveis, latas, pneus, dentre outros objetos expostos a céu aberto e que podem acumular água parada.

O coordenador Roberto Reis orienta a população que em caso de descarte irregular dos pneus em vias públicas e terrenos baldios, entre em contato com o DISQUE DENGUE, através do número (73) 3234-2031. A equipe de Endemias de Ilhéus realiza o trabalho de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h. Os terrenos baldios estão sendo fiscalizados e os proprietários notificados pela Prefeitura.

2 respostas a Ações de controle do mosquito Aedes aegypti é intensificado em Ilhéus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *