Baiano lança livro de contos Café Molotov nesta terça-feira (28), no Icba, das 18h às 21h
“Ninguém está preparado para o momento em que se passa a desejar outra pessoa”. E é justamente sobre o processo que envolve esse sentimento – o desejo – que o baiano Marcus Vinícius Rodrigues, 50 anos, se debruça.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
O escritor lança nesta terça-feira (28) seu oitavo livro, Café Molotov, que reúne dez contos homoeróticos, com personagens LGBTs. “Se tratam de relatos que põem no centro o erotismo das relações, os jogos do prazer, o desejo, que interrompe e desestabiliza, seja porque divergente da normal, seja porque é de sua própria natureza abalar o ser desejante”, resume.
Na obra, retrata o momento em que o desejo surge, desde adolescência até a fase adulta. “Todos os contos têm uma surpresa no final. É um tema que não deveria ser considerado tabu. Se, por acaso, as pessoas aprenderem a respeitar uns aos outros ao ler está ótimo”, pontua.
Nas histórias, que foram escritas ao longo de 15 anos, Rodrigues retrata, também, o preconceito e a violência que rondam o gays. “Amar alguém do mesmo sexo é perigoso neste país cada vez mais intolerante. Há a violência da intolerância, mas há, também, o risco de perder-se no outro”, afirma.
Seus contos não se debruçam especificamente sobre o preconceito sofrido pelos LGBTs. Mesmo assim, o baiano acredita que publicar um livro abordando essa temática é uma forma de resistência. “Os contos, por si só, são histórias. Mas o ato de publicá-los, dessa maneira, diante dessa onda conservadora que o país vive, mexe com algo: é resistência. Quero incomodar. Estou publicando porque tenho medo que, mais adiante, as coisas fiquem muito piores e que a censura volte a ser institucionalizada”.
Natural de Ilhéus, Marcus Vinícius mora em Salvador e publicou, entre outros, os livros A Eternidade da Maçã (2016), vencedor do Prêmio Nacional da Academia de Letras da Bahia de 2016; Arquivos de Um Corpo em Viagem (2015). Seu conto A omoplata, presente no livro Café Molotov, venceu o Concurso Nacional de Contos Newton Sampaio, edição 2009.
Serviço
O quê: Lançamento do livro Café Molotov (R$42)
Quando: Terça-feira (28), das 18h às 21h
Onde: Biblioteca do Icba/Goethe-Institut, no Corredor da Vitória – Salvador/BA
Do: Correio
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.