SESAU REALIZA MUTIRÃO DE CIRURGIAS EM ILHÉUS

De 12 a 14 de dezembro, no estacionamento da Praça Dom Eduardo, ao lado da Catedral de São Sebastião, na Avenida Soares Lopes, a secretaria municipal de Saúde (Sesau) realiza mutirão de cirurgias. Os procedimentos cirúrgicos são histerectomia, que consiste na remoção de parte ou da totalidade do útero; hérnia umbilical, feito através de uma pequena incisão, cujo tecido é retornado para a cavidade abdominal e a abertura é costurada; e vesícula biliar, que remove “pedras” (cálculos) responsáveis por inflamações agudas, fortes dores e até infecções abdominais.

Os pacientes que farão cirurgias de vesícula precisam estar em jejum para a realização do exame de ultrassonografia (USG). Para as mulheres que farão o procedimento de histerectomia, será preciso levar o exame preventivo atual, e se ainda menstruam, devem levar também o exame Beta HCG. Além disso, todos devem levar exames laboratoriais e outros que possuam.

Os interessados devem procurar o posto de saúde mais próximo ou a central de regulação, apresentando original e cópia da carteira de identidade (RG), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), comprovante de residência e a requisição médica. É imprescindível ainda providenciar e levar exames atualizados de sangue e, no caso das mulheres, o preventivo, e, caso ainda menstruem, o Beta HCG. Os demais exames, como elecardiograma (ECG), Raio-X (RX) e ultrassonografia (USG), podem ser realizados gratuitamente na própria unidade móvel (caminhão) do mutirão de cirurgias.


A ação, empreendida pela Prefeitura de Ilhéus, conta com a parceria do Governo da Bahia, por meio do programa Saúde sem fronteiras. A secretária municipal, Elizângela Oliveira, avalia que a iniciativa visa acelerar o atendimento de procedimentos cirúrgicos nessas especialidades, respondendo gradativamente a uma histórica demanda do município. “Como diz a nossa campanha: é mais saúde e menos fila”, acrescentou.

Na oportunidade, o prefeito Mário Alexandre afirma ter ficado satisfeito com mais uma realização do município na área de saúde, que contou anteriormente com o Programa de Rastreamento de Câncer de Mama, Expedição Neo Sorrisos e Mutirão da Saúde no Basílio. “Não pouparemos esforços próprios e também buscaremos parceiros para ampliarmos a oferta e o atendimento digno à população de Ilhéus”, completou.

Link permanente para este artigo: https://www.ilheus.net/2017/11/sesau-realiza-mutirao-de-cirurgias-em-ilheus.html

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será publicado.