Saúde

Secretário da Saúde do Estado apresenta políticas do setor em Ilhéus

Secretário da Saúde do Estado apresenta políticas do setor em Ilhéus 1

O secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, apresentou nesta sexta-feira (19), em Ilhéus, as políticas do setor para os municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano. O encontro é promovido pela Amurc, associação que congrega os municípios produtores de cacau no estado, e acontece dentro do Festival Internacional do Chocolate e Cacau.

De acordo com o secretário, “o Governo do Estado tem apoiado todos os níveis de complexidade da saúde na região, seja com fortalecimento da Atenção Básica na região, a construção da policlínica regional de saúde em Itabuna e a implantação do Hospital Regional Gosta do Cacau, em Ilhéus, com foco na alta complexidade em ortopedia, cardiologia e neurologia”, destaca Vilas-Boas. Continue lendo

ILHÉUS: Família se revolta após morte de paciente no Hospital Costa do Cacau

ILHÉUS: Família se revolta após morte de paciente no Hospital Costa do Cacau 2

A falta de um atendimento urgente no Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, pode ter colaborado para a morte de um homem no domingo (07/07). É o que diz a família do idoso José Lopes da Silva.

Ele deu entrada na unidade durante o primeiro fim de semana de julho e a situação se agravou no sábado (06), quando apresentou sangramento.

Segundo um dos filhos que desabafou nos aplicativos de mensagem, o pai estava com uma úlcera na perna e o médico do internamento domiciliar foi avaliá-lo na quinta feira (04/07), ao ver a situação fez um laudo pedindo antibiótico venoso e um desbridamento na perna, pois estava muito infeccionada.

Na sexta feira (05/07), por volta das 16:30 fez a ficha para passar pela triagem, sendo que uma enfermeira responsável não queria recebê-lo, porém tínhamos um laudo de pedido do Dr. E. P. havia feito e resolveu aceitá-lo. Continue lendo

Simões Filho é o primeiro município baiano a efetivar o Planifica Bahia

Simões Filho é o primeiro município baiano a efetivar o Planifica Bahia 3

Simões Filho, cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS), é a primeira cidade na Bahia a receber o Workshop para a efetivação do Projeto de Planificação da Saúde e no segundo dia de encontro, profissionais tiveram acesso ao guia completo de Planificação, indicadores municipais de cobertura e estratégia, perfis sociais e epidemiológicos, e outros.

“A construção desse processo é de suma importância para a consolidação de uma nova história para a saúde pública e como já foi dito, saímos na frente e nos tornaremos referência. Um benefício coletivo que será sentido pela gestão de saúde e população”, disse Poliana Venas, secretária de Saúde.

O Projeto PlanificaBahaia, realizado inicialmente na região de Simões Filho e em seguida em Valença, servirá como modelo para a execução em outras localidades. O calendário de atividades e de compromisso para a efetivação do Projeto prevê encontros mensais até novembro/2020. Continue lendo

ILHÉUS: Mutirão Social abre comemorações dos 61 anos da Igreja Lindinópolis

ILHÉUS: Mutirão Social abre comemorações dos  61 anos da Igreja Lindinópolis 4

O ato de doar o tempo em prol de quem mais precisa, é, sem sombra de dúvidas, a melhor forma de expressar o amor ao próximo. Com este sentimento é que a Igreja Batista Lindinópolis, com sede no bairro da Conquista, vai realizar um mutirão social para a comunidade local, entre os dias 1 e 3 de agosto. O evento abre as comemorações dos 61 anos de fundação da igreja, a qual estima que uma grande multidão deva acessar os serviços gratuitos nos espaços do Ginásio de Esportes e da própria igreja.

Equipes de voluntários da instituição e de outros organismos dedicarão tempo e atenção exclusiva durante as ações, que por sua vez, trazem como proposta “Uma igreja que tem prazer em servir”. Ao todo, serão realizados centenas de atendimentos médicos nas diversas especialidades, clínica geral, pediatria, ginecologia, além dos serviços de aferição de pressão arterial, medição da glicose, fisioterapia, palestras, orientações, e uma programação festiva com música, teatro e dança.

