Tecnologia

SAC DIGITAL PASSA A EMITIR CPF ATRAVÉS DO SITE E APLICATIVO

SAC DIGITAL PASSA A EMITIR CPF ATRAVÉS DO SITE E APLICATIVO 1

A plataforma eletrônica de serviços do estado, SAC Digital, passou a emitir o CPF de forma on-line, nesta quinta-feira (25), sem precisar que o cidadão se desloque pessoalmente para ter acesso ao documento. Também estarão disponíveis no SAC Digital outros serviços relacionados ao Cadastro de Pessoa Física (CPF) como expedição da 2ª via, regularização e alteração do cadastro, além de emissão de comprovante de situação cadastral.

Para ter acesso aos novos serviços relacionados ao CPF os interessados devem acessar o site do SAC Digital, através do computador ou dispositivos móveis. Para os celulares e tablets está disponível um aplicativo que pode ser baixado nas lojas App Store ou Google Play.

O SAC Digital oferece serviços públicos pela internet. Atualmente, a plataforma já disponibiliza 25 serviços on-line, como emissão de RG, da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), expedição de documento de veículo, matrícula na rede estadual de ensino, dentre outros. Continue lendo

Inteligência Artificial levará a diagnostico de covid-19 em 3 minutos

Inteligência Artificial levará a diagnostico de covid-19 em 3 minutos 2

Pesquisadores da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), estão desenvolvendo um novo teste mais rápido e mais barato para diagnosticar a covid-19. Por meio de um sistema de inteligência artificial, o computador poderá reconhecer, através da saliva, se a pessoa tem características de um indivíduo infectado ou saudável, em até três minutos.

O doutor em ciências, Valério Garrone Barauna, que é um dos desenvolvedores da pesquisa, disse que se a tecnologia funcionar, ela poderá ser utilizada em aeroportos, eventos públicos, shopping e empresas, além da proposta de auxiliar o diagnostico clínico dos hospitais.

Como funciona ?

O projeto está na primeira fase de pesquisa, neste momento, os pesquisadores Valério Garrone Barauna e José Geraldo Mill, pretendem ensinar o computador a reconhecer o perfil de ligações químicas na saliva dos pacientes diagnosticados com covid-19 e diferenciar, automaticamente, do perfil de ligações químicas dos pacientes saudáveis.

“Primeiramente nós estamos analisando, em laboratório, a saliva ou swabs (cotonetes) de pacientes suspeitos da doença, e também, de pessoas que não possuem o vírus. Dessa forma, vamos entender quais as diferenças entre elas e fazer com que o computador consiga também identificar esse padrão. Para isso, vamos utilizar a inteligência artificial e espectroscopia no infravermelho (FT-IR)”, explicou. Continue lendo

Agenda da Secretaria de Educação está recheada de conteúdos onlines nesta semana. Confira!

Agenda da Secretaria de Educação está recheada de conteúdos onlines nesta semana. Confira! 3

Conteúdo virtual, com interatividade no ambiente online. É assim que a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) da Prefeitura de Ilhéus também continua atuando desde o início do isolamento social. Na agenda virtual dessa semana, uma programação especial começa logo mais, às 14h. Saiba mais!

Nesta terça-feira (9), às 14h no aplicativo Zoom, acontece a videoaula do projeto Arte e Dança para os alunos inscritos. Na tarde de hoje, também às 14h, acontece uma live aberta e especial no Instagram da Seduc @seduc_ilheus sobre o dia do tenista. O educador físico, especialista em treinamento esportivo, Danillo Rabat, entrevista o convidado Benicio Aguiar.

Amanhã, dia 10, ocorre a segunda chamada do Kit Alimentação, para os pais ou responsáveis que ainda realizaram a retirada dos kits na unidade escolar. Das 9h às 12h, também quarta-feira, haverá uma reunião presencial dos gestores nas unidades escolares para assuntos pedagógicos internos entre a Seduc e os gestores. Às 15h, reunião integrada da Seduc do mês de junho com os gestores, por meio do aplicativo Zoom. Continue lendo

Ferramenta ‘Fique no Lar’ aproxima comércio e consumidor durante a pandemia

celular pre pago

A ferramenta ‘Fique no Lar’, idealizada e realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, em parceria com o Governo da Bahia e Governo do Ceará, facilita a divulgação de estabelecimentos e negócios, sejam eles formais ou informais, que prestam serviços em casa, fazem entregas em domicílio ou oferecem serviços de retiradas de produtos durante a pandemia do coronavírus.

