A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, em Ilhéus, está convocando cerca de 16 mil famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal que residem no município. A iniciativa visa atualizar dados cadastrais para evitar o cancelamento dos benefícios. A lista com os nomes dos convocados encontra-se na sede da SDS, situada à rua Vereador Mário Alfredo. Um Balcão de Informação foi disponibilizado e técnicos podem explicar caso-a-caso os motivos da convocação.

De acordo com a gestora do Programa Bolsa Família, Jéssica Miranda, a lista inclui famílias vinculadas a diversos benefícios sociais, desde Bolsa Família a Tarifa Social de Energia. “Algumas, por inconsistência no cadastro ocorrida ao cruzar com informações de outros sistemas do governo federal, outras por cadastro desatualizado há mais de dois anos”, revela.

A gestora explica que até mesmo quem não está mais recebendo o Bolsa Família e acha que não tem direito a mais nada, caso possua renda per capita de até meio salário mínimo, pode estar apta a participação em outros programas. Em janeiro, a Controladoria Geral da União (CGU) bloqueou 600 benefícios de famílias carentes de Ilhéus. Jéssica Miranda explica que até estes beneficiários ainda podem reverter a situação ou aderir a outro perfil de programa social. Por este motivo, também devem comparecer à sede da SDS.

“As pessoas devem levar todos os seus documentos pessoais e, no caso dos filhos, incluir o atestado de frequência escolar”, destaca. Uma das condicionantes para a família ser ou estar inserido em algum perfil de programa social é de que as crianças estejam matriculadas na rede pública de ensino, conforme SECOM da SDS.

::Publicidade
Compartilhar Post:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *