:: Colunistas
::Publicidade

Ubaitaba

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas 1

O Correio do Estado da Bahia divulgou que os casos de dengue na Bahia aumentaram 322% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Foram 5.871 casos notificados em 158 municípios do estado. No período de 30 de dezembro a 12 de março, foram seis óbitos por dengue, sendo cinco confirmados e um em investigação laboratorial.

O município com a pior situação é Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, que teve 2.264 casos prováveis de dengue no período, quase 40% de todas as notificações da Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Feira também concentra a maior parte das mortes: foram 4 na cidade, uma em Salvador e uma em Candeias.

Luís Eduardo Magalhães ficou em segundo lugar, com 310 casos, seguido de Paramirim com 244, Macaúbas com 206 e Riacho de Santana com 172 notificações. 
 
Apesar de não serem os municípios com maior número de casos, algumas cidades são campeãs na incidência de dengue no estado. O índice leva em consideração o total da população. Se a incidência for maior que 100 casos para 100 mil habitantes, há estado de alerta.

O município campeão no coeficiente de incidência é Ipupiara, seguida de Wagner, Tanquinho, Paramirim e Palmeiras. Continue lendo

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26)

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26) 2

Começam nesta terça-feira (26/3) e vão até o dia 9 de abril as inscrições para o “Partiu Estágio”. O novo edital do programa, com foco no reforço escolar para a rede estadual de ensino, será lançado amanhã, e as inscrições podem ser feitas por meio do site do programa. Serão ofertadas 4.390 vagas aos universitários dos cursos de Educação Física, Letras Vernáculas e Matemática, distribuídas em todo o estado.

A novidade para este edital é que poderão se inscrever estudantes de cursos presenciais e na modalidade Ensino à Distância – EAD, desde que possuam sede/pólo na Bahia.  O novo edital, assim como suas publicações futuras, estará disponível no site da Secretaria da Administração do Estado. Continue lendo

Depin reforça segurança do Carnaval em Ilhéus e mais 37 municípios

Depin reforça segurança do Carnaval em Ilhéus e mais 37 municípios 3

O efetivo do Departamento de Polícia do Interior (Depin), da Polícia Civil, estará presente em 38 cidades e na sede do Departamento, em Salvador, reforçando a segurança dos foliões, no Carnaval 2019. As equipes estão atuando desde o dia 15 de fevereiro, quando ocorreu o carnaval antecipado em Juazeiro, até nove de março, quando Porto Seguro encerra o ciclo de festas no estado.

O diretor do Depin, delegado Flávio Góis, detalhou o esquema de reforço montado nas unidades subordinadas ao Departamento. “Aproximadamente 420 servidores, entre delegados, investigadores, escrivães e servidores administrativos foram designados para trabalhar em 41 municípios”, explica.

Na sede do Depin, na Piedade, policiais estão de prontidão para prestar apoio técnico e operacional às unidades do interior, além de realizar a coleta de dados estatísticos. “Durante todos os dias de folia, os policiais trabalharão em plantões de 24 horas para atender o cidadão”, afirma o diretor do Depin. Continue lendo

Campeonato Baiano de Basquetebol 3×3 começa nesta sexta (01)

Campeonato Baiano de Basquetebol 3x3 começa nesta sexta (01) 4

O Campeonato Baiano de Basquetebol 3×3 terá início nesta sexta-feira (1º). Organizado pela Liga Nordeste de Basquetebol, a competição acontece com disputas no masculino e no feminino. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) investiu R$ 142.500 mil em material promocional, premiação, material esportivo e recursos humanos.

O certame, composto por 10 equipes masculinas e cinco femininas, será disputado em cinco categorias. As partidas serão realizadas em Salvador, Eunápolis, Ilhéus, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Senhor do Bonfim. Continue lendo

Polícia Militar da Bahia formou hoje (18) 2.117 novos soldados

Polícia Militar da Bahia formou hoje (18) 2.117 novos soldados 5

A Polícia Militar do Estado da Bahia forma, nesta segunda-feira (18), 2.117 novos soldados no Curso de Formação de Soldados (CFSd) . O ingresso dos novos policiais militares marca o aniversário da corporação, criada em 17 de fevereiro de 1825, que há 194 anos atua no policiamento ostensivo dos 417 municípios, protegendo baianos e turistas.

