Turismo

Construções históricas de Morro de São Paulo serão tombadas nesta segunda-feira (23)

Construções históricas de Morro de São Paulo serão tombadas

Na próxima segunda-feira (23), às 10h30, acontece a cerimônia de transferência da administração da Fortaleza de Morro de São Paulo da Secretaria de Turismo (Setur-Ba) para o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac). Na oportunidade, também será realizada a Assinatura do Termo de Tombamento Provisório do perímetro que abrange o farol, gameleira, porta ló, praça, igreja de Nossa Senhora da Luz e a própria fortaleza.

Continue lendo

Txai Itacaré é o cenário privilegiado para celebrar o Natal

Txai Itacaré é o cenário privilegiado para celebrar o Natal 1

Um dos resorts mais exclusivos do país convida seus hóspedes para relaxar em meio a natureza durante o período natalino

O Natal é um período para reflexão e descanso próximo aos familiares e amigos queridos. Para tornar este momento ainda mais especial, que tal desfrutar do aconchego de um bangalô, ouvindo o barulho do mar e com uma paisagem de tirar o fôlego? Esta época é uma ótima oportunidade para viajar por um destino único e viver uma experiência inesquecível ao lado de quem você gosta.

Em meio a uma área de proteção ambiental, o Txai Itacaré, um dos resorts mais exclusivos do país, é um verdadeiro paraíso. São 38 bangalôs distribuídos em uma área de 92 hectares, com construções leves que utilizam matéria-prima nativa como a piaçava e a tala do dendê. Uma sala VIP no aeroporto de Ilhéus completa o conforto oferecido aos seus visitantes.

No Txai está ainda um dos spas mais aclamados do país: o Shamash Healing Space. Situado no ponto mais alto do resort, possui uma vista privilegiada do mar, além de tratamentos e terapias diversas para relaxamento e bem-estar, a exclusiva massagem a dois é uma oportunidade diferente e especial.

Outro ponto forte deste paraíso é a gastronomia. Os restaurantes Orixás e Praia misturam paixão, ingredientes regionais e técnicas internacionais. Os pratos ali criados são compostos com toques das culinárias de diversas partes do mundo misturadas ao tempero brasileiro, resultando em um sabor sem igual. Continue lendo

Diretor da ANAC e Secretário de Turismo da Bahia na bronca com altos preços de passagens aéreas entre Ilhéus-Salvador

Diretor da ANAC e Secretário de Turismo da Bahia na bronca com altos preços de passagens aéreas entre Ilhéus-Salvador 2

Em reunião com o diretor-geral da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), José Ricardo Botelho, o secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, aproveitou para falar sobre o alto preço de passagens aéreas e a atração de novas empresas de aviação para a Bahia.

“Questionamos sobre o alto valor das passagens que estão sendo cobradas pelas companhias aéreas, pois é difícil explicar como uma passagem de Salvador para Ilhéus pode custar R$ 1,5 mil”, afirmou o secretário. Continue lendo

Monumento de Ilhéus, Igreja da Piedade comemora 90 anos de sua consagração

Igreja da Piedade

Igreja da Piedade – Foto Alfredo Filho

No próximo dia 31 de agosto, sábado, às 18 horas, o Instituto Nossa Senhora da Piedade celebra Missa Solene em comemoração aos 90 anos de consagração de sua Igreja, um marco precioso do patrimônio histórico e cultural de Ilhéus e da região cacaueira. Além da missa, o evento também prestará homenagem aos benfeitores iniciais da construção do templo.

São nove décadas que, no alto da colina, a Igreja da Piedade, em estilo gótico, guarda a cidade e ilumina gerações. “Símbolo monumental da fé ilheense, o templo é um espaço de reflexão e acolhimento onde, desde 1929, a comunidade regional encontra abrigo para suas aflições, harmoniza seus sentimentos e renova suas esperanças”, afirma o professor e jornalista Ramayana Vargens, um dos grandes colaboradores do instituto de ensino acoplado à igreja, famoso em todo mundo em decorrência da obra literária de Jorge Amado.

