Saúde

ILHÉUS: Pais ou responsáveis têm 30 dias para atualizar vacinação de alunos da rede municipal de ensino

vacinacao

Foto: Gidelzo Silva

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde (Sesau) está convocando pais e responsáveis de estudantes já matriculados na rede municipal de ensino à comparecerem às salas de vacinas do município para atualização da carteira/cartão de vacinação de crianças e adolescente. De acordo com nota técnica emitida pelo governo estadual, a ausência da declaração não impossibilita a matrícula ou rematrícula. Contudo, os pais ou responsáveis têm que regularizar a situação em um prazo máximo de 30 dias.

Se isso não ocorrer, a escola é obrigada por lei a comunicar a situação ao Conselho Tutelar para providências cabíveis. Em até 60 dias da notificação aos pais, mães e ou responsáveis, as unidades escolares deverão emitir uma lista nominal das crianças e adolescentes em situação vacinal irregular. A ação, que conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) atende cumprimento da Nota Técnica Nº 02/2019 e a Portaria Conjunta Nº 1 de agosto de 2018, divulgada pelas secretarias da Saúde e de Educação do Estado da Bahia (SESAB/SEC).

Ainda segundo a portaria, a imunização “Pais ou responsáveis que notarem alguma irregularidade na vacinação, deverão procurar as unidades de saúde indicadas pelo município. São consideradas atualizadas, todas as carteiras que estiverem com a data atualizada e assinatura da vacinadora nas últimas páginas. A vacinação é a mais importante forma de proteger a população de doenças infectocontagiosas, preveníveis por vacina”, diz a nota reforçada pela Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, e Diretoria de Vigilância Epidemiológica. Continue lendo

ILHÉUS: Central de Abastecimento do Malhado terá sala médica para atender feirantes

ILHÉUS: Central de Abastecimento do Malhado terá sala médica para atender feirantes 1

O Prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre assinou na tarde desta quinta-feira (14), em seu gabinete no Centro Administrativo, o Termo de Cessão para implantar uma sala médica na Central de Abastecimento do Malhado.

Além do prefeito ilheense, estavam no encontro os presidentes das entidades representativas e os secretários municipais, Hermano Fahning (Serviços Urbanos); Átila Docio (Infraestrutura); Hélio Ricardo (Comunicação); Rubenilton Silva (Desenvolvimento Social) e Paulo Sérgio (Indústria e Comércio).

Mário Alexandre falou sobre a assinatura e a importância da Central para a economia e geração de emprego e renda.

“Dentro de quarenta dias iremos inaugurar este espaço que vai abrigar uma equipe de saúde, promovendo atendimento médico e odontológico”, disse. Continue lendo

ILHÉUS: Cirurgias eletivas pediátricas já podem ser realizadas pelo SUS

ILHÉUS: Cirurgias eletivas pediátricas já podem ser realizadas pelo SUS 3

Foto: Clodoaldo Ribeiro

A Prefeitura comemora mais um avanço na reestruturação da rede municipal de saúde, com a liberação das cirurgias pediátricas reguladas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que estavam suspensas há mais de dois anos. A partir deste mês, crianças e adolescentes de zero a 13 anos que necessitarem de cirurgia eletiva (tipo de cirurgia que possa ser programada) não precisarão mais sair do município.

As cirurgias serão realizadas no Hospital Vida Memorial, que mantém convênio com a Secretaria Municipal de Saúde para atendimento pediátrico de urgência e emergência. A enfermeira da Central de Regulação do município, Queila Oliveira, explica que o setor não tinha pra onde encaminhar os pacientes que necessitavam de cirurgias eletivas pediátricas.

Segundo ela, isso sobrecarregava o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Continue lendo

Homem está internado no Hospital Costa do Cacau com suspeita de meningite

Homem está internado no Hospital Costa do Cacau com suspeita de meningite 4

Um homem identificado como Joelson S. Marcelino de 27 anos, motoboy de profissão, casado, pai de duas crianças, deu entrada no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) com suspeitas de meningite. Segundo informações da família, o paciente que se recupera há 4 dias internado, centro de referência, tudo aconteceu após uma corrida feita até a cidade de Itabuna.

Após isso, começou a sentir náuseas, dores de cabeça e febre acima de 40° graus. O que era suspeita de Dengue ou Febre Chikungunya, virou a suspeita a temível meningite. O paciente encontra-se em um leito separado dos demais e tem apresentado um quadro de melhora, após as investigações e exames mais precisos segue um tratamento diferenciado, uma vez que, os exames serão encaminhados para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (LACEN). Continue lendo

Ilhéus e mais 14 cidades baianas possuem tomógrafos na rede pública de saúde

Ilhéus e mais 14 cidades baianas possuem tomógrafos na rede pública de saúde 5

Com a inauguração do tomógrafo da Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, no Centro-Norte da Bahia, o estado passou a contar com 36 aparelhos na rede estadual de saúde, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os aparelhos públicos de tomografia estão divididos em 15 dos 417 municípios baianos: Salvador, Ilhéus, Feira de Santana, Irecê, Guanambi, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Juazeiro, Camaçari, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Jequié, Valença, Alagoinhas e Teixeira de Freitas. Salvador é a cidade com mais equipamentos: 11. Logo depois, vêm os municípios de Feira de Santana, Guanambi e Ilhéus, cada um com dois tomógrafos.

Com a inauguração do tomógrafo da Santa Casa de Misericórdia de Ruy Barbosa, no Centro-Norte da Bahia, o estado passou a contar com 36 aparelhos na rede estadual de saúde, com atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), os aparelhos públicos de tomografia estão divididos em 15 dos 417 municípios baianos: Salvador, Ilhéus, Feira de Santana, Irecê, Guanambi, Santo Antônio de Jesus, Seabra, Juazeiro, Camaçari, Lauro de Freitas, Vitória da Conquista, Jequié, Valença, Alagoinhas e Teixeira de Freitas. Salvador é a cidade com mais equipamentos: 11. Logo depois, vêm os municípios de Feira de Santana, Guanambi e Ilhéus, cada um com dois tomógrafos. Continue lendo

ILHÉUS.NET teve acesso a documentos que comprovam o Processo Seletivo para Agentes de Saúde em Ilhéus

 

O ILHÉUS.NET teve acesso na última semana a vários documentos que comprovam o processo seletivo para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) de Ilhéus.

A pretensão com o presente documentos é tão somente para comprovação do resultado das seletivas  1996, 1998 e 2001 que correspondem ao ano da aprovação dos ACS de Ilhéus, bem como a fim de demonstrar que o processo seletivo para Agente Comunitário de Saúde foi realizado nos termos da legalidade.

Deste modo, não há nenhuma ilegalidade nas contratações de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), uma vez que obedeceu o Artº 198 da CF, EC nº 51/2006, Lei Federal nº. 11.350/2006 e Lei municipal 3281/2007. Continue lendo

Anúncio
Técnico em informática em Ilhéus

Técnico em informática em Ilhéus