Tecnologia

Prefeitura de Ilhéus lança plataforma para comércio on-line

Prefeitura de Ilhéus lança plataforma para comércio on-line 1

Aproximar os clientes das empresas em tempos de pandemia e fomentar um ambiente online de comércio é o que Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, realiza para minimizar os impactos econômicos. A plataforma Ilhéus Comércio Online https://comercio.ilheus.ba.gov.br possibilita que o comerciante ou empresário realize um cadastro de sua empresa para ser encontrado pelo seu cliente.

“Essa plataforma foi feita justamente para estreitar a relação entre o cliente e o comerciante, e, assim, fomentar o nosso comércio local para o processo de reaquecimento da economia. Essa é uma das alternativas e frentes de trabalho para amenizar os impactos do coronavírus. Sem dúvidas, chegou o tempo das empresas enxergarem o e-commerce como uma ferramenta que cada vez mais, além de uma realidade, tornou-se uma necessidade, sobretudo diante desse inimigo invisível, que é o coronavírus”, destacou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. Continue lendo

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA LIBERNET SOBRE A POSTAGEM DO ILHÉUS.NET

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA LIBERNET SOBRE A POSTAGEM DO ILHÉUS.NET 2

A Empresa Libernet, informa que devido aos decretos municipal e estadual ante a pandemia do CORONAVIRUS, teve prejudicada a expansão da rede até a localidade informada na matéria.

Informa ainda que em momento algum vendeu ou prometeu instalação qualquer morador do distrito de Mamoã.

Que não orientou qualquer pessoa a cancelar outro serviço, e está se assim o fez, foi por conta própria ou precipitada.

À todos que entravam em contato pelo site, redes sociais e pelo 0800, foram informados de que há a expansão da rede, contudo, em momento algum foi informado de que havia cobertura na região e explicava ainda o porquê estava no site o nome do distrito informado. Continue lendo

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas 3

A rede social Facebook publicou nesta terça-feira (12) relatório sobre as ações tomadas para prevenir a disseminação de conteúdos falsos ou duvidosos na internet. Segundo o Relatório de Aplicação dos Padrões da Comunidade, cerca de 50 milhões de postagens relacionadas ao novo coronavírus, publicadas tanto no Facebook quanto no Instagram, foram consideradas incompatíveis com as políticas da empresa.

“Passamos os últimos anos construindo ferramentas, equipes e tecnologias para ajudar a proteger as eleições de interferências, evitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos e manter as pessoas protegidas de conteúdos nocivos”, afirma o vice-presidente de Integridade do Facebook, Guy Rosen, em comunicado.

O relatório do Facebook diz também que a maior parte do trabalho de filtragem de conteúdo é feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

Apenas uma parte da filtragem é reavaliada por revisores de conteúdo, enquanto a maior parte é excluída automaticamente. “Trabalhamos com mais de 60 organizações de verificação de fatos que revisam e classificam conteúdos em mais de 50 idiomas ao redor do mundo. No mês passado, continuamos a expandir nosso programa para adicionar mais parceiros e idiomas. Desde o início de março, adicionamos oito novos parceiros e expandimos nossa cobertura para mais de uma dúzia de novos países”, revela Rosen. Continue lendo

Moradores de Mamoan estão na bronca com provedor de internet

Moradores de Mamoan estão na bronca com provedor de internet 4

Moradores da comunidade do distrito de Mamoan, localizada na cidade de Ilhéus, estão se sentido enganadas pela empresa Libernet, prestadora de serviço de internet, na qual divulga em seu site cobertura da mesma desde o início do ano de 2020.

Com isso, algumas pessoas foram informadas que seria instalada a rede no começo de março, contudo até o momento nenhuma justificativa foi dada aos moradores, além disso acreditando que realmente teriam os serviços implantados muitos cancelaram outros provedores que tinham como por exemplo de via satélite e operadoras de celulares.

A divulgação da mesma é através do link http://libernet.com.br/mamoa-ilheus e do aplicativo pelo 0800 500 8888.
Continue lendo

Aplicativo monitora casos de Covid-19 em Ilhéus

Aplicativo monitora casos de Covid-19 em Ilhéus 5

A população ilheense já pode ter acesso ao aplicativo “Monitora”, lançado pelo Governo da Bahia para acompanhar os casos suspeitos e confirmados da Covid-19 na cidade. A ferramenta viabiliza o atendimento remoto e já está disponível gratuitamente no sistema Android. Para instalá-la, é necessário fazer a busca pela palavra “monitoracorona”, digitada de forma junta, e selecionar o aplicativo “Monitora Covid-19”, de cor azul.

