
O I Seminário Territorial de Educação Profissional, no Centro Estadual de Educação (CEEP) do Chocolate Nelson Schaun, em Ilhéus, no Sul da Bahia, está sendo realizado nesta quarta-feira (29) e prossegue na quinta (30), com a proposta de discutir com os integrantes do setor produtivo, educadores e estudantes a qualificação do ensino e as demandas para ofertas de cursos no território. Promovido pela Secretaria da Educação do Estado, o encontro contou, na abertura, com a presença do secretário Walter Pinheiro.
“Temos que trazer o Ensino Superior e os cursos técnicos federais para o nosso contexto. Utilizar o conhecimento de forma que possamos qualificar o ensino, propondo novas formas metodológicas e de avaliação dentro das escolas, valorizando o indivíduo e suas competências, além da sua identidade cultural. A ideia é termos, pelo menos, um curso técnico ofertado nos 417 municípios”, ressaltou o secretário da Educação.
O superintendente da Educação Profissional e Tecnológica do Estado, Durval Libânio Netto, afirmou que os seminários visam ampliar o debate com os diferentes atores sociais para a oferta de cursos, cada vez mais alinhada às demandas territoriais. “Estamos iniciando esses seminários, que serão realizados nos 27 Territórios de Identidade, com o objetivo de qualificar os cursos existentes e dialogar com as prefeituras e instituições federais as possibilidades de criação de novas ofertas, sempre avaliando e analisando as necessidades de cada localidade e sua cultura econômica, integrando a escola e a sociedade”.
O estudante Vinícius Silva, do 4° ano do curso técnico de nível médio em Guia de Turismo, opinou sobre a importância da oferta de cursos. “Este direcionamento é fundamental para que tenhamos sucesso em nossa profissão. Antes tínhamos cursos que nada tinham a ver com nossa região e fecharam. Agora com cursos que valorizam o chocolate e o turismo, por exemplo, nos sentimos mais representados”.
Informações do Jornal A Tarde
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.