2° Reunião das ONGs de Ilhéus no combate das IST’s, HIV/Aids, Sífilis, Hepatite Virais e Tuberculose

2° Reunião das ONGs de Ilhéus no combate das IST's, HIV/Aids, Sífilis, Hepatite Virais e Tuberculose 1

Na tarde da última sexta-feira, 15 de fevereiro na sede da Rede Nacional de Religiões Afro Brasileira em Saúde (RENAFRO), situada no Parque Infantil, o Grupo Afro Danados do Reggae, Ong Mais Você, Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros (FONATRANS), Movimento Nacional de Cidadãs Positivas Núcleo Ilhéus, Fórum Baiano de Ongs, Redes e Movimentos de luta contra às IST’S, Aids, Hepatites Virais e HTLV (FOBONG), Serviço de Atenção Especializada e a Vigilância em Saúde para traçarem metas de combate a sífilis congênita e adquirida no município, além de aumentar a cobertura vacinal para o HPV e a Hepatite B.

Foram discutidas estratégias conjuntas em função das populações prioritárias para dirimir esta infecção que assola o município e região do cacau no território litoral sul. Uma agenda propositiva foi construída para o aumento da testagem rápida da sífilis, assim como também para as hepatites virais e HIV em consonância da retaguarda do serviço no município.

Foram feitas propostas palpáveis na articulação com as ongs locais, assim como o compromisso e apoio total do Secretário Municipal da Saúde, o Sr. Geraldo Magela que está a procura de um espaço para mudança urgente do CTA/SAE municipal por questões inadmissíveis de permanecer onde se encontra, totalmente sucateado e infringindo principalmente a saúde do trabalhador.

Gleidson Souza, diretor da Vigilância em Saúde, mais uma vez, implementou sobre realizarmos ações itinerantes para atendermos a todas as localidades, principalmente as de difícil acesso. Uiara Soub, coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids e HV aproveitou o ensejo e informou sobre o seminário que está sendo organizado/articulado para o manejo clínico. Houve uma avaliação sobre ações acontecidas anteriormente, que tornou-se como calendário obrigatório após cada atividade realizada. Acordou-se sobre o compromisso em massificar as articulações para a participação nas pré-conferências territoriais de saúde que aconterá até abril para dos usuários do serviço em cada bairro da cidade. Serão convidados (as) a fazerem parte do grupo, as Secretarias da Educação e Desenvolvimento Social, Atenção Básica e a o Conselho Municipal de Saúde, que são de políticas transversalizadoras, assim implementaremos o Programa de Saúde na Escola.

Na oportunidade, Silvandira Caldeira, coordenadora da RENAFRO informou sobre o 3° Encontro Municipal Mulheres de Axé que acontecerá nos dias 15 e 16 de março no terceiro Sultão das Matas de Mãe Carmosina, que este ano será a homenageada. Ao final, por volta das 17:15 foi servido um delicioso coffee break para os presentes.

2 respostas a 2° Reunião das ONGs de Ilhéus no combate das IST’s, HIV/Aids, Sífilis, Hepatite Virais e Tuberculose

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *