O prefeito de Brumadinho (MG), Avimar de Melo Barcelos (PV), conhecido como Nenen da Asa, estava em Porto Seguro, de férias com a esposa e três filhos, no início da tarde desta sexta-feira (25) quando soube da tragédia da sua cidade, aonde se romperam três barragens de rejeitos de minérios na Mina Feijão que pertence a Companhia Vale.
Ele foi encontrado pela reportagem da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Globo em Itabuna. O prefeito estava hospedado no Hotel Safira, localizado na praia de Taperapuan, na orla norte da cidade, com a mulher e três filhos.
As férias, que terminariam na próxima terça-feira, foram antecipadas. A família vai regressar à Brumadinho neste sábado, 26. Ele disse que não encontrou passagens para esta sexta-feira.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
“A informação tanto do Corpo de Bombeiros quanto da Defesa Civil é que encontraram sete, mas a todo momento estão encontrando mais corpos, então a gente não tem como aproximar isso”, disse o prefeito Avimar de Melo.
Ele confirmou números citados pelo presidente da Vale, Fabio Schvartsman, de que mais de 100 das 300 pessoas inicialmente consideradas desaparecidas já foram encontradas. “O que a gente tem certeza é que ainda são 150 desaparecidos. O montante de 300 funcionários [que estavam no local no momento da ruptura da barreira] não é só da Vale, é das empresas terceirizadas também”, acrescentou.
O prefeito explicou que a cidade está toda mobilizada desde cedo para atender as vítimas e encontrar os sobreviventes. Ele também destacou que a população tem recebido solidariedade e apoio de várias autoridades do governo federal e prefeitos de cidades vizinhas.
“Nós contando agora é para ter um apoio rápido e breve para salvar as vidas. Neste momento é tentar resgatar o máximo possível de vidas e dar tranquilidade às famílias.”
“A quadra de um ginásio da cidade foi aberta para abrigar pessoas que perderam suas casas e também para receber mantimentos, água e roupas. Já o prédio da faculdade Asas de Brumadinho foi aberto para atender aos feridos fazendo uma triagem e encaminhar para Betim ou Belo Horizonte, além de funcionar como um ponto de apoio das autoridades para definir ações relacionadas à tragédia”. Detalhou.
O prefeito também demonstrou preocupação com as pessoas que residem na parte mais baixa da cidade. “A ordem é evacuar a população ribeirinha porque a lama, que agora está estagnada, pode voltar a se movimentar”.
Disse ele que espera, ainda neste sábado, tomar conhecimento de toda a dimensão da tragédia, do número total de vítimas e da extensão atingida pela lama.
Os técnicos estão buscando o local exato do rompimento e avaliando a extensão do desastre.
Na entrevista exibida pela GloboNews e pelo Jornal da Globo o prefeito estava apreensivo. Ele confirmou que “até agora sete corpos foram encontrados após o rompimento das barragens da Vale na Mina Feijão”. A cidade fica na região metropolitana de Belo Horizonte.” Por volta das 20:45h desta sexta-feira (25) o Corpo de Bombeiros confirmou que há 150 desaparecidos.
*Texto com reprodução do blog da Rose Marie
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.