O Baianão 2019 terá árbitro de vídeo e jogos pela manhã. Os detalhes da competição foram definidos pela diretoria da Federação Bahiana de Futebol durante uma reunião. No encontro foi definida a forma de disputa do campeonato. Com 13 datas disponibilizadas pela CBF, a fórmula foi escolhida por unanimidade entre os presentes.
Bahia, Vitória, Juazeirense, Fluminense de Feira, Jacobina, Jacuipense, Vitória da Conquista, Bahia de Feira, Jequié e Alagoinhas compõem o mesmo grupo, de número 1, na fase de classificação. Com pontos corridos, as equipes se enfrentarão no sistema de jogos apenas de ida, classificando-se para a semifinal as quatro primeiras colocadas.
Na semifinal, os quatro times classificados formarão dois novos grupos. No grupo 2 ficarão o 1º colocado e o 4º colocado da primeira fase. O grupo 3 terá o 2º e 3º colocados. Eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta. Os mandos de campo dos jogos de volta serão das equipes melhores colocadas na primeira fase. Havendo empate em número de pontos ganhos e saldo de gols, as vagas na final serão decididas nos pênaltis.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Bahia de Feira, Jequié, Vitória da Conquista e Fluminense de Feira solicitaram que, aos domingos, quando não sejam transmitidas pela TV, suas partidas como mandante aconteçam pela manhã, às 10h.
TECNOLOGIA
O VAR será utilizado nos dois jogos da final da competição. No campeonato que marca a estreia do uso da tecnologia em competições baianas, ainda não será possível utilizá-lo em mais jogos pela necessidade de estruturação de algumas praças esportivas do estado para receberem os equipamentos.
Alguns clubes parabenizaram as transmissões de jogos da TV FBF e solicitaram que seus jogos, quando não transmitidos pela TV aberta ou Pay-per-view, sejam transmitidos no canal oficial da FBF. A entidade promete discutir o assunto com a TV detentora dos direitos de transmissão do campeonato.
CLASSIFICAÇÕES
Para a Série D do Brasileirão 2020, haverá uma novidade na definição das vagas. Por maioria de votos, os clubes decidiram destinar uma das três vagas para o campeão da Copa Governador do Estado, ou outra competição que venha substituí-la na próxima temporada.
Para o Baianão ficarão as duas demais vagas, que serão dos clubes melhores colocados, desde que não sejam integrantes de outras séries do Campeonato Brasileiro. Apenas uma equipe será rebaixada para a Série B do Baianão 2020. Será ela a última colocada na primeira fase do Baianão 2019.
Terá direito à primeira vaga para a Copa do Nordeste 2020 o clube campeão do Baianão 2019. A segunda vaga, de acordo com definição da CBF, Federações e clubes, em reunião no dia 14 de fevereiro de 2017, será da associação melhor classificada no ranking nacional de clubes divulgado pela entidade nacional no final da temporada 2019.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.