Mais serviços – A população contará com o apoio da Faculdade Madre Thais e da Faculdade de Ilhéus, que enviará equipes para o atendimento nas diversas áreas. Durante os dias de evento a empresa Teles Informática disponibilizará uma conexão de internet banda larga (wi-fi), totalmente gratuita. Assessoria jurídica, embelezamento, cortes de cabelo para homens, mulheres e crianças integram ainda o pacote de serviços à comunidade. Continue lendo

Profissionais do Mais Médicos reforçam atendimento à Saúde em Ilhéus

Profissionais do Mais Médicos reforçam atendimento à Saúde em Ilhéus 5

Esta semana Ilhéus recebeu mais três dos quatro profissionais do Programa Mais Médicos mantidos pelo Ministério da Saúde do Governo Federal. A informação é da Secretaria de Saúde do Município (Sesau), após adesão à nova fase da iniciativa. Eles, assim como os seis clínicos já atuantes na cidade vão reforçar o atendimento na rede básica de saúde. Continue lendo

ILHÉUS: População do Vilela deve acessar serviços gratuitos em Mutirão Social nesta quarta (17)

ILHÉUS: População do Vilela deve acessar serviços gratuitos em Mutirão Social nesta quarta (17) 6

Foto: Ilustração

Emissão de documentos, cadastro no Bolsa Família, Cadastro Único, vacinas, aferição de pressão arterial, Espaço Kids são alguns dos serviços oferecidos à população do bairro Teotônio Vilela, nesta quarta-feira (17). Além desses serviços, a iniciativa – promovida pelas secretarias municipais de Educação (Seduc), Saúde (Sesau) e Centro de Referência e Assistência Social (CRAS Vilela), instância coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS), deve levar ainda atividades de cultura, arte e lazer.

O grande mutirão conta com a parceria da Polícia Militar (PM), que disponibilizou a base do 2º pelotão da PM no bairro, para ser o local da ação que acontecerá das 9 às 16 horas. A população local vai contar com os programas e benefícios gratuitamente bem pertinho de casa. Na Assistência Social, o CRAS Vilela estará com sua equipe oferecendo ações de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Ainda no social, Criança Feliz, Cartão do Idoso, Bolsa Família, Cadastro Único, Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre (Pessoa com deficiência e idoso). Uma equipe do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) fará panfletagem, com orientação e informação sobre o combate ao trabalho infantil. O Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) fará panfletagem, orientação e informação sobre Violência Doméstica, Lei Maria da Penha. Continue lendo

Dráuzio Varella será palestrante da 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia

Dráuzio Varella será palestrante da 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia 7

O médico Dráuzio Varella desembarca em Salvador na próxima segunda-feira (8) para palestrar na 10ª Conferência Estadual de Saúde da Bahia (Conferes), sobre o tema Democracia e Saúde: Direito e Consolidação e Financiamento do SUS. O evento acontece a partir das 10 horas, no CECBA (rua Dr. Augusto Lopes Pontes, 200, Costa Azul), e é promovido pelo Conselho Estadual de Saúde (CES) e Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).
 
Realizada a cada quatro anos, a Conferes terá a participação de mais de dois mil delegados eleitos em conferências municipais em toda a Bahia. De acordo com o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, “participam diversos segmentos sociais para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde”, afirma o secretário.
 
As conferências municipais, estaduais e a nacional têm como base as Leis Orgânicas da Saúde 8.080/90 e 8.142/90, e o objetivo de cumprir a determinação da Constituição Federal/88 que garante o direito à Saúde e o dever do Estado, assegurando a participação da comunidade, em prol de conquistas para a saúde.
Continue lendo

Número de cesáreas na Bahia cresce 18% nos últimos 9 anos e chega aos 44% em 2018

Número de cesáreas na Bahia cresce 18% nos últimos 9 anos e chega aos 44% em 2018 8

O número de cesáreas realizadas na Bahia apresentou um crescimento de 18% desde 2010, com um índice de 44% no último ano, conforme dados da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). O número deixa o estado abaixo da média nacional que é de 57%, mas distante do considerado ideal e recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que é de até 15%.

O tema voltou à pauta estadual desde a apresentação de um projeto de Lei pela deputada estadual Talita Oliveira (PSL), que garante as gestantes baianas a possibilidade de optar pela cesárea no sistema público do estado. O texto exclui a necessidade de indicação clínica e exige que a gestante esteja na 39º semana para escolher passar pelo processo. Na opinião de deputadas estaduais ouvidas pelo Bahia Notícias, a proposta pode aumentar o número de operações no estado. Continue lendo