Em Salvador, a solenidade acontece na área cívica da Vila Policial Militar do Bonfim às 9h, onde serão formados 549 soldados na capital baiana. O evento contará com as presenças do governador Rui Costa, do comandante geral da PMBA, coronel Anselmo Brandão, de autoridades civis e militares, familiares e convidados dos formados.

Em todo o estado também serão formados nos Batalhões de Ensino Instrução e Capacitação (Beic) 219 soldados em Juazeiro, 375 em Feira de Santana, 269 em Ilhéus, 273 em Vitória da Conquista, 216 em Barreiras e 216 em Itaberaba, totalizando 2.117. Continue lendo

Estado tem 255 cidades em alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya

Estado tem 255 cidades em alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya 6

O Ministério da Saúde divulgou que a Bahia tem 255 municípios em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya. Segundo a pasta, Todos os municípios baianos enviaram informações sobre o levantamento de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti. A capital baiana está em situação de alerta.

A situação foi revelada pelo novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Do total, 186 municípios estão em alerta e 69 em risco de surto das doenças. Continue lendo

Rodoviária de Salvador terá 700 horários extras durante festejos de final de ano; confira

Rodoviária de Salvador terá 700 horários extras durante festejos de final de ano; confira 7

A rodoviária de Salvador terá 700 horários extras durante festejos de final de ano, segundo informações da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

A agência informou, ainda, que de 17 a 31 de dezembro, a expectativa é que aproximadamente 215 mil pessoas passem pelo terminal na capital baiana com destino ao interior do estado.

A previsão é o movimento seja mais intenso no período do Natal, entre 17 e 25 de dezembro, com estimativa de embarque de 140 mil passageiros. Já no réveillon, entre 26 e 31 deste mês, 65 mil passageiros deve passar pelo terminal rodoviário da capital baiana.

Os destinos mais procurados são Porto Seguro, Itacaré, Teixeira de Freitas, Ilhéus, Itabuna, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Irecê, Xique-Xique, que têm demanda constante, além de Vitória da Conquista, Barreiras, Lençóis, cidades do Recôncavo Baiano e Região Metropolitana de Salvador. Continue lendo

MPF recomenda que Ilhéus e mais 44 municípios a regularizem transporte escolar

MPF recomenda que Ilhéus e mais 44 municípios a regularizem transporte escolar 8

As recomendações foram expedidas na última segunda-feira, (26), e cada prefeito tem dez dias, a contar da data de recebimento, para se manifestar sobre o acatamento da Recomendação do MPF.

No documento, o procurador da apontou diversas irregularidades na contratação e execução do serviço de transporte escolas nos municípios citados, além da má aplicação das verbas provenientes do Programa Nacional de Transporte Escolar (Pnate) ou do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Entre as irregularidades, destacou-se aumento no valor dos contratos e na prorrogação irregular do prazo dos contratos; contratação de empresas constituídas em nome de “laranjas” e/ou “de fachada”, sem capacidade operacional para prestar o serviço; serviços prestados por terceiros ilicitamente subcontratados por valores muito inferiores aos pagos pela prefeitura à empresa; sobrepreço e superfaturamento.

Os prefeitos têm até 31 de janeiro de 2019 para comprovar a adoção de uma série de medidas a fim de regularizar a contratação, a aplicação de verbas públicas, a fiscalização do serviço e o uso dos veículos de transporte escolar, anulando/rescindindo ou deixando de prorrogar os contratos que não estejam ajustados ao que foi proposto com base na lei. O MPF recomendou, ainda, que as prefeituras planejem, para o ano letivo de 2019, a licitação por itens a fim de promover a contratação, por linhas/rotas específicas, de pessoas que tenham capacidade operacional para prestar o serviço, vedada a subcontratação ilícita. Continue lendo

Life Saúde
Life Saúde
::Publicidade