O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) aguarda autorização ministerial para poder lançar seu novo concurso. A esperar por um aval ministerial já dura alguns anos, uma vez que desde 2014 existem pedidos de mais de mil vagas sendo encaminhados à pasta.
No ano de 2017 a proposta encaminhada teve um número de vagas bastante inferior ao dos pedidos anteriores (um deles chegou a ser de 1.497 vagas). Foram solicitadas apenas 367 oportunidades, para que pudessem ser contemplados, pelo menos, os setores de maior carência de pessoal.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Ao todo, seriam 18 vagas para Técnico Administrativo, 114 para Analista em Infraestrutura de Transportes, 119 para Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes e 116 para Analista Administrativo. Se o concurso for aberto futuramente (2018 ou 2019), poderão participar candidatos de níveis médio e superior.
O órgão tem necessidade de suprir suas carências de pessoal em praticamente todas as regiões do país. Além disso, o DNIT está impedido de realizar contratações de mão de obra terceirizada para algumas funções de apoio. Tudo isso pode contribuir para que a esperança de reestruturação do quadro de pessoal aconteça a partir de 2018.
Mas o fato é que nos dois últimos anos o governo federal não tem sinalizado positivamente para a maioria das solicitações dos órgãos federais. O único alento para os candidatos no momento é continuar com esperança e manter a rotina de estudos.Como já se sabe, os quatro principais cargos com promessa de concurso futuro no DNIT serão: Técnico de Suporte à Infraestrutura de Transportes, Técnico Administrativo, Analista Administrativo e Analista em Infraestrutura de Transportes, postos que podem proporcionar remuneração inicial entre R$ 4.330 e R$ 9.645.
Na última seleção externa, conduzida pela ESAF, foram ofertadas 1.200 vagas, distribuídas para os mesmos cargos mencionados, nos seguintes quantitativos:
– Analista em Infraestrutura de Transportes – 179 vagas para graduados em qualquer área, sendo alguns postos somente para Engenheiros Civis;
– Analista Administrativo – 110 vagas para superior em qualquer área, mas algumas para formados em Ciências Contábeis e Informática;
– Técnico de Suporte em Infraestrutura de Transportes e Técnico Administrativo -911 vagas para o nível médio completo, sendo algumas específicas para técnicos de laboratório e em topografia.
Os candidatos passarão por Provas Objetivas (1 e 2) e Prova Discursiva (3).
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.