Turismo

Txai Resort cria protocolo e projeta reabertura para 1º de julho

Txai Resort cria protocolo e projeta reabertura para 1º de julho 1

O que seria um ano de festas e comemorações se transformou em período para olhar para dentro e investir em mudanças. No ano em que completa duas décadas de existência, o Txai Resort aproveitou o período de confinamento imposto pela covid-19 para melhorar sua infraestrutura e criar um protocolo de segurança para clientes e equipe.

Localizado a 20 minutos de Itacaré (BA), o empreendimento dedicou os três meses em que esteve fechado aos hóspedes para realizar as reformas necessárias, desenvolver novas regras que atendem aos desafios impostos pelo novo coronavírus e treinar seus colaboradores em relação a esses procedimentos.

Em videoconferência realizada hoje (2/6), Bruna Dib, diretora de Vendas e Marketing do Txai, afirma que a reabertura está prevista para 1º de julho, com operação inicial reduzida a 25% da capacidade. A data ainda depende da publicação de um decreto estadual que permita o funcionamento, além do incremento em termos de conectividade aérea.

A executiva projeta que a permissão do governo deva sair até a data marcada e comemora o incremento de voos para a região. “A Gol incluiu três voos semanais para Ilhéus, partindo de Guarulhos, na malha de junho; e também existe também a possibilidade de termos voos da Latam. Ainda dependemos do decreto, mas estamos confiantes que conseguiremos retornar às atividades”, diz. Continue lendo

Ilhéus mantém permanência no Mapa do Turismo Brasileiro com Classificação A

Ilhéus mantém permanência no Mapa do Turismo Brasileiro com Classificação A 2

Desde 2019 o município de Ilhéus, no sul da Bahia, passou a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro com a Classificação “A”. A oficialização veio do Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos seus Interlocutores Estaduais. Ao contrário do que foi veiculado, o município mantém a categorização até 2021, quando ocorrerá a próxima atualização.

Em nota, o Conselho Municipal de Turismo de Ilhéus informou que todos os novos critérios e adequações ainda serão oficialmente apresentados e discutidos em reunião do MTur, prevista para ocorrer no mês de abril deste ano, no estado do Pará. O esforço conjunto entre o Conselho, trade turístico e Poder Público Municipal, manteve Ilhéus no Mapa Nacional. Continue lendo

Cultura, turismo e esporte marcaram o Verão de Ilhéus

Cultura, turismo e esporte marcaram o Verão de Ilhéus 3

As campanhas e os projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Ilhéus ao longo da alta temporada na Cidade Verão, proporcionaram aos ilheenses e visitantes diversas opções de lazer, entretenimento, cultura, esporte e turismo. De dezembro de 2019 à fevereiro de 2020, diversas ações realizadas como o complexo de lazer na Avenida Soares Lopes, os receptivos dos navios, o Réveillon de Ilhéus com a maior virada do interior, festas populares e o projeto Verão Costa Costa, deram provas do porque esta é a estação mais quente do ano.

O circuito de entretenimento que foi instalado ao longo da Avenida Soares Lopes, ofereceu parque de diversões, Feira do Livro, ExpoIlhéus, Pavilhão Cultural com expositores do mercado de artesanato, área gastronômica com food trucks, circo e atrativos ligados à culinária, arte, música e cultura.

No quesito diversão, opções não faltaram na terra do chocolate. Com a festa do Réveillon que a Prefeitura de Ilhéus realizou dos dias 29 a 31 de dezembro, na Bahia, Ilhéus saiu na frente ao iniciar as homenagens à Armandinho, Dodô e Osmar pelos 70 anos do trio elétrico no dia da virada, no melhor réveillon da região que trouxe ainda outros sucessos que embalaram o público como Cheiro de Amor, Denny Denan e Solange Almeida, e que contou com a forte presença de músicos e bandas locais em um circuito montado a beira mar. Seguindo a programação, foi realizada a 19ª edição do Projeto Vem Louvar Verão, voltada para a juventude e todos aqueles que se identificam com a doutrina cristã. Continue lendo

Teixeira de Freitas vai ganhar voos diretos para SP e Salvador de mais uma companhia aérea

Teixeira de Freitas vai ganhar voos diretos para SP e Salvador de mais uma companhia aérea 4

A companhia VoePass acaba de lançar mais dois voos sem escalas em dois destinos turísticos da Bahia. A partir de 29 de março deste ano a empresa aérea terá voo direto de Teixeira de Freitas para Salvador. As passagens desta nova frequência já estão sendo vendidas no site da companhia, a antiga Passaredo.

Também em 29 de março a VoePass terá voos sem escalas de Porto Seguro para Salvador e de Ilhéus para a capital baiana. Esses novos voos vão ajudar a reduzir os preços das passagens já nestes destinos a Azul é a única que oferece atualmente voos diretos. Os hotéis em Salvador estão animados com o aumento de turistas após o lançamento destes novos voos. Continue lendo

Turistas do Sudeste têm preferência por Bahia e Rio Grande do Sul, segundo pesquisa do Ministério do Turismo

Turistas do Sudeste têm preferência por Bahia e Rio Grande do Sul, segundo pesquisa do Ministério do Turismo 5

O Ministério do Turismo concluiu uma pesquisa com agências de viagens de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo para entender a preferência dos moradores do Sudeste brasileiro em relação às viagens de 2020. De acordo com o resultado, as praias baianas, as serras e o vinhedo gaúcho são os destinos favoritos. 

A maioria dos entrevistados, por volta de 46,2%, quer aproveitar o Sol e as praias baianas, enquanto 17,9% querem aproveitar para conhecer as cidades e as atrações culturais e 9,8% querem praticar ecoturismo. O estudo ainda revela que as viagens em família fazem parte do cenário ideal para 48,4% dos participantes.

O levantamento é realizado a cada seis meses, com o objetivo de avaliar o entendimento de desempenho das agências e dos operadores turísticos. Também busca analisar o comportamento dos cidadãos em relação às viagens e as perspectivas dos empresários durante a alta temporada.  Continue lendo

Porto de Ilhéus recebe o Costa Fascinosa nesta terça-feira (18)

Porto de Ilhéus recebe o Costa Fascinosa nesta terça-feira (18) 6

Foto: Rodrigo Macedo

A escala extra do transatlântico Costa Fascinosa movimentará o Porto de Ilhéus e todo o receptivo de navios no início da tarde desta terça-feira (18).

De acordo com a Secretaria Municipal da Cultura e do Turismo (Secult), cerca de 3.780 passageiros vindos do Rio de Janeiro com destino à Salvador, a maioria brasileiros, desembarcam em Ilhéus para conhecer um pouco de sua história e das belezas da terra do chocolate.

O navio cruzeiro, uma verdadeira joia de engenharia equipada com todo o conforto e espaço para os turistas visitantes, incrementa o turismo ilheense nesta temporada. Continue lendo

Porto Seguro e Ilhéus estão entre os destinos mais procurados por turistas no carnaval

Porto Seguro e Ilhéus estão entre os destinos mais procurados por turistas no carnaval 7

As cidades de Porto Seguro e Ilhéus estão entre os destinos mais procurados por turistas de outros estados do Brasil e também de fora do país no carnaval. Para atender essa demanda, os aeroportos regionais, em ambos os locais, terão oferta de voos extras no mês de fevereiro. Juntos, os equipamentos da Costa do Descobrimento e do Litoral Sul baiano tem a estimativa de receber 226 mil pessoas nesse período.

Na Costa do Descobrimento, o aeroporto de Porto Seguro ofertará 245 voos extras no mês de fevereiro, além dos 442 regulares previstos. Um crescimento em mais de 55% no número total de voos. A expectativa é que cerca de 178 mil passageiros devem chegar ou partir pelo equipamento aeroportuário nesse período. Além de Salvador, as aeronaves terão como principais origens e destinos nacionais os estados de São Paulo, Brasília, Minas Gerais e Rio de Janeiro e o internacional será a cidade de Buenos Aires, na Argentina.

Em Ilhéus, o aeroporto Jorge Amado terá um aumento de aproximadamente 9% no número total de voos no próximo mês. O equipamento aeroviário do Litoral Sul baiano irá oferecer 16 voos extras em fevereiro, além dos 185 regulares. A estimativa é que 48 mil passageiros devem embarcar e desembarcar utilizando o Jorge Amado. As principais origens e destinos no período serão Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador. Continue lendo

Atividade turística na Bahia cresceu 1,3% em 2019

Atividade turística na Bahia cresceu 1,3% em 2019 8

O volume das atividades turísticas na Bahia cresceu 1,3% no acumulado do ano de 2019, de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sistematizadas nesta quinta-feira (13) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria estadual do Planejamento (Seplan). Na Receita Nominal, a Bahia apontou a quarta maior variação do país, com taxa de 6,9%.

“Esta é uma importante atividade da economia da Bahia e o resultado positivo para o ano de 2019 reflete as políticas públicas assertivas do governo do estado para o setor. Para se ter uma ideia da sua magnitude, o turismo possui participação de 4% do Produto Interno Bruto da Bahia, cujas zonas turísticas contemplam 133 municípios”, destacou o secretário do Planejamento, Walter Pinheiro. Continue lendo