Transporte

Detran-BA disponibiliza CRLV e CNH digitais no mesmo aplicativo

Detran-BA disponibiliza CRLV e CNH digitais no mesmo aplicativo 1

O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lança, nesta terça-feira (10), a versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro). Por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), estarão disponíveis a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o CLRV nas versões eletrônicas, com as mesmas informações e validade jurídica das respectivas versões impressas.

Para obter a CNH e o CRLV digitais, o cidadão deve baixar no celular o aplicativo CDT, disponível gratuitamente no Google Play e App Store, e cadastrar os documentos na plataforma, o que permitirá ao usuário visualizá-los sem a necessidade de acesso à internet. Somente veículos com o licenciamento em dia e carteiras que possuem o código bidimensional (QR-Code) poderão ser cadastrados. O proprietário do veículo poderá compartilhar o CRLV eletrônico com até cinco pessoas, que precisarão baixar também o app. Quem receber o documento não conseguirá exportar dados nem fazer compartilhamento.

O diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel, destaca a segurança da ferramenta tecnológica. “O aplicativo é protegido por senha e biometria. A autenticidade dos documentos é garantida por um QR-Code gerado no sistema e que pode ser verificado mesmo quando o celular estiver sem sinal de internet. O cidadão terá os dois documentos obrigatórios para dirigir regularizado na palma da mão e sem custo. O Detran ficou mais próximo dos condutores”. Continue lendo

Ilhéus vai receber mais uma vez o maior navio de passageiros de todas as temporadas nesta terça (03)

Ilhéus vai receber mais uma vez o maior navio de passageiros de todas as temporadas nesta terça (03) 2

Já começou oficialmente a temporada de cruzeiros da temporada primavera-verão que vai até abril de 2020. A portuária cidade de Ilhéus vai receber a maior embarcação de passageiros a navegar pela costa brasileira. O novíssimo MSC Seaview é o maior navio de cruzeiro turístico que a aportar na cidade, com chegada marcada para o dia 03 de dezembro. Lançado em junho do ano passado, ele traz um design completamente inovador, elegante e possui uma área vélica maior, com capacidade para acomodar 5.210 passageiros a bordo.

Além do lançamento do MSC Seaview, a temporada conta ainda com a passagem do MSC Fantasia, Costa Favolosa, Veedam, Prinsendam e Artania, e encerramento previsto para abril de 2020. No total, serão 19 embarcações a atracarem em Ilhéus, totalizando aproximadamente 80 mil passageiros. 

Transporte público em Ilhéus terá horário especial no fim de ano

Transporte público em Ilhéus terá horário especial no fim de ano 3

O sistema de transporte coletivo de Ilhéus terá horário modificado nos períodos de Natal e Ano Novo em Ilhéus. Gilson Nascimento, diretor da Superintendência de Transporte, Trânsito e Mobilidade (Sutram) acordou a decisão durante reunião realizada com diretores do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Ilhéus (SINDROD) e representantes das empresas concessionárias de transporte coletivo urbano de Ilhéus, no último dia 22 (sexta-feira), na sede do órgão.

Conforme o acordo firmado, na véspera do Natal e da Confraternização Universal, dias 24 e 31 de dezembro, respectivamente, os ônibus serão recolhidos às garagens a partir das 21h. No dia 24 o recolhimento de todos os veículos deverá ser realizado até às 22h, impreterivelmente. Já no dia 31, a partir das 22h, cada empresa manterá veículo de apoio, em virtude das festividades promovidas pela Prefeitura de Ilhéus.

De acordo com Gilson Nascimento, nos próximos dias será publicada uma portaria no Diário Oficial do Município.

O motorista de ônibus do transporte público de Ilhéus, que trocou agressões com uma passageira na quarta-feira (27), dentro do coletivo que conduzia, foi afastado da função nesta quinta

O motorista de ônibus do transporte público de Ilhéus, que trocou agressões com uma passageira na quarta-feira (27), dentro do coletivo que conduzia, foi afastado da função nesta quinta 4

O motorista de ônibus do transporte público de Ilhéus, que trocou agressões com uma passageira na quarta-feira (27), dentro do coletivo que conduzia, foi afastado da função nesta quinta (28). Um vídeo feito por testemunhas mostra a situação.

