A maioria dos deputados baianos votou contra Michel Temer, nesta quarta-feira (25), durante a sessão que rejeitou enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) a segunda denúncia contra o presidente, apresentada pela Procuradoria Geral da República (PGR).
O relatório da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), elaborado pelo deputado Bonifácio de Andrada (PSDB-MG), que recomendava a rejeição da denúncia, foi aprovado por 251 votos. Outros 233 deputados votaram contra o relatório. A votação ainda teve duas abstenções e 25 ausências. A sessão durou 12 horas e 20 minutos.
Dos baianos, 21 votaram “Não”, ou seja, contra o relatório e a favor do prosseguimento da denúncia contra Temer. Outros 14 votaram “Sim”, a favor do relatório e pela rejeição da denúncia. Três deputados baianos estiveram ausentes. [Confira abaixo como votou cada um]
Temer foi denunciado pelos crimes de organização criminosa e obstrução de Justiça. A denúncia rejeitada pela Câmara também inclui os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Moreira Franco (Secretaria Geral), acusados de organização criminosa.
Os 251 votos alcançados por Temer ficam abaixo da previsão do governo, anunciada nos últimos dias, que apontava para entre 260 e 270 votos favoráveis. Na primeira denúncia que a Câmara derrubou (por corrupção passiva), em agosto, Temer obteve 263 votos (227 contra).
O placar desta quarta-feira é inferior, inclusive, ao mínimo de votos necessários para a aprovação de um projeto de lei complementar (257) ou para aprovar uma proposta de emenda à Constituição (308 votos), como a reforma da Previdência, uma das prioridades do governo.
Com a decisão, os deputados livraram Temer de responder ao processo no Supremo Tribunal Federal (STF) durante o mandato. Caso fosse instalado, o processo provocaria o afastamento do presidente por até 180 dias.
Agora, Temer responderá na Justiça somente após a conclusão do mandato, em 31 de dezembro de 2018.
Veja como votou cada deputado baiano
AFONSO FLORENCE – Não
ALICE PORTUGAL – Não
ANTONIO BRITO – Não
ANTONIO IMBASSAHY – Sim
ARTHUR OLIVEIRA MAIA – Sim
BACELAR – Não
BEBETO – Não
BENITO GAMA – Sim
CACÁ LEÃO – Sim
CAETANO – Não
CLAUDIO CAJADO – Sim
DANIEL ALMEIDA – Não
DAVIDSON MAGALHÃES – Não
ELMAR NASCIMENTO – Sim
ERIVELTON SANTANA – Ausente
FÉLIX MENDONÇA JÚNIOR – Não
FERNANDO TORRES – Não
IRMÃO LAZARO – Não
JOÃO CARLOS BACELAR – Sim
JOÃO GUALBERTO – Não
JORGE SOLLA – Não
JOSÉ CARLOS ALELUIA – Sim
JOSÉ CARLOS ARAÚJO – Ausente
JOSÉ NUNES – Não
JOSÉ ROCHA – Sim
JUTAHY JUNIOR – Não
LUCIO VIEIRA LIMA – Sim
MÁRCIO MARINHO – Ausente
MÁRIO NEGROMONTE JR. – Sim
NELSON PELLEGRINO – Não
PAULO AZI – Sim
PAULO MAGALHÃES – Não
ROBERTO BRITTO – Sim
RONALDO CARLETTO – Sim
SÉRGIO BRITO – Não
ULDURICO JUNIOR – Não
VALMIR ASSUNÇÃO – Não
WALDENOR PEREIRA – Não
G1/BA
Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), graduando em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA.
Áreas de interesse: Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.