A febre amarela continua crescendo no Brasil. De acordo com boletim divulgado nesta quinta-feira (1º) pelo Ministério da Saúde, o número de casos subiu para 723 e de mortes para 237 no país.
O período considerado é de julho do ano passado até 28 de fevereiro. No boletim anterior, divulgado na quarta-feira (21) eram 545 casos e 164 mortes pela doença.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Até o momento, houve 2.867 notificações de casos suspeitos, sendo que foram 1.359 descartados e 785 permanecem em investigação.
Segundo o Ministério, embora os casos do atual período de monitoramento tenham sido superiores ao período passado, o vírus da febre amarela circula hoje em regiões metropolitanas do país com maior contingente populacional, atingindo 32,3 milhões de pessoas, inclusive, de áreas que nunca tiveram recomendação de vacina. No período passado, por exemplo, o surto atingiu uma população de 8 milhões de pessoas – número muito inferior.
Isso explicaria a incidência da doença neste período ser menor que no período passado, ainda de acordo com o Ministério. O governo informou que a incidência da doença no período de monitoramento 2017/2018, até 28 de fevereiro, é de 2,2 casos para 100 mil/habitantes. Já na a sazonalidade passada, 2016/2017, a incidência foi de 7,1/100 mil habitantes, no mesmo período.
Estados mais afetados pela febre amarela
Os Estados com confirmação de febre amarela são Minas Gerais, com 314 casos e 103 mortes, São Paulo, com 307 casos e 95 mortes, Rio de Janeiro, com 96 casos e 38 mortes, e Distrito Federal, com um caso e uma morte.
São Paulo e Rio de Janeiro estenderam a campanha de vacinação fracionada – em São Paulo vai até sexta-feira (2) e, no Rio de Janeiro e Bahia, até dia 9.
Dados preliminares desses Estados apontam que até a última terça-feira (27), 5,5 milhões de pessoas haviam sido vacinadas. O número corresponde a 23,2% do público-alvo previsto na campanha. A recomendação do Ministério da Saúde é que os Estados continuem vacinando até atingir a cobertura completa da população, conforme diz o R7.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.