A partir desta segunda-feira (27), começou a ser disponibilizada a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), popularmente conhecido como “documento do carro”. Até o momento, a liberação só ocorreu no Distrito Federal, mas os Detrans do resto do país também devem adotar esta nova versão até 31 de dezembro deste ano.
Com o mesmo valor do documento impresso (que segue sendo obrigatório), o CRLVe é o segundo documento a integrar a Carteira Digital de Trânsito, o aplicativo da CNH digital com um novo nome. O documento também conta com QR code e as mesmas informações do original impresso, e através do próprio aplicativo, é possível emitir um PDF com assinatura digital, caso seja necessária uma cópia impressa do documento.
Uma boa notícia é que se você divide seu veículo com outras pessoas, elas também poderão ter o CRLVe instalado em seus celulares. Da mesma forma, se você tem mais de um carro, pode incluir o documento de cada automóvel no mesmo aplicativo.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.