Tecnologia

Estados têm 60 dias para começar emitir novo RG com 14 documentos

Estados têm 60 dias para começar emitir novo RG com 14 documentos 1

Cerca de 15 estados do país tem até 60 dias para implantar a emissão do novo RG que inclui 14 tipos de documentos. 12 estados do país já estão emitindo o documento. Veja o valor.

Além do CPF e dos dados de NIS/PIS/PASEP, que já estavam presentes na versão anterior, é possível colocar título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de serviço militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH, cartão nacional de saúde, e documento de identidade profissional (carteira da Fenaj para jornalistas).

Não tem validade

O novo RG não tem validade, a não ser para brasileiros nascidos no exterior ou filhos de estrangeiros naturalizados, enquanto forem menores de 18 anos. Nesses casos, é preciso renovar o RG quando atingir a maioridade. Se a pessoa não puder assinar na hora de fazer o documento, o RG só valerá por 90 dias. Continue lendo

Facebook libera novo visual e tema escuro

Facebook libera novo visual e tema escuroO Facebook começou a liberar a versão remodelada da rede social no computador. Anunciada em maio de 2019, a mudança traz alterações no esquema de cores da plataforma, trocando o tradicional azul por um visual mais claro. Além disso, entre as novidades estão a reorganização de menus e o aumento na velocidade de acesso às principais funções. A empresa vem chamando a atualização de “O Novo Facebook” e inclui opções de modo claro ou escuro para escolher.

Continue lendo

Positivo Tecnologia entra no mercado de locação de equipamentos

Positivo Tecnologia entra no mercado de locação de equipamentos 2

A Positivo Tecnologia anuncia o serviço de locação e manutenção de computadores, celulares e servidores para o mercado corporativo. Chamada de “Positivo As A Service”, a área tem o objetivo de reduzir despesas com o parque tecnológico conforme as necessidades específicas de cada cliente.

Além disso, a Positivo oferece a garantia durante todo o período do contrato, atualização e troca do parque ao final do contrato e dispensa o alto investimento necessário na aquisição de equipamentos. O cliente troca o investimento elevado por parcelas mensais reduzidas que se adequam ao seu fluxo de caixa. Continue lendo

ILHÉUS VAI RECEBER SINAL DIGITAL DA TVE A PARTIR DE HOJE (09)

tve

Localizada no Sul da Bahia, Ilhéus é a nova cidade a ser contemplada com a chegada do sinal digital da TVE. A partir desta segunda-feira (9), através do canal 10.1, os mais de 160 mil moradores da região passarão a ter acesso, em alta definição, a conteúdos diversificados de cultura, educação, esporte e informação, além de produções internacionais.

A solenidade de inauguração acontece às 14h, na Escola Estadual Antônio Sá Pereira, e contará com as presenças do secretário de Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, e do diretor geral do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb), Flávio Gonçalves. O IRDEB faz parte da estrutura organizacional da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC). Continue lendo

Agendamento de serviços na Rede SAC passará para o SAC Digital

Agendamento de serviços na Rede SAC passará para o SAC Digital 3

A Rede SAC passará por mudanças no agendamento de serviços para os postos da capital e interior do estado. A partir da próxima segunda-feira (2), o sistema de agendamentos do Portal SAC será desativado e os atendimentos por hora marcada deverão ser realizados através do site e do aplicativo SAC Digital, plataforma de serviços on-line do Governo da Bahia. A medida, além de padronizar o atendimento, vai concentrar informações sobre os serviços ofertados em toda a Rede e personalizar o relacionamento com o usuário, com o envio de alertas, sugestão de serviços e acesso rápido aos favoritos.

Para realizar o agendamento através do SAC Digital, seja portal ou aplicativo, o usuário precisar criar um novo cadastro na plataforma, informando dados pessoais, endereço e senha. Uma mensagem automática para ativação do perfil é encaminhada para o e-mail do cidadão, que deve ser válido e informado corretamente. Após a validação, o cadastro está concluído e o usuário pode acessar seu perfil, realizar agendamentos e buscar informações sobre serviços diretamente no SAC Digital.

Para o secretário da Administração, Edelvino Góes, a mudança está em consonância com os investimentos do Estado em governança digital. “Está é mais uma iniciativa exitosa da administração estadual baiana com foco na digitalização de serviços e na oferta de atendimento de excelência ao cidadão, que poderá buscar informações e realizar atendimentos de forma mais ágil e rápida, com serviços na palma da mão”, avaliou. Continue lendo

WhatsApp vai banir compartilhamento em massa, entenda

WhatsApp vai banir compartilhamento em massa, entenda 4

A plataforma de mensagens WhatsApp sugeriu a inclusão nas regras de propaganda eleitoral para as eleições municipais de 2020 de um artigo que vede expressamente os disparos em massa via aplicativos de troca de mensagens.

Em audiência pública realizada na quarta-feira (27/11) no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre tais regras, o advogado Thiago Sombra, que representa o WhatsApp, sugeriu que o artigo 34 da minuta de resolução, que proíbe a propaganda eleitoral via telemarketing, seja expandido para vedar também o disparo em massa de mensagens através de aplicativos.

“Nossa sugestão é que essa vedação se estenda a ferramentas que oferecem mensagens eletrônicas em massa, automatizadas ou em forma de spam”, defendeu Sombra. “Essa é a maior contribuição que acredito que o WhatsApp quer dar a essas eleições”, afirmou o advogado durante a audiência pública. Continue lendo

Carteirinha digital de estudante já pode ser baixada nas lojas virtuais de celular

Carteirinha digital de estudante já pode ser baixada nas lojas virtuais de celular 5

A carteirinha digital gratuita do Ministério da Educação, ID Estudantil, já pode ser baixada nas lojas virtuais de celular: Apple Store, para iOS, e Google Play, para Android.

O aplicativo foi lançado esta semana e já está inteiramente disponível.

Ele pode ser localizado como “ID Estudantil” tanto nas lojas, quanto no espaço “Governo do Brasil”, dentro das plataformas.

Fique atento: somente o aplicativo com este nome é do MEC. Continue lendo

Celulares pré-pagos desatualizados são bloqueados hoje (18)

celular pre pago

As pessoas portadoras de telefones celulares pré-pagos que não atualizaram seus cadastros, após terem recebido notificação das operadoras, estão com suas linhas bloqueadas a partir desta segunda-feira (18), segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

De acordo com a Anatel, a medida vale para os clientes dos seguintes estados: Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e São Paulo.

A agência informou que menos de 1% dos 91 milhões de celulares pré-pagos dessas regiões apresenta alguma pendência cadastral. Alertou também que é a última fase da campanha de comunicação aos consumidores com cadastros desatualizados, realizada pelas prestadoras Algar, Claro, Oi, Sercomtel, Tim e Vivo, dentro do Projeto Cadastro Pré-Pago, acompanhado pela Anatel. Continue lendo