A Viametro Transportes Urbanos Ltda, empresa responsável pelo coletivo, apura o caso. A firma destacou que não compactua com agressões físicas ou verbais por parte de colaboradores contra os passageiros do transporte coletivo.
Continue lendo

Autoridades discutem temporada de cruzeiros marítimos em Ilhéus

Autoridades discutem temporada de cruzeiros marítimos em Ilhéus 5

Durante o encontro realizado no gabinete do prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre, na terça-feira (26), foram articuladas ações para ordenamento turístico da temporada 2019-2020 de navios. A reunião contou com a presença de Benedito Braga, subsecretário de Turismo do Estado da Bahia; Jorge Ávila, chefe de gabinete da pasta e trade turístico da cidade.

De acordo com Mário Alexandre, o debate é importante no sentido de organizar o receptivo dos turistas e oferecer um serviço de qualidade. “Uma reunião dentro do projeto de desenvolvimento econômico e turístico com as paradas de navios. A economia é aquecida, especialmente no comércio, serviços de transporte e artesanato”, destacou Mário Alexandre.

O prefeito salientou que trouxe a secretaria de Turismo da Bahia para entrar na luta, e firmar um acordo de benefício para que todos ganhem com o serviço. “O turista ou visitante precisa de segurança, tranquilidade e bem-estar. Estamos discutindo com os setores, a fim de fortalecer a cadeia produtiva da nossa cidade”.

Benedito Braga, por sua vez, observou que a Prefeitura trabalha de forma permanente propondo uma política de desenvolvimento para o município. “O nosso intuito é que Ilhéus continue recebendo um bom quantitativo de navios nas próximas temporadas”. Continue lendo

Empresa Viametro de Ilhéus entrega mais ônibus

Empresa Viametro de Ilhéus entrega mais ônibus 6

A empresa de transporte coletivo Viametro apresentou na manhã desta segunda-feira (25), mais dois novos ônibus que serão somados à sua frota. O ato atende o cumprimento das condições impostas no Decreto 133/2018 que reajustou a tarifa, e que estipulou algumas medidas para a melhoria do atendimento ao cidadão ilheense.

Segundo o decreto municipal, até o dia 30 de julho deste ano, as empresas deveriam entregar 14 novos ônibus (sete de cada), e mais 20 até julho de 2020. O prefeito de Ilhéus determinou ainda a construção de 10 pontos de ônibus, um deles na Praça Coronel Pessoa e outro no paredão do Hospital São José (em conclusão). Continue lendo

CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO VAI DISCUTIR NESTA QUINTA (21), O PROJETO MOTOCOBRA E A SITUAÇÃO DOS TRANSPORTES NO PORTO

CONSELHO MUNICIPAL DE TRANSPORTE E TRÂNSITO VAI DISCUTIR NESTA QUINTA (21), O PROJETO MOTOCOBRA E A SITUAÇÃO DOS TRANSPORTES NO PORTO 7

Foto: Ilustração

Na tarde desta quinta-feira (21), às 16h30 min, vai ser realizada uma reunião no salão de festa do SINDITAXI, na praça São Luiz na Conquista com o intuito de discutir o projeto do motocobra e situação dos taxistas e vans que foram proibidos de trabalhar no interior do porto.

Fica convocados conselheiros e quem tiver interesse de participar dos debates. 

 

ILHÉUS: Ônibus escolar sofre acidente quando transportava 50 alunos

ILHÉUS: Ônibus escolar sofre acidente quando transportava 50 alunos 8

Um ônibus escolar colidiu com uma árvore durante trajeto que levava cerca de 50 alunos para a Escola Indígena Tupinambá de Olivença, localizada em Sapucaeira. O acidente ocorreu na manhã desta quarta-feira (20). Não há maiores informações sobre o estado de saúde das vítimas.

O coletivo passava pelo trecho da zona rural de Olivença quando tudo ocorreu. A professora responsável pela turma, que não teve identidade revelada, contou que durante a descida de uma ladeira o motorista perdeu o freio do veículo e decidiu jogar o ônibus para fora da estrada. Após a batida, uma das estudantes que está grávida começou a passar mal e precisou ser carregada. Ainda de acordo com a professora, o ônibus estava mais cheio que o normal, pois outro transporte que também faz o serviço havia quebrado. Continue lendo