O fim das coligações proporcionais deve dificultar ainda mais a vida dos pequenos partidos, sem grande capilaridade ou sem vários nomes fortes na disputa para vereador em Ilhéus.
A estimativa é de que cada chapa a vereador deve alcançar pelo menos 4.500 votos (o quociente eleitoral) para conseguir fazer pelo menos um vereador – 5.000 é o mais seguro.
Não é fácil.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
No cenário de hoje, apenas PSD, PP, PSB, Podemos e PDT, parecem superar esta marca.
Claro: PT, PV e um ou outro “azarão” poderão atingir o limite mínimo de votos para conquistar cadeiras na Câmara Municipal de Ilhéus. Mas são apostas, por enquanto.
No final, há de se considerar também o Fundo Eleitoral, na ordem de R$ 3,7 bilhões – com PT e PSL (no plano nacional) sendo os campeões da grana, por terem as maiores bancadas no Congresso.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.