Religião

Morre Padre Celso pároco em Ilhéus

Morre Padre Celso pároco em Ilhéus 1

O ILHEUS.NET comunica com profundo pesar o falecimento do Padre Antônio Celso Ramos da Silva, carinhosamente conhecido como Padre Celso, ocorrido na tarde deste sábado (18), no Hospital Calixto Midlej de Filho na cidade de Itabuna. 

O líder eclesiástico vinha enfrentando problemas cardíacos, chegou a submeter procedimento de cateterismo, mas o seu estado de saúde se agravou vindo a falecer.  Continue lendo

Comunidades e diocese de Ilhéus recebem a nova Paróquia de São Paulo Apóstolo

Comunidades e diocese de Ilhéus recebem a nova Paróquia de São Paulo Apóstolo 2

Na ensolarada manhã do domingo de 12 de janeiro, comunidades participaram em Ilhéus de uma missa solene para a esperada instalação canônica da Paróquia de São Paulo Apóstolo, na Avenida Princesa Isabel, e posse como pároco do Padre José Alvino de Cristo, o conhecido Padre Cristo. Com celebração festiva, a missa, presidida pelo bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, contou com a presença de padres, diácono, fiéis, representantes do governo municipal e pessoas das comunidades.

A nova Igreja de São Paulo Apóstolo da Avenida Princesa Isabel, antes capela e, até então, capelania pertencente à Paróquia Santa Rita há dez anos, agora possui o status de Paróquia, conferido pela leitura do decreto episcopal de número 3002 de 2 de janeiro de 2020, durante a missa.

A Paróquia de São Paulo Apóstolo passou a ser a Igreja Matriz não só da comunidade da Princesa Isabel, mas também da comunidade dos Carilos, da Capela de São Frei Galvão, situada no Alto da Conquista, e da comunidade da Avenida Esperança, da Capela de São Lucas, na Rua Luiz Gama, ambas antes pertencentes à Paroquia Santa Rita e Paróquia de Santa Terezinha.

Início – Foi no ano de 1976 que a história da nova Paróquia de São Paulo Apóstolo começou. Um grupo de pessoas, em santas missões, se reunia na rua para fazer círculos bíblicos. Depois, os encontros passaram a ser realizados em um barracão construído no espaço onde hoje está edificado o prédio da Igreja, e, em seguida, pouco a pouco, foi sendo construída uma capela de tijolinhos.

Ilheense, nascido e criado na Avenida Princesa Isabel, hoje, com 63 anos de idade e 34 de sacerdócio, cuja ordenação realizou-se em 1º de setembro de 1985, o Padre Cristo, como é chamado, na transição de Capelão à posse como Pároco, emocionado, lembrou durante a celebração o momento de como se iniciou a construção das primeiras bases da Igreja e os desafios enfrentados na reconstrução do prédio.

“Padre Cristo é uma referência para a comunidade e para a nossa cidade. O prefeito Mário Alexandre e nós, enquanto munícipes, ficamos muitos felizes com essa nova Paróquia e desejamos muito sucesso. Não temos dúvidas do grande trabalho realizado pelo padre Cristo na comunidade, pois sabemos do compromisso e responsabilidade que ele empreende”, parabenizou o chefe de gabinete da Prefeitura de Ilhéus, Mauro Alves.

Na ocasião, o secretário Hermano Fahning, da pasta de Serviços Urbanos, acrescentou: “Padre Cristo tem o trabalho reconhecido por toda a cidade e por isso foi nomeado como comendador do mérito de São Jorge dos Ilhéus pelo prefeito Mário Alexandre. O dia de hoje é motivo de alegria para nós. Que ele continue o importante trabalho que realiza junto à comunidade e às famílias”.

Moradora da Princesa Isabel há vinte anos, Eliene dos Anjos comentou que a transformação da capelania São Paulo Apóstolo em paróquia é uma realização de cada cristão que acompanhou o passo a passo da luta de Padre Cristo e dos Padres antecessores. “No começo, era só um sonho. Quando tinha chuva, caiam as paredes, o telhado, e a comunidade fazia a vaquinha e reconstruía. Na época da construção, fomos para a sede da Igreja provisória, uma casa onde o Padre Cristo nasceu e foi criado, o que foi bastante gratificante. E Padre Cristo ali, buscando ajuda com a simplicidade e carisma que tem. A comunidade foi se reconstruindo e hoje, vendo a Capelania se tornar Paróquia, é prazeroso. Estou muito feliz por fazer parte desse sonho hoje realizado, graças a Deus”, disse Eliene.

O pároco não escondeu a emoção. “Essa é uma Igreja para acolher a todos, missionária. A Igreja se constrói com seu povo feliz. O quanto esperei, trabalhei e rezei por isso aqui. Vontade de sair abraçando todos”, revelou.

FESTA EM HONRA A SÃO SEBASTIÃO COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO (11) EM ILHÉUS

FESTA EM HONRA A SÃO SEBASTIÃO COMEÇA NO PRÓXIMO SÁBADO (11) EM ILHÉUS 3

A fé do ilheense católico é sempre renovada durante os tradicionais festejos dos seus padroeiros. Neste sábado (11), às 19 horas, será aberta a festa em louvor a São Sebastião, padroeiro da Catedral diocesana. Ilhéus São Sebastião é, também, patrono dos estivadores.

