Com o objetivo de repassar aos profissionais de saúde as diretrizes e estratégias do Ministério da Saúde no combate à tuberculose, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em conjunto com o Departamento de Atenção Básica ministrou uma palestra sobre as recomendações primordiais da política de controle da doença, na manhã desta terça-feira (27).
A palestra foi realizada no auditório da secretaria com o apoio institucional da Educação Permanente em Saúde e contou com a participação de médicos, enfermeiros, gerentes, apoiadores em saúde e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) dos módulos Oeste e Norte.
Capacitação – Na oportunidade, as enfermeiras da Referência em Tuberculose e Hanseníase da Sesau, Jane Francisca Benjamin e Eliana Neres discutiram os planos de combate à tuberculose para melhorar e intensificar as ações de detecção, diagnóstico e tratamento da doença no município.
“Frisamos a importância da participação integral dos profissionais, a fim de construir ações eficazes de enfrentamento e dar celeridade ao diagnóstico e tratamento da doença. Também, o propósito de capacitar médicos, enfermeiros e coordenadores das Unidades Básicas de Saúde, além de promover um alinhamento estratégico com estes profissionais”, explicou Jailma Lima, coordenadora da Atenção Básica.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.