:: Colunistas
::Publicidade

Paraibana coordenará grupo de trabalho em Congresso da Sociedade Brasileira de Economia em Ilhéus

Paraibana coordenará grupo de trabalho em Congresso da Sociedade Brasileira de Economia em Ilhéus 1

A conselheira titular do Conselho Regional de Economia da Paraíba e professora da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Márcia Cristina Silva Paixão, coordenará um dos 13 grupos de trabalho do 57º Congresso da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober). O evento, cujo tema este ano é “Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento”, ocorrerá de 21 a 25 de julho na cidade de Ilhéus-BA.

Márcia Paixão será titular do GT4, que tratará sobre “Questão ambiental, agroecologia e sustentabilidade”. Os debates irão contemplar estudos e pesquisas voltadas aos impactos socioambientais da atividade agropecuária, envolvendo tópicos como desenvolvimento sustentável, políticas públicas para o meio-ambiente, pagamento por serviços ambientais, sustentabilidade da agricultura, entre outros. O GT4 tem como foco também a cadeia produtiva da agroenergia e dos biocombustíveis.

Professora adjunta do Departamento de Economia da UFPB, Márcia Paixão tem doutorado em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Com sua tese de doutorado sobre investimento estrangeiro direto no nordeste brasileiro obteve a segunda colocação do Prêmio Celso Furtado de Desenvolvimento Regional 2014, concedido pelo Ministério da Integração Nacional.

Vasta experiência

Possui, ainda, vários artigos publicados em anais de eventos sobre Economia, algumas publicações em revistas nacionais e uma internacional. Na pesquisa, atua nas áreas de Economia Internacional e Economia do Meio Ambiente, com ênfase nos temas comércio exterior, investimento estrangeiro direto, integração regional, energias renováveis, desenvolvimento sustentável e política ambiental.

É líder criadora do GEMA/UFPB – Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia do Meio Ambiente, formado em 2016. Desde 2014, é pesquisadora do CEEMA/UnB – Centro de Estudos em Economia, Meio Ambiente e Agricultura. No período 2016-2017, com apoio financeiro do PIBIC/UFPB, realizou pesquisa voltada para o investimento estrangeiro direto em estados nordestinos.

Nos anos de 2015 e 2016, colaborou com dois projetos enfocando as dimensões ambiental e institucional do desenvolvimento sustentável na gestão pública de municípios paraibanos. Em 2015, foi organizadora da 53ª edição do Congresso Nacional da Sober e, no ano seguinte, começou a atuar como componente da Comissão Científica do evento, informou o Paraíba Total.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Life Saúde
Life Saúde
::Publicidade