O Centro de Apoio Universo do Aprender (CAUA) vai realizar a segunda edição da Caminhada de Conscientização do Autismo, no próximo sábado (14), a partir das 8h, na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus. Além da marcha azul, cor símbolo do Transtorno do espectro Autista (TEA), haverá uma série de atividades, como pintura facial e escultura em balões para crianças. O tema escolhido para o evento foi: “Eu escolhi me importar, e você?”.
Em sua primeira edição, a Caminhada de Conscientização do Autismo percorreu ruas do bairro do Pontal, onde fica localizada a sede do CAUA. Neste ano, a iniciativa será levada à área central a fim de alcançar um público ainda mais amplo. A atividade faz referência ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, data fixada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e celebrada desde 2008 no dia 02 de abril. O intuito é desmistificar o transtorno, reforçar a importância do diagnóstico precoce e das terapias, além de divulgar os direitos legais das pessoas com TEA.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
A Segunda Caminhada de Conscientização do Autismo promovida pelo CAUA é patrocinada pela Faculdade Madre Thaís e pelo vereador Cezar Leite, de Salvador. O evento é apoiado pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação de Amigos do Autista (AMA), Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Prefeitura de Ilhéus, através das Secretarias Municipais de Educação e Desenvolvimento Social, do Centro de Referência à Inclusão Escolar (Crie) e da Superintendência de Transporte e Trânsito. Interessados reforçar as colaborações podem entrar em contato pelos telefones (73) 98871-6777 ou 99100-2063.
O Transtorno do Espectro Autista – O Transtorno do Espectro Autista é um conjunto de síndromes que afeta, principalmente, as áreas de comunicação e socialização. No Brasil, estudos estimam a existência de cerca de 2 milhões de pessoas dentro do espectro, sendo a maioria sem diagnóstico ou tratamento. A cor símbolo é o azul porque há uma maior incidência de casos no sexo masculino. Já o quebra-cabeça colorido faz referência à diversidade entre os autistas, informações coletadas no Ilhéus24h.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.