Nadadoras de Itabuna dominam Travessia realizada em Olivença

Foto: Clodoaldo Ribeiro

Nadadoras de Itabuna dominaram a prova da segunda edição da Travessia das praias Milagre a Batuba, em Olivença, realizada nas primeiras horas da manhã da Sexta-Feira Santa (30). Com apenas 18 minutos de prova, Isis Rosário, de 15 anos, venceu a travessia, seguida de Isabele Andrade, que chegou em segundo.

Ìsis foi a campeã geral da prova. A atleta foi eleita a nadadora do ano, em 2017, pela Federação Bahiana de Desportos Aquáticos. A segunda colocada, é a atual campeã baiana de maratonas aquáticas.

Na categoria “Salva-Vidas”, o vencedor foi Bonifácio Costa. E, na categoria “Indígena”, chegou em primeiro lugar o nadador Gabriel Melgaço. Ao comentar a prova, Isabele disse que foi Legal e diferente pela necessidade técnica de ter que entrar na arrebentação. “O mais legal é a história que está por trás disso tudo”, completou.

Isabele se refere à origem da prova. Conta a história que os índios da etnia Tupinambá realizavam na Sexta-Feira, o Banho da Paixão. Eles se jogavam ao mar em um ritual religioso que significava que nenhum mal cairia sobre o povo o ano inteiro.

A Prefeitura de Ilhéus apoiou a iniciativa esportiva e o resgate cultural do evento, coordenado por um salva-vidas, descendente da etnia, que vive em uma das aldeias de Olivença. Equipes de segurança, com a presença da Guarda Municipal, e de primeiros-socorros, da Secretaria de Saúde, estiveram na área durante toda a competição.

Os competidores utilizaram pranchões O percurso de um quilômetro de natação é sempre executado em mar aberto, conforme diz a Secom Municipal.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/04/nadadoras-de-itabuna-dominam-travessia-realizada-em-olivenca.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.