Continue lendo

Ilhéus espera 70 mil hóspedes de cruzeiros em 2019-2020

Ilhéus espera 70 mil hóspedes de cruzeiros em 2019-2020 3

Ilhéus (BA) está há poucos meses de receber um alto fluxo de hóspedes de cruzeiros. A partir de dezembro até abril de 2020, início e fim da temporada 2019-2020, o destino baiano deve receber mais de 14 mil tripulantes e 70 mil visitantes.

Fausto Franco, secretário do Turismo da Bahia, se reuniu com Giovane Andrade, comandante da Capitania dos Portos, Mário Alexandre, prefeito de Ilhéus, José Alfredo, presidente do Codeba e demais autoridades, para tratar d a segurança do passageiro, desde o atracamento do navio, até a ida dos turistas à cidade e o retorno à embarcação, nesta quinta-feira (22).

De acordo com Franco, esta é uma oportunidade para o turismo de Ilhéus, pois os viajantes movimentam toda a cadeia produtiva, desde alimentação, bebidas, táxis, aluguel de vans, aquisição de souvenir, dentre outros. Continue lendo

Setur-BA promoveu atrativos turísticos durante a Feira AVIRRP

Setur-BA promoveu atrativos turísticos durante a Feira AVIRRP 4

CA Secretaria do Turismo da Bahia divulga atrativos turísticos do estado, na última sexta-feira (02) e sábado (03), na Feira AVIRRP, em Ribeirão Preto. Criado pela Associação das Agências de Viagem de Ribeirão Preto e Região, o evento reúne agentes e operadores no interior de São Paulo – um dos principais mercados emissores de visitantes nacionais para a Bahia.

Com estande próprio, de 18 metros quadrados, a Bahia divulga belezas naturais, história e cultura do estado, dividido em 13 zonas turísticas de potencial diversificado, como sol e praia, turismo religioso e de aventura, e no turismo e outros segmentos. Continue lendo

Titular do Turismo da Bahia e cabaneiros de Ilhéus discutem melhorias para o setor

Titular do Turismo da Bahia e cabaneiros de Ilhéus discutem melhorias para o setor 5

O secretário de Turismo da Bahia, Fausto Franco, acompanhado do secretário de Turismo de Ilhéus, Fábio Manzi se reuniu na manhã de domingo (28), na Cabana Palmito, com um grupo de 30 cabaneiros das praias dos Sul. Entre os pontos discutidos com os gestores, o desenvolvimento turístico regional, planos de investimentos na área de infraestrutura e iluminação. O encontro contou com a presença do ex-jogador ilheense da seleção brasileira, Aldair.

O encontro foi um pedido do prefeito Mário Alexandre que articulou ainda uma parceria com o Sebrae e com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil). O secretário de estado considerou imprescindível o diálogo com o setor. “Juntos somos mais fortes. A Prefeitura, o Governo do Estado e todos que trabalham com turismo, somando e multiplicando esforços. Saio daqui feliz e imbuído por colocar em prática tudo o que foi conversado aqui”, salientou.

O desejo do Governo do Estado, segundo Franco é ver Ilhéus como protagonista na atividade, não apenas na alta estação, mas em todo o ano. “Faremos isso em parcerias, a exemplo do Secretaria do Patrimônio e União (SPU). Possuo uma relação muito boa com órgão, e ainda esta semana, irei provocá-lo, para que no dia 22 de agosto esteja aqui na cidade. Queremos ser ponte entre os entes federativos”, concluiu o titular da Setur. Continue lendo

Setur-BA: Bahia deve alcançar ocupação média de 80% em julho

Setur-BA: Bahia deve alcançar ocupação média de 80% em julho 6

Levantamento da Setur-BA (Secretaria de Estado de Turismo da Bahia), estima que a hotelaria baiana deve alcançar uma média de 80% na ocupação. De acordo com a pasta, o alto fluxo de turistas no mês se deve aos incentivos do governo estadual às companhias aéreas. Política permitiu a implantação de 161 novos voos semanais para a Bahia. 

Além disso, julho representa férias escolares e, segundo o MTur (Ministério do Turismo), o estado é um dos cinco mais visitados nesses períodos.  

A região de Porto Seguro é uma das que mais recebem turistas. Vindos principalmente de estados como Minas Gerais e São Paulo.  “As estimativas são de uma taxa média entre 80% e 85%”, afirma Wilson Spagnol, presidente da seção Extremo Sul da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia) Continue lendo