Alunos, pais, funcionários, professores e representantes da comunidade prestigiaram hoje, 20, pela manhã, a solenidade de entrega de mais um equipamento público em Ilhéus, a reforma e ampliação da Escola Municipal Pinóquio, localizada no bairro do Malhado. As antigas paredes que eram feitas de divisórias, foram substituídas por paredes de tijolos para abrigar os 490 alunos da unidade escolar, que também ganhou novos banheiros, cozinha e salas de aula e espaços de convivência.

Durante o ato, alunas cantaram a canção “Trem Bala”, em agradecimento pela reforma total da escola. Emocionado, o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, ressaltou que a comunidade do Malhado ganhou mais do que um prédio reformado. “A escola Pinóquio vive uma nova realidade. Apesar de serem muitos os desafios, vencemos mais uma etapa. Esta escola vai atender também, às comunidades vizinhas, pois, agora, temos instalações adequadas e modernas para possibilitar ensino e aprendizagem aos professores e alunos. Eles ainda podem contar com uma estrutura melhor e de qualidade para todos”, avalia o prefeito de Ilhéus.

As novas paredes das salas de aula ganharam um colorido diferenciado. Nelas, os principais heróis da criançada se misturam entre ficção e realidade, na incrível missão de educar. A escola integra uma lista de 10 prédios escolares que estão sendo recuperados, com recursos próprios, pela Prefeitura de Ilhéus. O encontro contou com a presença também dos secretários municipais de Educação, Eliane Oliveira; de Agricultura e Pesca, Walmir Freitas; da diretora escolar, Bárbara Miguel dos Anjos e do administrador do bairro do Malhado, Walderson Carlos (Set).

Escola de verdade – Dignidade para a Rodrine Rodrigues, mãe de três filhos, dos quais, dois estudam na Escola Pinóquio. Ela conta que ficava triste e decepcionada ao saber que seus filhos ficaram impossibilitados de assistir as aulas. Para ela, o fato de ver uma escola fechada, fazia desacreditar no futuro. “Quando começou o início das obras, passei a acreditar. Hoje, ao entrar aqui e ver que ela está pronta e muito linda, me emociono de verdade. Agora, parece uma escola de verdade”, comemorou.

“É uma alegria indescritível”, classifica a secretária municipal de Educação, Eliane Oliveira. Na sua opinião, foi difícil acompanhar o drama dos pais e a frustração dos alunos ao voltarem à suas casas porque a escola estava toda molhada. “Nosso diagnóstico apurou que das 119 escolas da rede municipal, 90 precisam ser reformadas, e avançamos trabalhando”, destacou. Este ano, completou Eliane, “o nosso lema é: Educação, responsabilidade e aprendizagem”, atendendo à determinação do prefeito, quando solicitou de sua equipe que trabalhasse diuturnamente para que as crianças tivessem uma educação de qualidade e respeito”, acrescentou.

Já a Dona Gilvânia Cláudio que é mãe de uma menina com deficiência física, resumiu seu sentimento em uma palavra: “Gratidão”. Ao elogiar a equipe da Prefeitura que trabalhou para trazer de volta à escola, Gilvânia detalha que “a escola precisava dessa reforma, pois molhava demais e os professores não trabalhavam como gostariam. Hoje é motivo de orgulho para todos nós”.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *