Nova CNH Digital de graça já pode ser emitida sem sair de casa

Nova CNH Digital de graça já pode ser emitida sem sair de casa 1

Aplicativo da CNH tem o nome do Serpro, que desenvolveu o sistema (Foto: Reprodução)

A tecnologia chegou e está facilitando em muito a vida da população brasileira. Com os avanços tecnológicos, chegou também a CNH Digital gratuita.

Para obter o benefício, é preciso que o condutor interessado já tenha o documento de papel com o QR Code, código localizado na parte interna da carteira.

Todas as CNHs emitidas a partir de maio de 2017 têm o QR Code. O condutor que não tiver o QR Code em sua CNH poderá fazer a antecipação da renovação ou solicitar uma segunda via.

A CNH Digital é opcional para aqueles condutores que têm interesse em ter o documento no aparelho celular ou tablet. A carteira impressa continua a ser emitida normalmente, mas o condutor pode dirigir apenas com a CNH Digital.

Nesse caso, deverá se atentar para o funcionamento de seu smartphone, já que, para efeitos de fiscalização, se o aparelho estiver descarregado, será considerado que a CNH não está sendo portada, e o condutor será autuado.

A versão eletrônica da CNH tem o mesmo valor jurídico da versão impressa, sendo válida como documento oficial. Ela tem todas as informações dispostas no documento impresso e fica disponível no aparelho celular que o condutor já utiliza no dia a dia e pode ser acessada sem internet.

O aplicativo que armazena a CNH Digital, permite visualizar a CNH frente e verso, o QR Code, e, ainda, exportar e compartilhar o arquivo da CNH (por e-mail e até WhatsApp) para usar em qualquer situação.

Como tirar a CNH Digital de graça?

1- Efetuar o cadastro Portal de Serviços do DENATRAN;

2- Criar um login e senha

3- Ativar a conta através do link enviado para o e-mail cadastrado;

4- Caso seja solicitado o certificado digital, deverá ser encaminhado um e-mail para [email protected], informando o mesmo número de telefone celular, com DDD 27 ou 28, e o endereço de e-mail cadastrados no portal e uma cópia anexa da última CNH impressa. O Detran|ES atualizará os dados para que o cadastro seja finalizado;

5- Instalar o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” no seu smartphone;

6- Inserir as informações solicitadas pelo próprio aplicativo e gerar a “Chave de Acesso” com 4 dígitos (PIN);

7- Adicionar a CNH Digital no aplicativo.

Clique aqui veja o tutorial disponibilizado com as informações detalhadas e o passo a passo para a ativação da CNH Digital, informou o Simões Filho ON.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *