Saúde

Em Itabuna, Rui entrega 13ª Policlínica Regional de Saúde

Em Itabuna, Rui entrega 13ª Policlínica Regional de Saúde 1

Foto: Paula Fróes

A décima terceira Policlínica Regional de Saúde da Bahia foi inaugurada pelo governador Rui Costa, nesta sexta-feira (20), em Itabuna. A unidade de saúde, que contou com um investimento de R$ 25 milhões, entre obras e equipamentos, e já começa a funcionar na segunda (23), beneficia 750 mil moradores de 29 municípios da região. Também nesta sexta, Rui entregou 15 micro-ônibus, que farão o transporte dos pacientes para a policlínica, além de 12 ambulâncias.

“Hoje, 268 cidades, mais da metade dos municípios baianos, já são atendidas por uma policlínica regional. A próxima inauguração será em Simões Filho, na região metropolitana de Salvador, e em seguida Senhor do Bonfim e logo depois Barreiras. Até novembro, nós chegaremos a 15 policlínicas entregues. É o maior investimento em saúde pública do Brasil, fortalecendo a atenção básica”, afirmou Rui.

Ainda de acordo com Rui Costa, o Governo segue cumprindo o objetivo de regionalizar a saúde na Bahia. “Para isso, o Estado paga integralmente a implantação da policlínica, com obras, equipamentos e os micro-ônibus, e ainda participa com 40% dos custos operacionais mensais. Os outros 60% são divididos entre os municípios dos consórcios, de acordo com o tamanho de cada um”, detalhou. Continue lendo

ILHÉUS: Secretaria de Saúde discute implantação do banco de leite no Hospital São José

ILHÉUS: Secretaria de Saúde discute implantação do banco  de leite no Hospital São José 2

Durante reunião na tarde de terça-feira (17), o titular da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), Geraldo Magela, acompanhado do seu diretor de Planejamento, Alberto Araújo, debateu com os representantes do Corpo de Bombeiros Militar de Ilhéus, sobre o projeto que visa instalação do banco de leite humano no município.

Participaram do encontro o coronel BM Miguel Filho, comandante de Operações de Bombeiros Militar do Interior (COBMI), tenente-coronel BM Ednei Factum, comandante do 5º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) e os cabos BM Caetano e Adriano.

A iniciativa é uma articulação entre o CB Caetano, o Alto Comando da Corporação e a Prefeitura Municipal. Na ocasião foi apresentada a proposta para implantação do projeto ‘Bombeiro, Amigo do Peito’. Por meio do projeto, os bombeiros fornecem kits de coletas para as mães doadoras de leite e o material também é doado para as maternidades parceiras.

O secretário Geraldo Magela destacou a importância da implantação do banco de leite em Ilhéus. “O município avança com a futura chegada da unidade materno-infantil de alta complexidade. Por meio de um banco de leite poderemos promover e garantir o aleitamento materno, e assim diminuir os índices de mortalidade infantil”. Continue lendo

Ação aponta déficit de agentes de endemias e alta infestação de mosquito da dengue em Ilhéus

Ação aponta déficit de agentes de endemias e alta infestação de mosquito da dengue em Ilhéus 3

O Município de Ilhéus foi acionado pelo Ministério Público estadual em razão do acentuado déficit de agentes de endemias que trabalham em campo, em momento no qual a cidade enfrenta alto índice de infestação predial do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Segundo ação civil pública ajuizada na última sexta-feira, dia 13, llhéus tem 77 agentes a menos do que necessita para atender ao mínimo preconizado pelo Ministério da Saúde no Manual de Instruções para Pessoal de Combate ao Vetor da Dengue. Enquanto isso, o índice registrado para a cidade no Levantamento Rápido de Infestação Predial por Aedes Aegypti (Liraa) chegou a 14% em maio deste ano, colocando Ilhéus em situação de alto risco de surto ou epidemia (acima de 3,9%) conforme tabela de classificação do Programa Nacional de Controle da Dengue (PNCD).
Continue lendo

Equipe do HRCC homenageada na Câmara Municipal de Ilhéus

Equipe do HRCC homenageada na Câmara Municipal de Ilhéus 4

Durante sessão realizada essa semana, a Câmara Municipal de Ilhéus aprovou, por unanimidade, uma monção de aplausos em referência à equipe médica do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC). A homenagem aconteceu devido a um requerimento do vereador Gil Gomes (PV), encaminhado à mesa diretora da casa no último dia 4 de setembro.

A iniciativa do parlamentar foi em reconhecimento, após o HRCC realizar a primeira cirurgia cardíaca da rede de hospitais públicos do interior do estado. “Uma grande conquista para a população de toda região sul da Bahia, razão pela qual todos os profissionais envolvidos merecem o reconhecimento e gratidão da comunidade”, justificou Gil Gomes. Continue lendo

ILHÉUS: Secretaria de Saúde capacita profissionais para o combate ao sarampo

ILHÉUS: Secretaria de Saúde capacita profissionais para o combate ao sarampo 5

Com o objetivo de atualizar os profissionais da assistência à saúde em manejo clínico e vigilância do sarampo no contexto da atual situação epidemiológica, profissionais da área de saúde, em Ilhéus, participam nesta quarta-feira (11), no auditório da Faculdade Madre Thaís, de uma capacitação sobre o combate e prevenção da doença. O Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) media as ações.

O titular da Saúde no município, Geraldo Magela chamou à atenção para a necessidade da vacinação neste período, e parabenizou a equipe da Sesau pelos trabalhos. “Vocês estão sendo capacitados para replicar os ensinamentos, e ao mesmo tempo, tentam identificar o paciente durante o início. Nossa cidade é turística, e por isso, fechamos o cerco. Em São Paulo, por exemplo, o surto já provocou muitas vítimas”.

Durante as atividades, técnicos em enfermagem, médicos e enfermeiros da rede pública e privada, recepcionistas e Agentes Comunitários de Saúde buscam avaliar estratégias para o combate ao sarampo, doença extremamente contagiosa e grave, que pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. Apesar da gravidade, o contágio pode ser prevenido com a vacina. Continue lendo

ILHÉUS: Comunidade do São Miguel recebe Mutirão de Saúde nesta sexta-feira (13)

ILHÉUS: Comunidade do São Miguel recebe  Mutirão de Saúde nesta sexta-feira (13) 6

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) realizará nesta sexta-feira (13), um Mutirão de Saúde no São Miguel, bairro que fica a zona norte da cidade. Os atendimentos começam a partir de 8h e encerram às 13h. Serão ofertados exames na especialidade de clínica médica, vacinação, preventivo feminino, medição de glicemia e aferição de pressão arterial.

Para participar do mutirão, os interessados devem apresentar a carteira de identidade ou documento com foto, comprovante de residência, cartão de vacina e cartão do SUS. Além dos serviços gratuitos, a população contará com uma série de ações educativas. Os atendimentos serão realizados por ordem de chegada e a oferta de vagas é limitada. Continue lendo

Prefeitura de Ilhéus cede terreno ao Estado para construção da UPA da Zona Norte

Prefeitura de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus cedeu ao Governo do Estado um terreno na Avenida Governado Roberto Santos, para a construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte.

O anúncio da parceria foi feito em julho e o ato foi oficializado hoje (06), em publicação no Diário Oficial da Cidade. O termo permite a utilização do terreno a título gratuito, permitindo que o governo estatual utilize a área da Prefeitura, por intermédio da Secretaria de Estado da Saúde, por 20 anos.
Continue lendo

Zika causa danos neurológicos também em adultos, aponta estudo

Zika causa danos neurológicos também em adultos, aponta estudo 7

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) descobriu que o vírus Zika, além de se replicar no cérebro de pessoas adultas, também causa prejuízos de memória e problemas motores. O estudo foi publicado hoje (5), em Londres, no Nature Communications.

O estudo foi iniciado na época do surto de Zika no país, nos anos de 2015 e 2016. “[Na época] aumentou o número de casos e, junto com a microcefalia, que foi o que chamou mais a atenção, começaram a aparecer complicações em pacientes adultos”, disse uma das coordenadoras da pesquisa, a neurocientista Claudia Figueiredo.

Apesar de a doença ser autolimitada, com sintomas leves, muitos pacientes apresentavam quadro mais grave: alguns entravam em coma ou tinham internações por períodos mais longos. “Então, surgiu a nossa pergunta: os pesquisadores têm mostrado que o vírus se replica em células progenitoras, que são aquelas do feto, do nervo central. Será que esse vírus não infecta também o neurônio maduro? Foi aí que começou a nossa abordagem”, relatou Claudia. Continue lendo