As vendas do varejo restrito acumularam crescimento de 2% em 2017, informou nesta sexta-feira, 9, o IBGE, a primeira alta em 3 anos. Mas na passagem de novembro para dezembro, as vendas caíram 1,5%, na série com ajuste sazonal.
O resultado representa o recuo mais acentuado desde janeiro de 2016, quando o volume vendido teve redução de 1,9%, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio. Na comparação com dezembro de 2016, sem ajuste sazonal, as vendas tiveram alta de 3,3% em 2017.
As vendas do comércio varejista ampliado acumularam alta de 4% em 2017. Na comparação com dezembro de 2016, sem ajuste, as vendas tiveram alta de 6,4% em dezembro. As projeções variavam de uma expansão de 3% a 8,75%, com mediana de 5,70%.
No conceito ampliado, que inclui material de construção e veículos, as vendas caíram 0,8% em dezembro de 2017 ante novembro. O resultado veio melhor que a mediana das estimativas dos analistas , negativa em 1,05%, e dentro do intervalo das previsões. Confirme diz A Região.
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.