Ministro anuncia a concessão de fiol, ferrovia que liga Caetité ao porto de Ilhéus

Em um vídeo publicado em suas redes sociais, o ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas anunciou o que chamou de “retomada do transporte ferroviário” com a concessão de três novas ferrovias. Entre elas está a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), uma linha de integração entre Caetité e Ilhéus para março. “Com essas ações, a participação do modo ferroviário na matriz de transporte deve dobrar até 2025”, afirmou o ministro.

Em março também será lançada a licitação de outras duas linhas, uma férrea que pretende ligar Porto Nacional, Tocantins, a Estrela d’ Oeste, São Paulo -com a intenção de conectar o Porto Itaqui, no Maranhão, ao Porto de Santos e a licitação da Ferrogrão, que beneficia o agronegócio do Mato Grosso. As concessões foram prometidas entre 2019 e o início de 2020.

O ministro Tarcísio Gomes prometeu também, entre 2019 e o início de 2020, que as outorgas geradas pela prorrogação dos contratos serão usadas para a construção de novos trechos. De acordo com o jornal Folha de S.Paulo, a primeira estrada de ferro a ser construída nesse sistema vai ligar Água Boa, Mato Grosso, a Campinorte, Goiás, informou o BN.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2019/01/ministro-anuncia-a-concessao-de-fiol-ferrovia-que-liga-caetite-ao-porto-de-ilheus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.