Será nos dias 17 e 18 de agosto, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, em Ilhéus, o III Simpósio Multidisciplinar em Saúde, promovido pela Faculdade Madre Thais (FMT). O evento tem como tema “Terapias integrativas e complementares em saúde”.

De acordo com a professora e fisioterapeuta Karla Gresik coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Madre Thaís, o tema central do Simpósio é de fundamental importância, porque trata sobre um assunto atual. Em março desde ano o Ministério da Saúde incluiu dez novas práticas de Terapias Integrativas e Complementares no rol de procedimentos efetuados pelo SUS. O Simpósio estará abordando boa parte dessas terapias integrativas”, informou a professora.

Somam-se 29 os procedimentos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais oferecidos pelo sistema público de saúde. As práticas são investimentos em promoção de saúde, para que as pessoas não fiquem doentes, e evitem que os problemas delas se agravem, o que gera custos para o sistema e tira qualidade de vida do cidadão.

Já eram oferecidos pelo SUS os tratamentos de acupuntura, homeopatia, fitoterapia, antroposofia e termalismo. No ano passado, foram incluídas 14 práticas: arteterapia, ayurveda, biodança, dança circular, meditação, musicoterapia, naturoterapia, osteopatia, quiropraxia, reflexoterapia, reiki, shantala, terapia comunitária integrativa e ioga. Agora, somam-se à lista a apiterapia, aromaterapia, bioenergética, constelação familiar, cromoterapia, geoterapia, hipnoterapia, imposição de mãos, ozonioterapia e terapia de florais.

A programação do Simpósio inclui palestras, mesa redonda, minicursos e oficinas. As discussões vão estar focada nas políticas públicas e integrativas no SUS, entretanto o Simpósio vai tratar de vários outros temas da atualidade.

Fonte: Jonildo Glória

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *