Tecnologia

MAPEAMENTO DE SINTOMÁTICOS APRESENTA PRIMEIRO BOLETIM PARA ILHÉUS

MAPEAMENTO DE SINTOMÁTICOS APRESENTA PRIMEIRO BOLETIM PARA ILHÉUS 1

Foi divulgado nesta terça-feira, dia 31, o primeiro boletim com dados coletados a partir de uma ferramenta on-line que tem o objetivo de mapear sintomáticos em Ilhéus. A ferramenta pretende indicar possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no município, inclusive, através de um mapa interativo (veja aqui). O projeto independente foi idealizado pelo comunicólogo Lucas Vitorino (@lucasvitorino73) e o social media Jhonnis Melgaço (@jhonnismel). Clique aqui para acessar.

Os dados apresentados correspondem a informações de 29 pessoas que preencheram voluntariamente um formulário entre os dias 30 e 31 de março. Dos participantes, 19 afirmaram que são do sexo feminino e 10 do sexo masculino, entre as idades de 17 e 44 anos. Desses, 4 participantes (1 do sexo masculino e 3 do sexo feminino) disseram que aguardam o resultado de teste para Covid-19.

Sobre sintomas, afirmaram sentir: tosse (19 pessoas); febre (12 pessoas); coriza (8 pessoas); dor de garganta (12 pessoas); dor de cabeça (16 pessoas); dor no corpo (13 pessoas); tontura (7 pessoas); dor no peito (13 pessoas); dificuldade de respirar (13 pessoas), diarréia (1 pessoa); colite (1 pessoa) e calafrios (1 pessoa). Continue lendo

Telefonia 4G: Banco do Pedro e Inema terão sinal ativado até junho de 2021

Telefonia 4G: Banco do Pedro e Inema terão sinal ativado até junho de 2021 2

A informação foi confirmada durante o último ‘Papo Correria’ exibido na terça-feira (10). Ao lado do secretário da Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, o governador Rui Costa disse que a telefonia móvel está chegando às regiões interioranas do estado, através do projeto Fala Bahia, que levará tecnologia móvel 4G. As localidades do Banco do Pedro e Inema serão atendidas pela operadora Claro.

O governador disse que estão sendo investidos cerca de R$ 300 mil por estação rádio base instalada em cada uma das 88 localidades contratadas, das quais, 18 já contam com o sinal ativado das operadoras Claro ou Tim. “A obrigação dessas operadoras é levar a tecnologia até a sede dos municípios, foi aí que resolvemos atender o pedido daqueles que moram nas regiões afastadas, algumas delas maiores que a própria sede”, explicou o dirigente.

Mais localidades – A previsão, segundo Marcus Cavalcanti, é que até o segundo semestre de 2021, todas as localidades estejam falando. “O programa de expansão das redes de celulares era bastante aguardado. Estaremos lançando um novo edital para que outras empresas se habilitem para levar os serviços para outras 105 localidades que ainda não possuem sinal de celular e nem de internet”, adiantou o secretário. Continue lendo

Ilhéus receberá sinal digital da Bandeirantes

Ilhéus receberá sinal digital da Bandeirantes 3

A Band Nordeste tem aumentado seu alcance na região, ampliando seu sinal digital para novas localidades. Recentemente, o sinal chegou às cidades de Irecê, Barreiras e Luiz Eduardo Magalhães.

A previsão é que, ainda neste mês de março, a tecnologia digital da emissora chegue à Juazeiro, Ilhéus e Itabuna. Telespectadores de outros estados também vão poder acompanhar a programação da Band Nordeste com qualidade superior de imagem e som. Continue lendo

Lei na Bahia proíbe validade em crédito de celular pré-pago

como conectar celular a tv

Uma lei aprovada na Bahia proíbe que as operadoras de telefonia celular estabeleçam validade para os créditos na modalidade pré-paga. O projeto é de autoria do deputado Alex da Piatã (PSD) e o texto foi publicado no Diário Oficial do Legislativo em 8 de fevereiro.

A lei tem o objetivo de atender as “necessidades dos consumidores, o respeito à sua dignidade, a proteção de seus interesses econômicos”, além de trazer “transparência e harmonia das relações de consumo”.

As operadoras que descumprirem estão sujeitas às sanções previstas no Código de Defesa do Consumidor, e serão fiscalizadas por entidades de proteção e defesa do consumidor da Bahia.

O Sinditelebrasil, sindicato que representa o setor de telefonia, afirmou que “a liberdade das operadoras de atuarem com diversos modelos de negócio é positiva para o consumidor e qualquer lei que limite essa prática pode gerar impacto no preço final dos produtos e serviços, além de interferir em novos investimentos no setor de telecomunicações”. Ao Teletime, a entidade não respondeu se pretende recorrer contra a legislação. Continue lendo

Uber lança recurso que permite usuários reclamarem gravando um áudio

Uber lança recurso que permite usuários reclamarem gravando um áudio 4

A Uber empresa multinacional americana, prestadora de serviços eletrônicos na área do transporte privado urbano lançou nesta última segunda-feira (10/2), uma nova função para seus usuários e motoristas possam utilizar durantes as corridas. O sistema já está ativo nas cidades de Salvador, Uberlândia , São Luís , Sorocaba e Campo Grande.

A novidade da empresa é U-Áudio que permite que usuários e motoristas possam gravar áudios durante as corridas com objetivo de reportarem quaisquer acontecimentos desagradáveis.

Como utilizar a nova função?

Segundo o aplicativo, para utilizar a função, basta acessar os itens de segurança que ficam disponíveis durante cada viagem realizada na plataforma da Uber . A função estará disponível tanto para o usuário quanto o motorista, que poderão relatar incidentes por meio de um áudio que deverá ser anexado no encerramento da corrida ou nas viagens que podem ser buscadas no próprio histórico do aplicativo. Continue lendo

Ilhéus é contemplada com Programa de Tecnologias Digitais para Educação

Ilhéus é contemplada com Programa de Tecnologias Digitais para Educação 5

Com foco na implementação e uso de tecnologias digitais na educação, o município de Ilhéus, por meio da atuação do Grupo Especial de Trabalho (GET) da Secretaria Municipal de Educação, Esportes e Lazer (SEDUC) junto ao Governo do Estado, teve projeto aprovado por meio da Chamada Pública Educação Conectada do Estado da Bahia no Programa do Governo Federal, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os objetivos consistem em capacitar profissionais, oferecer conteúdo digital às escolas, investir em equipamentos físicos para a conexão e apoio às escolas e redes de ensino.

Na representação do território Bahia, juntamente com o município de Lauro de Freitas, Ilhéus será beneficiada com investimentos no total de 5,1 milhões de reais a serem empregados nos dois municípios, em recursos tecnológicos e de conectividade, capacitação profissional e equipamentos eletrônicos.

Todas as escolas estaduais de Ilhéus e mais quinze escolas municipais urbanas serão beneficiadas com esta iniciativa. “Uma grande vitória para o município de Ilhéus, e, sobretudo, para os nossos alunos, os verdadeiros beneficiários dessa entrega. Com o trabalho da equipe de educação de Ilhéus, o projeto que apresentamos pode ser aprovado e os nossos alunos terão melhores condições para mais aprendizagem. Estamos a realizar um contínuo trabalho, dia após dia, onde a educação também é prioridade”, destacou o Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre. Continue lendo

Estados têm 60 dias para começar emitir novo RG com 14 documentos

Estados têm 60 dias para começar emitir novo RG com 14 documentos 6

Cerca de 15 estados do país tem até 60 dias para implantar a emissão do novo RG que inclui 14 tipos de documentos. 12 estados do país já estão emitindo o documento. Veja o valor.

Além do CPF e dos dados de NIS/PIS/PASEP, que já estavam presentes na versão anterior, é possível colocar título de eleitor, carteira de trabalho, certificado de serviço militar, Carteira Nacional de Habilitação (CNH, cartão nacional de saúde, e documento de identidade profissional (carteira da Fenaj para jornalistas).

Não tem validade

O novo RG não tem validade, a não ser para brasileiros nascidos no exterior ou filhos de estrangeiros naturalizados, enquanto forem menores de 18 anos. Nesses casos, é preciso renovar o RG quando atingir a maioridade. Se a pessoa não puder assinar na hora de fazer o documento, o RG só valerá por 90 dias. Continue lendo

Facebook libera novo visual e tema escuro

Facebook libera novo visual e tema escuroO Facebook começou a liberar a versão remodelada da rede social no computador. Anunciada em maio de 2019, a mudança traz alterações no esquema de cores da plataforma, trocando o tradicional azul por um visual mais claro. Além disso, entre as novidades estão a reorganização de menus e o aumento na velocidade de acesso às principais funções. A empresa vem chamando a atualização de “O Novo Facebook” e inclui opções de modo claro ou escuro para escolher.

Continue lendo