Titular do Turismo da Bahia e cabaneiros de Ilhéus discutem melhorias para o setor

Titular do Turismo da Bahia e cabaneiros de Ilhéus discutem melhorias para o setor 1

O secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, acompanhado do secretário de Turismo de Ilhéus, Fábio Manzi se reuniu na manhã de domingo (28), na Cabana Palmito, com um grupo de 30 cabaneiros das praias dos Sul. Entre os pontos discutidos com os gestores, o desenvolvimento turístico regional, planos de investimentos na área de infraestrutura e iluminação. O encontro contou com a presença do ex-jogador ilheense da seleção brasileira, Aldair.

O encontro foi um pedido do prefeito Mário Alexandre que articulou ainda uma parceria com o Sebrae e com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil). O secretário de estado considerou imprescindível o diálogo com o setor. “Juntos somos mais fortes. A Prefeitura, o Governo do Estado e todos que trabalham com turismo, somando e multiplicando esforços. Saio daqui feliz e imbuído por colocar em prática tudo o que foi conversado aqui”, salientou.

O desejo do Governo do Estado, segundo Franco é ver Ilhéus como protagonista na atividade, não apenas na alta estação, mas em todo o ano. “Faremos isso em parcerias, a exemplo do Secretaria do Patrimônio e União (SPU). Possuo uma relação muito boa com órgão, e ainda esta semana, irei provocá-lo, para que no dia 22 de agosto esteja aqui na cidade. Queremos ser ponte entre os entes federativos”, concluiu o titular da Setur.

Titular do Turismo da Bahia e cabaneiros de Ilhéus discutem melhorias para o setor 2

Cenário do turismo – Para o chefe do Executivo ilheense, é preciso estar atento às necessidades da população. “O secretário viu nossa preocupação. São cerca de mil empregos diretos e indiretos gerados pela atividade turística, que há anos, almeja por estas melhorias. Essa parceria com o Governo do Estado cria forças para colocar o município de Ilhéus de uma vez por todas no cenário do turismo ano inteiro”, ressaltou o prefeito Mário Alexandre.

O encontro com os cabaneiros serviu ainda para discutir sobre as rotas da Estrada do Chocolate, enrocamento de pedras da nova ponte de Ilhéus, além das ações de coibição do avanço do mar e revitalização do bairro São Miguel, na zona norte e acesso das praias do litoral norte às cidades da Costa do Dendê, além das rotas que ligam o município à Lagoa Encantada e Rio do Engenho.

Empreendedorismo – A coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo ressaltou a participação da entidade. “Vamos fazer aquilo que temos expertise. Iremos qualificá-los no atendimento e mostrar que essa região tem um diferencial que é o de acolher com qualidade e com bons serviços. Gostei muito da reunião e acho que é um momento novo. Oportunidade para trabalhar empreendedorismo em rede e engajamento da iniciativa privada do turismo”.

No entendimento do secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo, Jerbson Moraes, é obrigação do poder público manter os espaços turísticos atrativos. Para ele, “preservar a orla e suas barracas bonitas, padronizadas, respeitando o meio ambiente, acolhendo o turista de uma forma especial. O prefeito Mário tem valorizado isso, oferecendo um projeto urbanístico para essa localidade”, informou.

“Muito positiva a presença do secretário do estado, reforçando o apoio que o prefeito Mário já tem dado. Felizmente, tudo tem acontecido de bom na gestão dele. Ninguém pode negar seu apoio e apoio da Prefeitura, pois tem ajudado a resolver as demandas em relação ao SPU”, comemorou o presidente da Associação dos Cabaneiros da Praia do Sul (ACPS), Jorge Fonseca (Saci).

Na oportunidade, Saci entregou nas mãos do secretário Fausto Franco, o novo Projeto Festival do Camarão 2020, que prevê realização no entorno da Orla Sul e da Praia dos Milionários. O encontro contou ainda com a participação dos secretários municipais, Hermano Fahning (Serviços Urbanos); Rubenilton Silva (Desenvolvimento Social); Eliane Oliveira (Educação) e o presidente da Atil, Átila Eiras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *