:: Colunistas
::Publicidade

Saúde

Guarda Municipal de Ilhéus realiza curso de capacitação em primeiros socorros

Guarda Municipal de Ilhéus realiza curso de capacitação em primeiros socorros 1

Foto: Rodrigo Macedo

A Guarda Civil Municipal de Ilhéus realizou, na manhã desta sexta-feira (24), mais um curso de capacitação da corporação, no centro de treinamento, centro. O 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da cidade foi a entidade convidada e responsável por ministrar aulas de primeiros socorros, sob o comando dos instrutores, Subtenente Nelson e Cabo Anderson, além da técnica em enfermagem socorrista do SAMU, Stela Machado.

Visando uma melhor prestação de serviços à população e seguindo determinação do prefeito Mário, os cursos de capacitação tiveram início no último dia 3 de março, prosseguindo com aulas teórica e prática de instruções de noções primeiros socorros. A capacitação continuada faz parte dos preceitos preconizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), órgão público superior de nível federal, vinculado ao Ministério da Justiça, responsável pela política de segurança pública no país. Continue lendo

Vacinação contra gripe atinge 57% da cobertura em Ilhéus e baixa adesão preocupa

Vacinação contra gripe atinge 57% da cobertura em Ilhéus e baixa adesão preocupa 2

A nove dias do encerramento da campanha, a adesão à vacina contra gripe Influenza em Ilhéus está abaixo do esperado pela Prefeitura. A população tem até o dia 31 de maio para vacinar contra gripe e combater notícias falsas sobre a vacina nas redes sociais. O balanço divulgado na terça-feira (21) pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) aponta 30.078 doses aplicadas no total, o equivalente 57,19% da cobertura dos grupos de risco.

O Ministério da Saúde está preocupado e tem uma equipe de monitoramento das principais notícias nas redes sociais. Mais de 10 mil mensagens são analisadas por dia. No último sábado (18), a Sesau realizou o segundo “Dia D” nas salas de vacinas de Ilhéus. A expectativa do Setor de Imunização é que público-alvo consiga ir até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a semana.

Boatos – A estudante de 18 anos, Regina Gomes Regina, grávida de cinco meses, já ouviu boatos sobre a vacina contra a gripe. Mesmo assim, foi tomar a dose recomendada para gestantes, no CAE III (antigo Sesp), centro. “Ouvi falar que as pessoas ficavam doentes após tomar a vacina e no início eu acreditei, pois nos grupos de gestantes que participo tinha muita gestante falando isso”, diz. Continue lendo

Trabalhador tem pedra de 1,3 Kg retirada de bexiga no interior da Bahia

Trabalhador tem pedra de 1,3 Kg retirada de bexiga no interior da Bahia 3

Foto: Renan Oliveira Barreto

Um lavrador de 51 anos passou por uma cirurgia em um hospital de Jacobina, mo interior da Bahia, para a retirada de uma pedra de mais de 1,3 Kg e com 18 cm de comprimento que estava na bexiga. As informações são do G1.

O procedimento ocorreu no Hospital Antônio Teixeira Sobrinho, na segunda-feira (20). O médico que realizou o procedimento, o cirurgião João Cleber Coutinho, disse que essa é uma das maiores pedras em bexiga já registradas.

O médico afirmou que o paciente relatou que há 10 anos sentia ardência ao urinar e um peso no pé da barriga, mas somente em janeiro ele procurou saber as causas. Exames identificaram um cálculo de 10 cm na bexiga e o paciente, então, foi encaminhado para Salvador, onde foi alertado sobre a necessidade de realização da cirurgia. Continue lendo

Agentes de Endemias agem com rigor nas ações de combate à dengue em Ilhéus

Agentes de Endemias agem com rigor nas ações de combate à dengue em Ilhéus 4

Inspeção em depósito natural

Equipe de Agentes de Combate às Endemias estão agindo com maior rigor em Ilhéus para evitar avanço da Dengue, Zika e Febre Chikungunya.

Na última quinta-feira, agentes de endemias, iniciaram uma grande ação no bairro do Jardim Atlântico, que têm índice alto, conforme o Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), a ação atingiu imóveis residenciais, comerciais e terrenos baldios. A meta é eliminar todos os focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de várias doenças.   Continue lendo

Campanha de vacinação contra o sarampo será realizada em junho em todo o país

Campanha de vacinação contra o sarampo será realizada em junho em todo o país 5

O Ministério da Saúde prepara uma campanha de vacinação contra o sarampo. A imunização deve começar em todo o país, no dia 10 de junho.

Neste ano, o ministério já confirmou 83 casos de sarampo no país, sendo 43 deles somente no Pará.

Foram registrados casos também em São Paulo, Amazonas, Santa Catarina, Minas Gerais, Rio de Janeiro, e um em Roraima. Alguns, importados de outros países.

O sarampo é uma doença infecciosa, viral e contagiosa, transmitida pela fala, tosse e espirro. Os sintomas da doença são febre alta tosse, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele e brancas na mucosa bucal. Continue lendo

Ilhéus realiza novo Dia D de vacinação contra a gripe, neste sábado (18)

Ilhéus realiza novo Dia D de vacinação contra a gripe, neste sábado (18) 6

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus (Sesau) intensificam a vacinação contra o vírus Influenza A (H1N1), transmissor da gripe, neste sábado (18), cuja campanha termina no próximo dia 30. O atendimento será feito das 8 às 13 horas, nos postos de Saúde Iguape, Euler Ázaro, Hernani Sá e Banco da Vitória; das 8 às 16 horas, no CAE III, antigo Sespi, localizado na Avenida Canavieiras, centro, e na quadra D do Condomínio Sol e Mar, das 9 às 13 horas. Continue lendo

Senado aprova fim de carência de planos de saúde para emergência

Senado aprova fim de carência de planos de saúde para emergência 7

Casos de urgência e emergência de beneficiários de planos de saúde podem ficar fora dos prazos de carência. A mudança está prevista no Projeto de Lei do Senado (PLS) 502/2017, aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) nesta quarta-feira (15). A iniciativa, da senadora Rose de Freitas (Pode-ES), também reduz para 120 dias o período de carência nas internações hospitalares.

Hoje a legislação define prazo de carência de 24 horas, para atendimentos de urgência e emergência; 300 dias, para parto; e 180 dias, para cirurgias. Apesar dos argumentos das operadoras de que a fixação de períodos de carência proteja as operadoras contra eventuais abusos e fraudes do consumidor, Rose argumenta que essa regra não pode inviabilizar o atendimento de saúde em circunstâncias excepcionais e imprevisíveis, que exijam solução imediata.

O relator, senador Mecias de Jesus (PRB-RR), considerou injustificável o plano de saúde não cobrir um problema de saúde que surja nas primeiras 24 horas do contrato e exija pronta intervenção médica. Continue lendo

ILHÉUS: Marcação itinerante de cirurgias chega aos bairros Hernani Sá e Nossa Senhora da Vitória

ILHÉUS: Marcação itinerante de cirurgias chega aos bairros Hernani Sá e Nossa Senhora da Vitória 8

O programa de marcação itinerante de cirurgias da Central de Regulação de Ilhéus, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), chega aos bairros Hernani Sá, dias 20 e 22 e no Nossa Senhora da Vitória, de 22 a 24 de abril. O atendimento será feito nas unidades básicas de saúde locais, das 8 às 16 horas.

Considerada pela população como um dos mais importantes avanços da saúde pública no município, a marcação itinerante tem o objetivo de auxiliar na redução das filas de espera de cirurgias eletivas no município, além de garantir a realização dos atendimentos com agilidade, segurança e eficiência. A iniciativa faz parte do projeto Menos fila, Mais Saúde.

Desde o início deste mês, a marcação itinerante de cirurgias já beneficiou moradores dos bairros Teotônio Vilela, Banco Vitória e Salobrinho. Para facilitar o atendimento, a Central de Regulação orienta que os pacientes estejam com exames pré-operatórios em mãos, para cirurgia de hérnia (inguinal, umbilical), histerectomia (útero), colecistectomia (vesícula) e miomectomia (mioma). Continue lendo

Life Saúde
Life Saúde
::Publicidade