ILHÉUS: SDS realiza projeto para idosos no Abrigo São Vicente

“Toque de Retalho” e “Toque Terapêutico”. Essas são as oficinas do Projeto Idosos, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus por meio do Centro de Referência Especializado da Assistência Social – Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos- (Creas/ Paefi), no Abrigo São Vicente de Paulo, situado na avenida Luiz Viana Filho, 736, Conquista.

As oficinas acontecem duas vezes ao mês e têm como objetivo fortalecer vínculos, promover a socialização, exercitar a memória operacional, semântica, a atenção seletiva, bem como o planejamento, organização e trabalhar a valorização dos idosos.

Soane Galvão, secretaria de Desenvolvimento Social, destaca que o projeto “visa trabalhar o bem estar, o acolhimento e a humanização, fortalecendo os vínculos sociais, garantindo os direitos e contribuindo para o envelhecimento saudável”. 

A oficina “Toque de Retalho” trabalha com a troca de experiências, estimulando memórias positivas através de desenhos e pintura, essa são realizadas com os idosos que não possui nenhuma dificuldade de locomoção.

Já a segunda oficina, intitulada “Toque Terapêutico” tem como objetivo proporcionar um serviço humanizado para os idosos com dificuldades de locomoção, através da música e meditação.

“Dividimos o projeto em duas oficinas, para atender os que se locomovem normalmente (Grupo I) e os que têm algum tipo de dificuldade de locomoção (Grupo II), assim conseguimos atender todos os idosos e garantimos o bem estar, o aprendizado e a socialização de todos”, destaca a coordenadora do Creas/Paefi, Margareth Santana.

As oficinas são realizadas pela própria equipe do programa, formada por profissionais especializados e capacitados, assistentes sociais, orientadores sociais, psicólogos, advogados e educadores.

Creas/ paefi – O programa atende pessoas e famílias que sofrem algum tipo de violação de direito, como violência física, psicológica, negligência, violência sexual (abuso ou exploração sexual), trabalho infantil, discriminação por orientação sexual, raça, entre outras, conforme diz a Secom Municipal.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/04/ilheus-sds-realiza-projeto-para-idosos-no-abrigo-sao-vicente.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.