O Grupo Gestor do Território Litoral Sul – composto por entidades e e movimentos sociais que discutem questões referentes ao território – se reuniu nesta segunda-feira (25), na sede da Associação dos Municípios da Região Cacaueira (AMURC), em Itabuna, para discutir as propostas que serão validadas na Escuta do Plano Plurianual Participativo (PPA-P). O documento deverá ser elaborado com participação direta da sociedade, que poderá contribuir com o planejamento estratégico do Estado.
Das 48 propostas discutidas com os membros do Grupo, entre eles o Instituto Nossa Ilhéus, apenas duas não foram aprovadas. Esta reunião foi parte de uma etapa para a Escuta do Território’, que será realizada pela Secretaria de Planejamento do Estado (SEPLAN), dia 26 de março, quando a população votará nas 30 propostas finais e escolherá as cinco prioritárias, a serem contempladas no Plano Plurianual Participativo PPA-P 2020 – 2023 do Governo do Estado. O evento acontecerá nos períodos da manhã e da tarde, no Colégio Modelo, em Itabuna. A ampla participação dos diversos setores é importante para validar proposições que representem os interesses do território, composto por 26 municípios.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Conheça as propostas
O grupo observou que 35% das propostas do Território Litoral Sul para o PPA-P 2016-2019 foram executadas pelo governo estadual, na íntegra ou parcialmente.
Assim, 25 proposições do Plano anterior continuam valendo, algumas com nova redação, entre elas: criar a Região Metropolitana do Sul da Bahia, com investimentos para além do eixo Itabuna-Ilhéus, a partir de amplo diálogo com todos os segmentos e população em geral; recuperar e ampliar o aeroporto de Canavieiras, e a construção do aeroporto internacional do Território Litoral Sul.
Outras 17 novas propostas foram incluídas, entre elas: ampliar a prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural – ATER e ações de defesa agropecuária do Território, garantindo a contratação do quadro técnico; fomentar a cadeia produtiva madeireira com espécies florestais nativas; implantar ciclofaixas na BA-001 (Itacaré-Canavieiras); garantir a reforma e reabertura do Centro de Cultura Adonias Filho; garantir o funcionamento de DEAM´s em locais de acesso do transporte público e outros serviços como preconiza a Lei 11340 – Maria da Penha; e implementar Práticas Integrativas e Complementares de Saúde – PÍCS do SUS na Rede de atendimento básico, garantindo a formação de terapeutas e agentes de saúde na Rede de ensino técnico e superior. Acesse todas as propostas aqui: http://twixar.me/DCC3
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.