O app constitui uma sala de situação com a função de apoiar a gestão municipal no monitoramento dos casos em isolamento domiciliar de forma mais eficaz e dinâmica. A ferramenta permite mapear e classificar cada caso, possibilitando que os planejamentos de ações estejam em consonância com a realidade epidemiológica da pandemia e a necessidade de cada indivíduo. Continue lendo

SEMA-BA abre inscrições para cinco cursos EaD na área ambiental

SEMA-BA abre inscrições para cinco cursos EaD na área ambiental 6

Diante do cenário mundial de distanciamento social para impedir o avanço do novo coronavírus, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) abre, nesta quinta-feira (2), as inscrições para cinco novos cursos gratuitos na modalidade de ensino a distância – EaD, por meio do Programa de Formação em Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Formar). Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de abril, pelo endereço: (http://ead.meioambiente.ba.gov.br/).  

Serão disponibilizadas 400 vagas nas áreas de Licenciamento Ambiental, Ecologia da Paisagem, Avaliação Integrada de Impactos Socioambientais, Gerenciamento Costeiro e Política e Gestão dos Recursos Hídricos. Os cursos serão realizados entre os dias 14 de abril e 26 de maio, com carga horária de 40 horas, onde os participantes poderão ter acesso ao conteúdo pelo computador ou dispositivo móvel. Os critérios de avaliação devem ser conferidos no site.

“Os cursos EaD têm sido uma alternativa durante essa pandemia. Essa é uma forma de aprender, se atualizar e  aproveitar o tempo em casa. O Programa Formar será uma ótima opção para atender a população nesse período. Além disso, conseguiremos formar multiplicadores em busca da eficiência das políticas públicas voltadas para gestão ambiental”, destaca o titular da Sema, João Carlos Oliveira. Continue lendo

MAPEAMENTO DE SINTOMÁTICOS APRESENTA PRIMEIRO BOLETIM PARA ILHÉUS

MAPEAMENTO DE SINTOMÁTICOS APRESENTA PRIMEIRO BOLETIM PARA ILHÉUS 7

Foi divulgado nesta terça-feira, dia 31, o primeiro boletim com dados coletados a partir de uma ferramenta on-line que tem o objetivo de mapear sintomáticos em Ilhéus. A ferramenta pretende indicar possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no município, inclusive, através de um mapa interativo (veja aqui). O projeto independente foi idealizado pelo comunicólogo Lucas Vitorino (@lucasvitorino73) e o social media Jhonnis Melgaço (@jhonnismel). Clique aqui para acessar.

Os dados apresentados correspondem a informações de 29 pessoas que preencheram voluntariamente um formulário entre os dias 30 e 31 de março. Dos participantes, 19 afirmaram que são do sexo feminino e 10 do sexo masculino, entre as idades de 17 e 44 anos. Desses, 4 participantes (1 do sexo masculino e 3 do sexo feminino) disseram que aguardam o resultado de teste para Covid-19.

Sobre sintomas, afirmaram sentir: tosse (19 pessoas); febre (12 pessoas); coriza (8 pessoas); dor de garganta (12 pessoas); dor de cabeça (16 pessoas); dor no corpo (13 pessoas); tontura (7 pessoas); dor no peito (13 pessoas); dificuldade de respirar (13 pessoas), diarréia (1 pessoa); colite (1 pessoa) e calafrios (1 pessoa). Continue lendo

Telefonia 4G: Banco do Pedro e Inema terão sinal ativado até junho de 2021

Telefonia 4G: Banco do Pedro e Inema terão sinal ativado até junho de 2021 8

A informação foi confirmada durante o último ‘Papo Correria’ exibido na terça-feira (10). Ao lado do secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o governador Rui Costa disse que a telefonia móvel está chegando às regiões interioranas do estado, através do projeto Fala Bahia, que levará tecnologia móvel 4G. As localidades do Banco do Pedro e Inema serão atendidas pela operadora Claro.

O governador disse que estão sendo investidos cerca de R$ 300 mil por estação rádio base instalada em cada uma das 88 localidades contratadas, das quais, 18 já contam com o sinal ativado das operadoras Claro ou Tim. “A obrigação dessas operadoras é levar a tecnologia até a sede dos municípios, foi aí que resolvemos atender o pedido daqueles que moram nas regiões afastadas, algumas delas maiores que a própria sede”, explicou o dirigente.

Mais localidades – A previsão, segundo Marcus Cavalcanti, é que até o segundo semestre de 2021, todas as localidades estejam falando. “O programa de expansão das redes de celulares era bastante aguardado. Estaremos lançando um novo edital para que outras empresas se habilitem para levar os serviços para outras 105 localidades que ainda não possuem sinal de celular e nem de internet”, adiantou o secretário. Continue lendo