
A DATEN, uma das companhias líderes na produção nacional de computadores, anuncia a inauguração de sua nova fábrica no polo de informática de Ilhéus (BA). Com mais de 14.000 m² de área construída em um terreno de 26.000 m², a unidade permitirá que a empresa dobre sua capacidade anual de produção. As obras começaram em 2015 e a planta iniciou as operações em setembro de 2017.
“Investimos aproximadamente R$12 milhões para a construção de uma nova fábrica maior e mais moderna com o objetivo de preparar a empresa para a retomada da economia no País e para o reaquecimento do mercado de computadores. Além disso, vamos colaborar ainda mais com o polo de Ilhéus, gerando cerca de 300 empregos diretos até o final do próximo ano – 120% a mais do que na unidade antiga”, explica Christian Dunce, Sócio-Diretor da Daten. A unidade deve gerar ainda aproximadamente 900 empregos indiretos.
A nova planta viabiliza todas as etapas para a montagem do portfólio atual da empresa (Desktops, MiniPCs, Notebooks, AIO e Tablets), envolvendo desde a montagem de suas próprias placas até do produto final. A unidade ainda possui uma área completa de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) que tem como objetivo principal o projeto de produtos mais modernos e inovadores, como computadores voltados para o público gamer. A companhia investe 5% do seu faturamento anual para o desenvolvimento de novos produtos. Como parte da estratégia de inovação, a DATEN também reestruturou seu departamento de engenharia, investindo em novas certificações e processos produtivos que conferem produtos com mais qualidade e tecnologia.
Essas mudanças permitirão a ampliação da presença da DATEN no mercado varejista. “Após muitos anos como referência no setor governamental, queremos intensificar a nossa participação nos segmentos de varejo e corporativo. Para isso, precisamos ter uma capacidade produtiva que sustente esse aumento de demanda”, afirma Dunce. A fábrica anterior tinha uma capacidade de produção anual de 150 mil equipamentos. Já a nova planta começará com a capacidade para produzir cerca de 300 mil computadores por ano.
A relação com o meio ambiente também é uma preocupação da empresa na nova fábrica. A planta possui ISO 14001 e está começando o processo de certificação no Rótulo Ecológico da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), um selo de qualidade ambiental que atesta a sustentabilidade da cadeia de produção.
“Em um cenário altamente competitivo e com players internacionais fortes como é o de equipamentos de informática, estabelecer-se, crescer e chegar a mais de três milhões de computadores vendidos é prova de nosso sucesso. Desde que a DATEN foi criada, muitos competidores entraram e saíram do mercado, e nós conseguimos nos manter em evidência. Agora, com essa unidade, a companhia completa 16 anos, pronta para entrar em uma nova fase de sua história”, diz o executivo.
Sobre a DATENA DATEN é uma das principais fabricantes brasileiras de equipamentos de informática e é referência nacional nos segmentos de varejo, governo e corporativo. Além disso, a empresa é destaque pela sua atuação na área de educação, soluções e outsourcing de workplace. De origem 100% brasileira, chegou ao mercado em 2001 e rapidamente destacou-se na produção e venda de computadores desktops e notebooks. Com fábrica no polo de tecnologia de Ilhéus (BA), a DATEN é reconhecida, também, pela excelência na produção de seus equipamentos e oferece aos clientes qualidade diferenciada em produtos e serviços, além de componentes e programas de parceiros consagrados mundialmente, como Intel e Microsoft. A fabricante possui diversas certificações, como: ISO 9001, ISO 14001, HCL Microsoft e Linux, EPEAT Gold, INMETRO portaria 170, Energy Star & NBR 10152 e DMTF.
PLANIN – Assessoria de Imprensa da DATEN
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.