Novo aeroporto de Ilhéus ficou na promessa

Novo Aeroporto

Imagem do Projeto

Novo aeroporto de Ilhéus ficou na promessa eleitoral do governo estadual e do federal, hoje sequer mencionado quando fazem as novas promessas para as eleições deste ano. Ao contrário da Ferrovia Oeste/Leste, que parou nos 30% de obra, e do Porto Sul, que continua sendo prometido, o projeto do aeroporto foi abandonado.

Em 2013 o Governo do Estado divulgou, com pompa, que tinha destinado uma grande área atrás da Ceplac para desapropriação e destinação para o novo aeroporto internacional de Ilhéus. No ano eleitoral de 2014 o assunto foi abordado várias vezes pre políticos ligados ao estado.

Em janeiro daquele ano, o Governo da Bahia divulgou que “técnicos já visitam a área do futuro aeroporto de Ilhéus depois da cobrança feita pelo governador Jaques Wagner à Infraero em Brasília. O órgão enviou técnicos para fazer as primeiras medições na área”.

A notícia vinha seguida das promessas. O aeroporto seria internacional, com duas pistas de 3 mil metros e alfândega. Segundo o governo, ainda não existia previsão para o início das obras, mas o aeroporto ficaria pronto antes de 2020.

“Encaminhado”

Em outubro de 2014, o Governo do Estado divulgava que tinha recebido “manifestação de interesse de uma empresa que quer investir na construção do novo aeroporto de Ilhéus. O processo de licitação será feito sob o modelo de Parceria Público-Privada”.

O governo explicava que, depois das informações e manifestação, seria deferido um prazo de 20 dias para que novas propostas de estudo pudessem ser apresentadas. Estava previsto um investimento de R$ 220 milhões por parte do governo federal.

O PT comandou o país até o meio de 2016, com Dilma Rousseff mas, até sua saída, as verbas do aeroporto, ferrovia, porto e barragem do Rio Colônia não tinham sequer sido empenhadas. Ao assumir, Michel Temer liberou as verbas da barragem, que está pronta. Do aeroporto, ninguém fala, informou o Jornal A Região. 

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2018/03/novo-aeroporto-de-ilheus-ficou-na-promessa.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.