O artista Diogo Maroja leva espetáculo de magia cômica para seis estados, e chega em Ilhéus em julho

O artista circense Diogo Maroja estreia o espetáculo Mágica nos Tró­picos, em Goiânia, e segue em turnê por outros cinco estados brasileiros. Premiado pelo Ministério da Cultu­ra, por meio do Programa Bolsa Fu­narte Residência em Artes Cênicas, ele inicia a circulação no dia 28 de junho (quinta), às 15 horas, no Cir­co Lahetô. Entrada franca.

Antes de seguir para Santa Cata­rina, Bahia, São Paulo, Pernambu­co e Rio de Janeiro, o Mágico Maro­ja tem uma segunda performance programada na capital goiana, no dia 30 de junho (sábado), às 18h30, no Parque Flamboyant. Em cada um dos estados, ele também reali­zará uma oficina de introdução às artes mágicas. (veja abaixo agenda completa da turnê).

Com direção de Felipe Thiago Teixeira, Mágica nos Trópicos reú­ne diferentes modalidades do ilu­sionismo, como a prestigitação, o mentalismo, o escapismo, os efei­tos de produção de objetos, os equi­pamentos mágicos. Além da de­monstração de técnicas diversas, o mágico também promete “impres­sionantes números de risco”.

Diogo Maroja vem se especiali­zando em magia cômica e, apoia­do pela Funarte, manteve contato com mestres circenses Brasil afora. Ele conta que o produto deste traba­lho de formação é o novo espetácu­lo, que resgata o formato itinerante e tradicional da transmissão de co­nhecimentos da mágica.

“Além de impressionar o público, Mágica nos Trópicos deseja lembrar o enorme poder da magia existen­te no coração de cada ser humano, que é a capacidade de transmutar a realidade e realizar os sonhos e de­sejos para além das limitações da lógica e da racionalidade”, ressalta.

A trajetória do artista se iniciou, há cinco anos, com a montagem de Moleza Leveza na Terra das Ilu­sões, com direção de Manoel de Je­sus (Palhaço Sapequinha). Nesta ex­periência inicial na pele do Palhaço Moleza, ele viajou por nove municí­pios goianos, ampliando sua vivên­cia como mágico, que agora se apre­senta em outras regiões brasileiras.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA

O novo espetáculo foi sendo concebido no contato com gran­des mestres da arte circense, em 2017. No Rio de Janeiro, o projeto de aperfeiçoamento foi conduzido por Felipe Thiago Teixeira (Mági­co Rossini). Organizador de diver­sos encontros, convenções e fes­tivais na área da mágica, Rossini é um dos mais respeitados mágicos da cena brasileira, mantendo viva a tradição do ilusionismo por meio do compartilhamento dos saberes herdados de sua família. Atualmen­te, coordena o Centro Cultural das Artes Mágicas (Cecam), também si­tuado no Rio de Janeiro, que se de­dica à formação de novos mágicos.

Na Bahia, manteve contato com o peruano Jhonatan Ocampo, re­presentante da forte influência dos artistas latino-americanos na cena cultural brasileira. Artista autodi­data natural de Lima, atualmen­te radicado no Brasil, Jhonatan se dedica, há quase 10 anos, a apre­sentações de mágica pelas ruas, parques, praças e ônibus no Bra­sil, Peru, Bolívia, Equador, Colôm­bia. Neste período, ministrou au­las no Centro Cultural Kinti Wasi, no Equador, por dois anos.

Em Alagoas, Teófanes da Silvei­ra (Palhaço Biribinha) coordenou o processo de transmissão dos co­nhecimentos mágicos, compar­tilhando com Maroja os saberes herdados em seus 60 anos de car­reira. “Biribinha é um dos mais res­peitados ícones da cena circense brasileira, um patrimônio vivo da memória e tradição circenses”, co­menta o artista goiano.

CIRCUITO NACIONAL: 28 DE JUNHO A 9 DE SETEMBRO DE 2018

AGENDA DE PERFORMANCE: ESPETÁCULO MÁGICA NOS TRÓPICOS

GOIÁS

28/06 – 15h, Circo Lahetô, Parque da Criança, Jardim Goiás, Goiânia/GO

30/06 – 18h30, Parque Flamboyant, Jardim Goiás, Goiânia/GO

SANTA CATARINA

8/7 – 17h, Praça da Feirinha da Lagoa, Barra da Lagoa, Florianópolis/SC

16/7 – 17h, Rua Alves de Brito, 334, Centro, Florianópolis/SC

BAHIA

27/7 – 17h, Praça da Catedral, Centro, Ilhéus /BA

29/7 – 17h, Circo da Lua, Rodovia Ilhéus – Itacaré Km 35 – Serra Grande – Uruçuca/BA

SÃO PAULO

9/7 – 19h, Especial “Circo No Beco”, São Paulo/SP (Rua Belmiro Braga, 31, Vila Madalena)

PERNAMBUCO

10/8 – 15h, Escola Pernambucana de Circo, Recife/PE (Av. José Américo de Almeida, 5, Macaxeira)

11/8 – 17h, Praça da Catedral da Sé de Olinda, Olinda/PE (Alto da Sé, s/n)

RIO DE JANEIRO

8/9 – 17h – Largo do Machado, Rio de Janeiro/RJ (Largo do Machado s/nº)

9/9 – 17h – Centro Cultural Parque das Ruínas, Rio de Janeiro/RJ (Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa)

AGENDA DE OFICINAS: INTRODUÇÃO ÀS ARTES MÁGICAS

28/6 – 13h30, Circo Laheto, Parque da Criança, Jardim Goiás, Goiânia/GO

17/7 – 14h, Escola Livre de Artes – ELA, Florianópolis/ SC (Rua Alves de Brito, 334, Centro)

31/7 – 15h, Circo da Lua, Rodovia Ilhéus – Itacaré Km 35 – Serra Grande – Uruçuca/BA

9/7 – 18h, Especial “Circo No Beco”, São Paulo/SP (Rua Belmiro Braga, 31, Vila Madalena)

8/8 – 9h, Escola Pernambucana de Circo, Recife/PE (Av. José Américo de Almeida, 5, Macaxeira)

5/9 – 14 h, Escola de Circo Crescer e Viver, Rio de Janeiro/RJ (Rua Carmo Neto, 143, Praça Onze)

Informações do DM

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/06/o-artista-diogo-maroja-leva-espetaculo-de-magia-comica-para-seis-estados-e-chega-em-ilheus-em-julho.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.