vacinacao
Foto: Gidelzo Silva

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde (Sesau) está convocando pais e responsáveis de estudantes já matriculados na rede municipal de ensino à comparecerem às salas de vacinas do município para atualização da carteira/cartão de vacinação de crianças e adolescente. De acordo com nota técnica emitida pelo governo estadual, a ausência da declaração não impossibilita a matrícula ou rematrícula. Contudo, os pais ou responsáveis têm que regularizar a situação em um prazo máximo de 30 dias.

Se isso não ocorrer, a escola é obrigada por lei a comunicar a situação ao Conselho Tutelar para providências cabíveis. Em até 60 dias da notificação aos pais, mães e ou responsáveis, as unidades escolares deverão emitir uma lista nominal das crianças e adolescentes em situação vacinal irregular. A ação, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) atende cumprimento da Nota Técnica Nº 02/2019 e a Portaria Conjunta Nº 1 de agosto de 2018, divulgada pelas secretarias da Saúde e de Educação do Estado da Bahia (SESAB/SEC).

Ainda segundo a portaria, a imunização “Pais ou responsáveis que notarem alguma irregularidade na vacinação, deverão procurar as unidades de saúde indicadas pelo município. São consideradas atualizadas, todas as carteiras que estiverem com a data atualizada e assinatura da vacinadora nas últimas páginas. A vacinação é a mais importante forma de proteger a população de doenças infectocontagiosas, preveníveis por vacina”, diz a nota reforçada pela Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, e Diretoria de Vigilância Epidemiológica.

Por sua vez, a coordenadora do Programa Saúde da Criança, Isnalia Landi Matos ressalta que as instituições de ensino têm um importante papel na disseminação de informações de promoção a saúde. Ela salienta ainda que “é obrigatório a apresentação da carteira de vacina de crianças e adolescentes de até dezoito anos de idade, em creches e unidades escolares. Mesmo preocupados com as baixas coberturas nesse público, temos buscado estratégias para ampliar a cobertura vacinal da nossa população”.

Risco potencial – As vacinas ofertadas pelo Programa Nacional de Imunização (PNI) estão à disposição nas salas de vacinas do município, permitindo o acesso de crianças, adolescentes, adultos e idosos. Entretanto, apesar dos esforços e conquistas, atualmente há risco potencial de reintrodução no Brasil de doenças imunoprevencíveis já eliminadas ou em fase de eliminação, em decorrência de um expressivo contingente populacional que não está com situação vacinal em dia, embora reconheça-se a importância da imunização para prevenção de doenças.

Relação das salas de vacinas ativas no município de Ilhéus:

Módulo Sul

·         ESF Nossa Senhora da Vitória 1, 2 e 3: de segunda à sexta-feira, das 7 às 12h e das 13 às 16h.

·         ESF Ilhéus 2: de segunda à sexta-feira, das 13 às 16h.

·         UBS Nelson Costa: de terça à sexta-feira, das 7 às 15h.

·         UBS Olivença: de segunda à sexta-feira, das 7 às 15h.

·         UBS Hernani Sá: de segunda à sexta-feira, das 7 às 22h

Módulo Centro

·         UBS Conquista: de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h

·         CAE III: de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h

Módulo Norte

·         UBS Sarah Kubitschek/CSU: de segunda à sexta-feira, das 7 às 12h

Módulo Oeste

·         UBS Euler Ázaro: de segunda à sexta-feira, das 7 às 17h

·         Vila Cachoeira: uma vez na semana

·         Banco da Vitória: de segunda à sexta-feira, das 7 às 12h

·         Salobrinho:  de terça à quinta-feira, das 7 às 12h

·         Morada do Porto: segunda-feira pela manhã

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *