Na tarde desta sexta-feira (15), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, a Rede Nacional de Religiões Afro Brasileiras em Saúde/RENAFRO Núcleo Ilhéus, Fórum Baiano de Ongs, Redes e Movimentos de Luta contra a Aids, Hepatites Virais e HTLV/FOBONG, Grupo Afro Cultural Danados do Reggae, Associação Mais Você, Departamento de Atenção Básica e Centro de Referência em IST, Aids e Hepatites Virais reuniram-se para traçar estratégias de promoção à saúde e prevenção combinada para a população residente do Distrito de Banco do Pedro.
Na ocasião, foi acordado que dia 11 e 12 de abril serão os dias onde terão palestras e rodas de conversa sobre temáticas alusivas ao Programa Saúde na Escola/PSE, entre elas: gravidez na adolescência, diversidade sexual e de gênero, direitos humanos, intolerância religiosa e racismo institucional, onde o suporte virá do Núcleo de Atenção a Saúde da Família/NASF.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Também será ofertado testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatite B e C, além de imunização para HPV e Hepatite B. Uiara Soub, coordenadora do programa municipal salientou que todos os esforços serão sempre em prol da redução de uma saúde medicamentosa e que a população precisa ser sempre o alvo principal no que tange uma saúde com qualidade e garantia de acesso a serviços básicos.
Toda a conjuntura dos debates seguiram na linha do cuidado, pensando sempre em levar informação para cidadãos e cidadãs com implementação da política de saúde equânime e integral como está preconizada no SUS. Uma pena que a secretaria municipal da educação mais uma vez não deu importância aos convites feitos para estarem nas discussões que perpassam a intersetorialidade, pois entendemos que esta pasta é tão quanto necessária está articulada para fortalecimento do PSE junto aos diversos setores, comentou um dos coordenadores do FOBONG Jurandyr Telles.
Porém, outros atores estarão sendo envolvidos no processo de construção para dirimir os altos índices das IST’s, Aids e Hepatites Virais que assolam o municipio, afirmou o Tata Ykatamba, que cederá o espaço do Abassá de Leuá Tumbensi Bisneto as atividades, situado á Banco do Pedro, Rua Nova Brasília, 17 pois a mais de 6 (seis) anos o posto de saúde não funciona naquela localidade e também não tem previsão de ser reaberto.
No mais, agradecer aos presentes Waldemir Borges que sempre se mostrou atento as micropolíticas com populações específicas, Ratinho Menezes com suas ideias de descentralização e Jailma Cunha na sua grandiosa solidariedade e humanização, afirma Jurandyr Telles.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.