Saúde

MAPEAMENTO DE SINTOMÁTICOS APRESENTA PRIMEIRO BOLETIM PARA ILHÉUS

MAPEAMENTO DE SINTOMÁTICOS APRESENTA PRIMEIRO BOLETIM PARA ILHÉUS 1

Foi divulgado nesta terça-feira, dia 31, o primeiro boletim com dados coletados a partir de uma ferramenta on-line que tem o objetivo de mapear sintomáticos em Ilhéus. A ferramenta pretende indicar possíveis casos de infecção pelo novo coronavírus (Covid-19) no município, inclusive, através de um mapa interativo (veja aqui). O projeto independente foi idealizado pelo comunicólogo Lucas Vitorino (@lucasvitorino73) e o social media Jhonnis Melgaço (@jhonnismel). Clique aqui para acessar.

Os dados apresentados correspondem a informações de 29 pessoas que preencheram voluntariamente um formulário entre os dias 30 e 31 de março. Dos participantes, 19 afirmaram que são do sexo feminino e 10 do sexo masculino, entre as idades de 17 e 44 anos. Desses, 4 participantes (1 do sexo masculino e 3 do sexo feminino) disseram que aguardam o resultado de teste para Covid-19.

Sobre sintomas, afirmaram sentir: tosse (19 pessoas); febre (12 pessoas); coriza (8 pessoas); dor de garganta (12 pessoas); dor de cabeça (16 pessoas); dor no corpo (13 pessoas); tontura (7 pessoas); dor no peito (13 pessoas); dificuldade de respirar (13 pessoas), diarréia (1 pessoa); colite (1 pessoa) e calafrios (1 pessoa). Continue lendo

Ilhéus confirma o quinto caso de Coronavírus

Ilhéus confirma o quinto caso de Coronavírus 2

De acordo com o  Secretário Municipal de Saúde, Magela, em entrevista agora a pouco para o programa Balanço Geral da TV Cabrália, mais um caso de coronavírus foi confirmado em Ilhéus, subindo para CINCO casos de pacientes com a doença. Os dois novos casos foram confirmados hoje pela manhã envolvendo jovens de 33 e 28 anos, e esse quinto trata-se de um idoso, motorista que fica no aeroporto de Ilhéus levando passageiros até Itacaré.

BAHIA CONFIRMA SEGUNDA MORTE POR COVID-19

O Secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-boas, confirmou mais uma um morte por Covid-19, no Estado. Trata-se de um paciente de 64 anos que estava internado no Hospital Aliança em Salvador. Ele era diabético e hipertenso.

A Vítima era dono da Ebisa, empresa vencedora do Processo Licitatório responsável pela construção do Teatro Candinha Dória em Itabuna.

BAHIA CONFIRMA SEGUNDA MORTE POR COVID-19 3

Prefeitura de Ilhéus realiza desinfecção do PA da Zona Sul

Prefeitura de Ilhéus realiza desinfecção do PA da Zona Sul 4

A Prefeitura de Ilhéus iniciou nesta quinta-feira(26) a desinfecção da unidade de Pronto Atendimento (PA) 24 horas da zona Sul, em cumprimentando às normas resolutivas vigentes e relacionadas aos estabelecimentos de saúde. A atividade visa garantir aos profissionais e aos usuários da saúde pública, segurança durante o atendimento.

O procedimento de desinfecção está sendo realizado devido ao caso confirmado de coronavírus (Covid-19) em Ilhéus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a limpeza é realizada para impedir a circulação do vírus na unidade. A ação conta com a parceria do 5° Grupamento de Bombeiros Militar da Bahia. Continue lendo

Prefeitura de Ilhéus terá 31 leitos de UTI destinados para casos de coronavírus

hrcc

Em uma live ao vivo conduzida pelo governador da Bahia, Rui Costa, e pelo secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, foram respondidos questionamentos sobre as medidas adotadas para o enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19) no Estado junto aos prefeitos baianos, nesta quinta-feira (26). O prefeito Mário Alexandre solicitou esclarecimentos sobre a organização do fluxo de atendimento intra-hospitalar a pacientes infectados no município.

De acordo com Vilas-Boas, estão garantidos 31 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Ilhéus, destinados exclusivamente para atender pacientes graves infectados pela Covid-19. Desse total, 11 serão contratualizados junto ao Hospital de Ilhéus e outros 20 disponibilizados pelo Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC). “Nós estamos montando um hospital cem por cento coronavírus no município”, enfatizou.

“Atuamos de forma preventiva para estruturar a rede municipal de assistência, executando ações em parceria com o Governo do Estado, a fim de conter o avanço dos casos de coronavírus. Publicamos decretos e deliberamos sobre as medidas e os cuidados, sempre em atenção à saúde dos nossos munícipes”, ressaltou Mário Alexandre. Continue lendo

Com medidas adotadas, avanço da Covid-19 na Bahia segue abaixo da projeção, segundo secretário

Com medidas adotadas, avanço da Covid-19 na Bahia segue abaixo da projeção, segundo secretário 5

Apesar da rápida disseminação do novo coronavírus no estado da Bahia, semelhante ao que ocorre no mundo, o titular da Secretaria Estadual de Saúde, Fábio Vilas Boas, está otimista, até então, com os resultados obtidos, diante das medidas de isolamento social e prevenções determinadas pelas autoridades.

De acordo com o secretário, os números relacionados ao avanço da Covid-19 na Bahia seguem, até então, abaixo do que foi projetado. Na manhã desta quinta-feira (26/3), no seu perfil do Twitter, ele apresentou um gráfico que representa essa realidade e disse que o estado responde bem às medidas de distanciamento social.

“Fechamos a quarta-feira (25/3) com 91 casos confirmados de #COVID19, enquanto o projetado inicialmente seria 193. Segue a dissociação das curvas. Estamos ainda no começo mas a Bahia está respondendo bem às medidas de distanciamento social estabelecidas pelo governo”, publicou o secretário. Continue lendo

Prefeitura de Ilhéus decreta calamidade pública em razão do coronavírus

Prefeitura de Ilhéus

O prefeito de Ilhéus, Mário Alexandre (PSD) decretou nesta quarta-feira (25/03) situação de calamidade pública em razão da pandemia de COVID-19. O Decreto 21/2020 de Estado de Calamidade Pública, declara estado de calamidade pública no âmbito determina providências administrativas e/ou judiciais para o enfrentamento do cenário.

O principal objetivo é permitir a contratação descrita com o artigo anterior com esteio no artigo 24, IV da Lei 8.666/93. Continue lendo