
A Prefeitura de Ilhéus, por meio do Procon, emitiu um alerta à população, especialmente aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS, sobre golpes aplicados por criminosos que utilizam o nome do Instituto Nacional do Seguro Social para roubar dados pessoais e bancários. O órgão reforça que o INSS não envia mensagens de texto (SMS) com números de telefone solicitando a prova de vida e não envia funcionários às casas dos segurados para realizar esse procedimento.
Os golpes acontecem principalmente de duas formas: por meio de mensagens falsas enviadas por celular, nas quais os golpistas pedem informações como CPF, data de nascimento e dados bancários; e por visitas domiciliares, quando pessoas se passam por servidores do INSS, utilizando crachás falsos e solicitando documentos ou senhas. Em alguns casos, além de coletar dados, os criminosos aproveitam para praticar furtos nas residências.
CANAL NO WHATSAPP:
Receba as notícias de Ilhéus e região em tempo real.
Clique aqui e participe!
SIGA NO INSTAGRAM:
Acompanhe fotos, vídeos e os bastidores do Ilhéus.Net.
Siga @ilheusnet agora!
A orientação é que os cidadãos desconfiem de qualquer contato pedindo informações pessoais. A prova de vida do INSS atualmente é feita de forma digital ou em agências bancárias autorizadas. Em situações excepcionais de atendimento domiciliar, há sempre agendamento oficial prévio, que pode ser confirmado pelos canais oficiais do instituto: site meu.inss.gov.br ou telefone 135.
“Estamos emitindo esse alerta com máxima urgência para proteger nossos cidadãos, principalmente os idosos, que são os principais alvos desses criminosos. O INSS não faz esse tipo de contato via SMS e muito menos visitas domiciliares para prova de vida. Pedimos que todos fiquem atentos, alertem amigos e familiares e denunciem qualquer tentativa de golpe. Nosso compromisso é com a segurança e os direitos do consumidor”, destacou o diretor executivo do Procon de Ilhéus, Wagner Ayres.

Franklin Deluzio é graduado em Filosofia (UESC), possui graduação incompleta em Física pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), como também graduação incompleta em Licenciatura Interdisciplinar pela (UFSB), é Especialista em Gestão Pública Municipal (UESC), Conselheiro de Saúde, Fiscal do Sistema E-TCM, Design Digital Júnior, Design Editorial Júnior, Servidor Municipal de Ilhéus/BA e estrategista em Geomarketing Eleitoral. DRT n. 0007376/BA.
Áreas de interesse: Ufologia, Gestão e Desenvolvimento Urbano, Políticas Públicas, Plano Diretor, Administração de Recursos, Gestão Logística, Filosofia da Educação, Existencialismo, Ética e Discurso, Filosofia da Ciência, Meteorologia, Poder, Verdade e Sociedade em Foucault, Filosofia Jurídica e autores como Heidegger, Bauman, Habermas, Foucault, Derrida, Deleuze, Sofistas, Nietzsche, Sartre, Hannah Arendt, Freud, Carlos Roberto Gonçalves e Giovanni Reale.