Cinco tartarugas foram encontradas mortas em praias das cidades de Ilhéus e Una, no sul da Bahia, nesta quarta-feira (6).
De acordo com informações do Projeto Amar, que monitora os animais na região, a suspeita é de que os animais tenham se afogado, após ficarem presos em redes de pesca.
Conforme o Projeto, as tartarugas precisam subir até a superfície para respirar a cada 40 minutos, e, quando elas não conseguem fazer isso, acabam se afogando.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Em Ilhéus, foram encontrados quatro dos cinco animais. O outro foi achado em Una. As tartarugas são da espécie pente, cabeçuda, oliva e verde.
Segundo o Projeto Amar, quatro animais eram adultas e o outro era uma juvenil. Todos estavam em período de reprodução.
Representantes do Projeto Amar estiveram nos locais e colheram amostras das tartarugas para estudo.
A remoção fica a cargo da prefeitura, segundo o Projeto. O G1 tentou falar com as prefeituras das cidades, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.
Ainda de acordo com o Projeto, só neste ano 25 tartarugas foram encontradas mortas no estado. A maioria delas afogadas por conta das redes de pesca, ou por ingestão de lixo, informações do G1.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.