Falta de transparência no governo de Ilhéus faz cidade cair na escala da CGU, aponta pesquisa

Falta de transparência no governo de Ilhéus faz cidade cair na escala da CGU, aponta pesquisa 1

Foto: Clodoaldo

O município de Ilhéus, caiu no ranking nacional da “Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360°”. A pesquisa realizada e divulgada pela Controladoria-Geral da União (CGU), órgão do Governo Federal.

Após dois anos do atual governo, o município caiu para a 174º posição do Ranking, com nota 7,9, numa avaliação de 665 municípios pesquisados. A pesquisa da CGU foi realizada entre julho e novembro de 2018. Só para registro, em 2016, atingiu a nota 8.7, em uma outra pesquisa do projeto Ranking Nacional da Transparência, realizada pelo MPF.

Falta de transparência no governo de Ilhéus faz cidade cair na escala da CGU, aponta pesquisa 2

Escala Brasil Transparente (EBT) – Avaliação 360° – 2018

O levantamento da CGU analisou os portais da transparência de 665 municípios, onde são colocados dados sobre receitas e despesas, licitações e contratos, estrutura administrativa, obras públicas, lista de servidores, entre outros.

Na Bahia, Vitória da Conquista é o município com melhor desempenho, ocupando a 4ª posição do Ranking Nacional. A cidade baiana com pior desempenho é Santo Estevão, com a posição 662º.

Camaçari, Candeias e Dias D´ávila ocupam, as posições 580º, 614º e 619º, respectivamente.

METODOLOGIA

Para avaliação da Transparência Passiva, foi verificada a existência de canais de atendimento ao cidadão (SIC ou similar) e de um sistema, formulário eletrônico ou e-mail para envio de pedidos de acesso a informações públicas. Também entrou na avaliação a possibilidade de acompanhar o trâmite das demandas via LAI e a análise das respostas recebidas (prazo, conformidade e opção de recurso). Para isso, foram feitas três solicitações, por usuários diferentes (não identificados como funcionários da CGU). O objeto dos pedidos foi pré-definido e o mesmo direcionado a cada município e/ou estado.

Em relação à Transparência Ativa – que se refere à publicação de informações públicas na internet de maneira espontânea (proativa) – a CGU verificou, primeiramente, a existência de sites oficiais e de portais de transparência dos entes. Em caso positivo, os avaliadores buscaram dados previstos como obrigatórias pela LAI e outras legislações.

2 respostas a Falta de transparência no governo de Ilhéus faz cidade cair na escala da CGU, aponta pesquisa

  • Suzi Leal Rodrigues disse:

    Na verdade, Ilhéus nunca pontuou no ranking da CGU porque as demais gestões não fizeram a adesão ao EBT .
    Nesta gestão, estamos dando os primeiros passos para que obtenhamos êxito e as mudanças substanciais na área da Transparência podem ser observadas no site oficial da Prefeitura em TRANS PARÊNCIA.Novos decretos foram publicados estabelecendo o Serviço de Informação ao Cidadão_SIC e a Ouvidoria Geral do Município.A adesão ao e-Ouv foi feita, além de um novo Portal da Transparência e Acesso a Informação que está em andamento em novo layout mais adequado à Lei.
    Enfim, o sucesso se dá a cada passo e os passos estão finalmente sendo dados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anúncio
Técnico em informática em Ilhéus

Técnico em informática em Ilhéus

Life Saúde
Life Saúde
Publicidade