Os agentes de trânsito do município de Ilhéus terão um novo fardamento a partir do dia 1º de novembro. Os uniformes foram apresentados durante a solenidade de assinatura do termo de cooperação técnica entre o Município e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na última quinta-feira (4), para a abertura da Escola Pública de Trânsito de Ilhéus (Eptran). Esse padrão foi instituído pela Convenção de Viena, da qual o Brasil é signatário, que unifica todas as sinalizações de trânsito no mundo.
Os fardamentos dos agentes de trânsito estão sendo atualizados em todo o Brasil, e Ilhéus está entre os dez municípios da Bahia a aderir à regra e o primeiro a instituir o auxílio fardamento. O decreto 094/2018, que regulamenta a Lei 3.951 de 27 de julho de 2018, foi assinado pelo prefeito Mário Alexandre, em julho deste ano. Define a formação, descrição e aquisição de fardamento e Epi’s, disciplina o uso dos uniformes e o direcionamento dos recursos arrecadados pelo setor.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O diretor de Transporte e Trânsito de Ilhéus, Gilson Nascimento, destaca o benefício da parceria entre o Detran e a Prefeitura. “Com a licitação que estava em curso, ficaria um custo de 450 mil reais com todos os equipamentos. Com o auxílio fardamento, este custo foi reduzido para cerca de 140 mil reais. Hoje é uma realidade o equipamento completo, com capacete, capa de chuva e todos os equipamentos de segurança necessários para o exercício da atividade”, declara.
Além dos benefícios para os agentes de transito, o novo fardamento também traz melhorias para a população, como explica o presidente do Sindicato dos Agentes de Trânsito da Bahia (Sindatran), Valério Bomfim. “Essa mudança também beneficia o condutor e os usuários das vias. Assim como já ocorre em outros lugares do Brasil, com as cores amarela e preta dos novos uniformes, os agentes ganham identidade visual própria”.
O agente de trânsito Assis Araújo, também está satisfeito com a troca. “Isso vai facilitar nosso trabalho, porque além de sermos identificados rapidamente, o fardamento de qualidade eleva a nossa autoestima, é mais fresco e seguro”.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.