Com o tema central “Escutar e abrir-se para seguir. Jesus se fez presente e pôr-se a caminhar”, o novenário vai abordar a iniciação cristã. O cronograma de atividades acontece de 11 a 19, por nove dias com orações, louvores, recitação do terço, apresentações culturais e ladainhas.

O encerramento das celebrações será em 20 de janeiro, com alvorada às 5h, missa solene às 10h, procissão com saída da Catedral às 17h, na Praça Dom Eduardo, contornando o morro São Sebastião, percorrendo as ruas centrais e, pela Avenida Soares Lopes retornando a Catedral, onde, após a missão, encerra festa com a Benção do Santíssimo. Continue lendo

Evento de louvor e adoração reuniu milhares de pessoas na Avenida Soares Lopes

Evento de louvor e adoração reuniu milhares de pessoas na Avenida Soares Lopes 4

O jovem Frederico Nunes, de 22 anos, veio de Amargosa para disputar espaço entre a multidão que lotava o circuito Vem Louvar Verão 2020, na Avenida Soares Lopes, sábado (4). Ao redor do palco e junto com os amigos, acompanhou de perto os principais sucessos da música gospel nacional, interpretados pelo Ministério Recomeço, de Ilhéus. Alguns metros de distância separavam o Frederico das amigas, Ediene Lessa e Talita Cássia, que chegaram cedo ao local para curtirem o som de Irmão Lázaro e Banda.

Pra essa multidão, os ídolos não são os astros rock ou da música pop. “Gosto das cantoras Damares, Nívea Soares e Eyshila”, contou Ediene. “Curto bastante o Thalles Roberto e Marquinhos Gomes”, completou Talita. Alguns desses artistas já passaram pelo palco do Vem Louvar, que este ano completou 19 anos. “O projeto nasceu no coração de Deus e conta com o apoio da Prefeitura, graças a visão do prefeito Mário Alexandre. Tem abençoado muitas famílias e os testemunhos são grandes”, relatou Paulo Sérgio (Ceo), organizador do evento.

Nos bairros – O Pastor Filipe Yamamoto orou e tributou à Deus a noite de evento. Já o cantor Rafael Chagas, de Tocantins, fez uma participação especial. Logo em seguida, o Irmão Lázaro e sua Banda conduziram a adoração. Relembrou sucessos antigos, e apresentou seu mais novo trabalho intitulado ‘Filho chora e mãe não vê’. Mas antes do show, o cantor conversou com a gente. Entusiasmado lembrou. “Sou do tempo em que o Vem Louvar Verão acontecia nos bairros de Ilhéus, cidade que amo e que foi importante para meu ministério, onde fiz grandes amigos”. Continue lendo

Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Vilela II faz convite para a última Vigília de 2019

Igreja Evangélica Assembleia de Deus do Vilela II faz convite para a última Vigília de 2019 6

A Igreja Evangélica Assembleia de Deus – Vilela II, localizada no ponto final do Teotônio Vilela, vai realizar a última vigília do ano na região sul no dia 21 de dezembro com inicio às 22 horas.

Intitulada como Abala Juventude, o evento promete reunir cerca de 600 jovens, caravanas da região já confirmaram a presença.

Irão está participando o Pregador Pr. Fabian Oliveira, Kaio Lima e Emerson Fiuza, também estarão participando do evento, Marcelinho, Savana, Marcos Pablo, Joceline, Josuel, Niara e Joás e Banda. Continue lendo

Catedral de São Sebastião comemora seus 52 anos neste sábado (21)

Para celebrar seus 52 anos, a Igreja fará uma missa neste sábado (21), às 19h, com a presença de Dom Mauro Montagnoli.

Catedral de São Sebastião comemora seus 52 anos neste sábado (21) 7

A catedral de São Sebastião é, sem dúvida, o símbolo da cidade de Ilhéus e ponto de atração turística dos mais importantes. 

Situada numa localização privilegiada, os turistas não deixam de visitá-la e levam da cidade uma bela recordação da grandiosidade da igreja.

Neste sábado (21), o Coral Dom Eduardo também faz aniversário de 52 anos, e fará uma apresentação após a missa, nas escadarias da Catedral.

Inaugurada em 1967, a imponente catedral reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas.

O tamanho da igreja impressiona – sua abóbada principal tem 48 metros de altura – e o exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo.

Pelo que representa para a sociedade local e para a atividade turística do município, o patrimônio possui enorme valor cultural. Continue lendo

Mesmo com chuva, Ilhéus comemora dia da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias

Mesmo com chuva, Ilhéus comemora dia da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias 8

Católicos de Ilhéus celebraram nesta quinta-feira, 15, data em que é comemorada a Assunção de Nossa Senhora, a festa em louvor a Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade de Ilhéus. 

A festa, que todos os anos atrai dezenas de devotos e acontece na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, localizada no alto Teresópolis, é promovida pela Diocese de Ilhéus, através da Paróquia de São Jorge. Iniciou às 7 horas com Missa das Intenções, às 9 horas Missa Solene, encerrando às 16 horas com uma caminhada de fé, pelas ruas do bairro Teresópolis, não desceu ao centro, por conta da chuva. Continue lendo