Disponível de forma gratuita para todo Brasil, a plataforma alcançou, na Bahia, 1.842 cadastros, em 222 municípios dos 27 Territórios de Identidade da Bahia. O objetivo é ampliar a comunicação com os pequenos e médios negócios, para incentivar as atividades econômicas neste momento de pandemia do Covid-19. O setor de alimentos se mantém na liderança de cadastros para prestação de serviços de delivery. Continue lendo

Prefeitura de Ilhéus lança plataforma para comércio on-line

Prefeitura de Ilhéus lança plataforma para comércio on-line 4

Aproximar os clientes das empresas em tempos de pandemia e fomentar um ambiente online de comércio é o que Prefeitura de Ilhéus, por meio da secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, realiza para minimizar os impactos econômicos. A plataforma Ilhéus Comércio Online https://comercio.ilheus.ba.gov.br possibilita que o comerciante ou empresário realize um cadastro de sua empresa para ser encontrado pelo seu cliente.

“Essa plataforma foi feita justamente para estreitar a relação entre o cliente e o comerciante, e, assim, fomentar o nosso comércio local para o processo de reaquecimento da economia. Essa é uma das alternativas e frentes de trabalho para amenizar os impactos do coronavírus. Sem dúvidas, chegou o tempo das empresas enxergarem o e-commerce como uma ferramenta que cada vez mais, além de uma realidade, tornou-se uma necessidade, sobretudo diante desse inimigo invisível, que é o coronavírus”, destacou o prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. Continue lendo

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA LIBERNET SOBRE A POSTAGEM DO ILHÉUS.NET

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA LIBERNET SOBRE A POSTAGEM DO ILHÉUS.NET 5

A Empresa Libernet, informa que devido aos decretos municipal e estadual ante a pandemia do CORONAVIRUS, teve prejudicada a expansão da rede até a localidade informada na matéria.

Informa ainda que em momento algum vendeu ou prometeu instalação qualquer morador do distrito de Mamoã.

Que não orientou qualquer pessoa a cancelar outro serviço, e está se assim o fez, foi por conta própria ou precipitada.

À todos que entravam em contato pelo site, redes sociais e pelo 0800, foram informados de que há a expansão da rede, contudo, em momento algum foi informado de que havia cobertura na região e explicava ainda o porquê estava no site o nome do distrito informado. Continue lendo

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas

Facebook anuncia exclusão de mais de 50 milhões de postagens falsas 6

A rede social Facebook publicou nesta terça-feira (12) relatório sobre as ações tomadas para prevenir a disseminação de conteúdos falsos ou duvidosos na internet. Segundo o Relatório de Aplicação dos Padrões da Comunidade, cerca de 50 milhões de postagens relacionadas ao novo coronavírus, publicadas tanto no Facebook quanto no Instagram, foram consideradas incompatíveis com as políticas da empresa.

“Passamos os últimos anos construindo ferramentas, equipes e tecnologias para ajudar a proteger as eleições de interferências, evitar a disseminação de desinformação em nossos aplicativos e manter as pessoas protegidas de conteúdos nocivos”, afirma o vice-presidente de Integridade do Facebook, Guy Rosen, em comunicado.

O relatório do Facebook diz também que a maior parte do trabalho de filtragem de conteúdo é feito por algoritmos de inteligência artificial que identificam conteúdos abusivos com expressões de discurso de ódio, nudez adulta e atividades sexuais, violência e conteúdo explícito, bullying e assédio.

Apenas uma parte da filtragem é reavaliada por revisores de conteúdo, enquanto a maior parte é excluída automaticamente. “Trabalhamos com mais de 60 organizações de verificação de fatos que revisam e classificam conteúdos em mais de 50 idiomas ao redor do mundo. No mês passado, continuamos a expandir nosso programa para adicionar mais parceiros e idiomas. Desde o início de março, adicionamos oito novos parceiros e expandimos nossa cobertura para mais de uma dúzia de novos países”, revela Rosen. Continue lendo

Moradores de Mamoan estão na bronca com provedor de internet

Moradores de Mamoan estão na bronca com provedor de internet 7

Moradores da comunidade do distrito de Mamoan, localizada na cidade de Ilhéus, estão se sentido enganadas pela empresa Libernet, prestadora de serviço de internet, na qual divulga em seu site cobertura da mesma desde o início do ano de 2020.

Com isso, algumas pessoas foram informadas que seria instalada a rede no começo de março, contudo até o momento nenhuma justificativa foi dada aos moradores, além disso acreditando que realmente teriam os serviços implantados muitos cancelaram outros provedores que tinham como por exemplo de via satélite e operadoras de celulares.

A divulgação da mesma é através do link http://libernet.com.br/mamoa-ilheus e do aplicativo pelo 0800 500 8888.
Continue lendo