A ressaca marítima destruiu uma casa e danificou três barracas este fim de semana na orla do Francês, em Marechal Deodoro, município da Região Metropolitana de Maceió.
Segundo o dono de um dos bares que foram prejudicados pelo avanço da maré, Elvis Esteves, as barracas funcionam no local já com a previsão de fechamento para o dia 1º de novembro, quando serão demolidas, para uma reforma que será realizada pela Prefeitura.
Clique aqui para fazer parte do novo CANAL do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Clique aqui para fazer parte do GRUPO do Ilhéus.Net no WhatsApp.
Mas neste fim de semana, alguns deles foram obrigados a antecipar o fechamento por conta dos danos deixados pelas águas. “Do meu restaurante foi destruído metade do salão e o chuveiro, por isso estou usando a outra metade. Mas tem dois bares fechados, que tiveram a frente e as escadas destruídas”, contou.
Ele relata que a última ressaca tão forte ocorreu entre 10 anos e 20 anos atrás.
Período de altas marés
De acordo com informações do secretário de Meio Ambiente da cidade, Matheus Gonzales, essa época do ano é a que a maré atinge as marcas mais altas, e isso somado às ressaca do mar foi responsável pela queda dessas barracas.
A assessoria de comunicação da prefeitura de Marechal Deodoro informou que não acionada para o local e que como as barracas pertencem a empresas privadas, e tratou-se de um fenômeno natural, a prefeitura não pode contribuir com reconstrução dos locais atingidos. A assessoria disse ainda que, um total de 13 barracas precisam ser demolidas na orla da cidade.
No entanto, a assessoria não soube informar se a Defesa Civil foi chamada para avaliar a situação das barracas e ressaltou que os empresários não podem colocar sacos de areia para conter o avanço da maré, uma vez que poderão sofrer penalidades do Instituto do Meio Ambiente, somadas a notificações.
Informações do TNH
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.