Tecnologia

COMON divulga boletim de balneabilidade das praias do litoral Sul

COMON divulga boletim de balneabilidade das praias do litoral Sul 1

O boletim de balneabilidade nº 44/2019, emitido na última sexta-feira (1º) pela Coordenação de Monitoramento dos Recursos Ambientais e Hídricos (COMON), vinculada ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), divulgou a situação da qualidade da água das praias do litoral sul da Bahia, em decorrência do derramamento de óleo na costa do Nordeste.

O relatório traz uma notícia positiva. De acordo com os dados disponibilizados pelo órgão, oito praias de Ilhéus estão próprias para banho: Ponta da Tulha; Praia do Cristo; Opaba; Ceplus Montante; Ceplus Jusante; Milionários; Cururupe e Olivença. O Inema informa que o monitoramento é divulgado semanalmente. Enquanto isso, voluntários também contribuem com o esforço nas atividades.

O comitê gestor montado em Ilhéus realiza ações de limpeza e fiscalização contínua das praias atingidas. As ações preventivas de combate às manchas de óleo foram alinhadas semanas antes, mediante a atuação da Prefeitura, junto à Marinha, Corpo de Bombeiros Militar e órgãos ambientais, reunindo militares e técnicos com a participação de centena de voluntários para limpeza das praias. Continue lendo

Twitter vai passar a proibir todos os tipos de propaganda política

Twitter vai passar a proibir todos os tipos de propaganda política 2

O microblog Twitter anunciou que vai passar a proibir todos os tipos de propaganda política em todo o mundo a partir de novembro. A decisão foi tuitada pelo diretor Jack Dorsey. Ele disse que a proibição de todos os tipos de propaganda política paga passará a valer do dia 22 de novembro em diante, mas algumas exceções, como, por exemplo, anúncios em apoio ao recenseamento eleitoral, ainda serão permitidas.

O Twitter adotou a medida em meio às crescentes críticas de que anúncios pagos em redes sociais provocam campanhas de difamação e que muitos deles contêm equívocos ou informações falsas. A medida contrasta com o Facebook, que afirmou que não vai proibir propagandas políticas e nem vai verificar o conteúdo de anúncios de políticos.

WhatsApp libera mais uma nova versão do aplicativo de mensagens

WhatsApp libera mais uma nova versão do aplicativo de mensagens 3

O WhatsApp liberou nesta segunda-feira (28) uma nova versão do aplicativo de mensagens. Com o update, foram liberados dois novos recursos.

A versão 2.19.110 está disponível para o sistema operacional iOS. Com ela, mensagens recebidas em conversas silenciadas agora não serão mais indicadas no ícone do app.

Outro novidade, o app também recebeu melhorias na usabilidade. “Edite arquivos de mídia com as novas guias de alinhamento que ajudam a posicionar melhor figurinhas, emojis e muito mais”, revela a descrição. Continue lendo

WhatsApp admite envio ilegal de mensagens em massa nas eleições de 2018

WhatsApp admite envio ilegal de mensagens em massa nas eleições de 2018 4

Finalmente, a confirmação. Depois de muita polêmica, o WhatsApp finalmente admitiu oficialmente que houve envio ilegal de mensagens em massa durante as eleições de 2018 no Brasil. A informação foi confirmada pelo gerente de Políticas Públicas e Eleições Globais da empresa, Ben Supple, e divulgada pela Folha de S. Paulo nesta terça (08), em uma reportagem da jornalista Patrícia Campos Mello.

“Na eleição brasileira do ano passado houve a atuação de empresas fornecedoras de envios maciços de mensagens, que violaram nossos termos de uso para atingir um grande número de pessoas”, disse Supple, durante uma palestra no Festival Gabo. Este tipo de estratégia eleitoral é proibido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O executivo do WhatsApp também condenou grupos públicos que compartilham conteúdo político. “Vemos esses grupos como tabloides sensacionalistas, onde as pessoas querem espalhar uma mensagem para uma plateia e normalmente divulgam conteúdo mais polêmico e problemático”, disse. “Nossa visão é: não entre nesses grupos grandes, com gente que você não conhece. Saia desses grupos e os denuncie.” Continue lendo

Nova Carteira de Trabalho Digital passa a ter validade

Nova Carteira de Trabalho Digital passa a ter validade 5

A Carteira de Trabalho Digital passa a ter validade a partir desta terça-feira. O governo federal publicou no Diário Oficial da União as regras para a emissão do documento. Todas as pessoas inscritas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) estarão incluídas no novo sistema, porém o trabalhador precisará habilitar o aplicativo.

Até segunda-feira, era possível ter o documento digital como uma extensão da carteira física. A partir de agora, os dois documentos têm o mesmo peso legal, sendo permitido ao trabalhador escolher apenas um deles.

De acordo com a portaria, os registros eletrônicos feitos pelo empregador na carteira digital serão equivalentes às anotações em papel (como data de admissão, remuneração e condições especiais). O empregador será obrigado a dar acesso ao empregado a todas as informações do contrato de trabalho também na versão eletrônica. Continue lendo

Android 10 deve ser lançado no dia 3 de setembro de 2019

Android 10

O Android 10, próxima versão do sistema do Google, deve ser lançado no dia 3 de setembro de 2019. De acordo com o site especializado Phone Arena, a data foi confirmada por atendentes do Suporte do Google. Um funcionário também teria confirmado a um leitor do portal norte-americano que a atualização será disponibilizada na próxima semana.

Os primeiros aparelhos que devem receber o sistema são os modelos da linha Pixel, fabricados pelo próprio Google, incluindo os lançados em 2016, mesmo estando fora da janela de atualização de dois anos. Outras fabricantes, como Samsung, Motorola, Xiaomi e Huawei, devem liberar a atualização do Android posteriormente, de acordo com seus próprios calendários.

Continue lendo

As várias vantagens de um aplicativo VPN

As várias vantagens de um aplicativo VPN

Quem já escutou este termo pode saber o que significa mas não sabe das vantagens e aplicações possíveis com um aplicativo VPN.

Rede Privada Virtual ou VPN é uma camada de proteção que é inserida em cima de outra conexão, criptografando tudo que transita de um dispositivo para outro de forma a proteger a privacidade das pessoas e o anonimato. Quem não deseja mais que o seu provedor de internet saiba os sites que visita, pode instalar um aplicativo VPN no computador ou celular para ficar seguro.

Alguns governos bloqueiam determinados sites e plataformas como YouTube, Netflix, entre outros. A VPN passa a ser importante principalmente em países autoritários.

Continue lendo

WhatsApp pode passar a funcionar em mais de um aparelho ao mesmo tempo

WhatsApp

WhatsApp

Ainda não tem nada confirmado, mas ao que tudo indica o pessoal do WhatsApp já tá trabalhando em uma atualização pra permitir que o aplicativo possa funcionar em mais de um aparelho como em dois smartphones diferentes. Ou em um iPhone e um iPad ao mesmo tempo,

Hoje em dia não dá pra fazer isso, já que o login é feito com o número de celular, então tem que ser no aparelho que tem o chip. E mesmo que você instale em outro e registre, no momento que você faz o login no outro, o WhatsApp deixa de funcionar no primeiro.

Continue lendo