Religião

Justiça Federal suspende medida de Bolsonaro que incluiu igrejas e casas lotéricas como ‘serviços essenciais’ durante a quarentena

Justiça Federal suspende medida de Bolsonaro que incluiu igrejas e casas lotéricas como 'serviços essenciais' durante a quarentena 1

Foto: Reprodução

A 1ª Vara Federal de Duque de Caxias suspendeu a aplicação dos dois novos incisos de Bolsonaro que incluíram igrejas e casas lotéricas como serviços essenciais e que, portanto, poderiam funcionar normalmente durante a quarentena. “O acesso a igrejas, templos religiosos e lotéricas estimula a aglomeração e circulação de pessoas”, escreveu o juiz federal na decisão.

A medida foi em resposta a uma ação civil pública, com pedido de liminar, movida hoje pelo procurador Julio José Araujo Junior, do Ministério Público Federal.

Na decisão, o juiz federal Márcio Santoro Rocha escreve que é “nítido que o decreto coloca em risco a eficácia das medidas de isolamento e achatamento da curva de casos da covid-19, que são fatos notórios e amplamente noticiados pela imprensa, que vem, registre-se, desempenhando com maestria e isenção seu direito de informar”.  Continue lendo

Diocese de Ilhéus suspende missas e celebrações por tempo indeterminado

Igreja da Piedade

Igreja da Piedade – Foto Alfredo Filho

O Bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, expediu um decreto que suspende missas em toda Igreja em todo que abrange a Diocese de Ilhéus. A medida vale a partir desta sexta-feira (20), por tempo indeterminado, e visa intensificar a prevenção ao novo coronavírus – o Covid-19.

De acordo com o decreto, fica suspenso as celebrações e todas as atividades paroquiais: catequese, caminhadas, círculos bíblicos, texto nas casas reunindo famílias, reuniões pastorais etc…

Ainda conforme o documento, não significa os Cristãos vão tirar “férias da fé”. 0 bispo e os padres continuamos celebrando a santa missa individualmente por todo o povo a nós confiado. Devendo intensificar e promover a vivência e a celebração da fé em nossa casa, com a nossa família, com a leitura da Palavra de Deus, a reza do Terço, dentre outras devoções. Continue lendo

Festejos para São José são encerrados mais cedo e cancelados na BA por causa da pandemia do coronavírus

Festejos para São José são encerrados mais cedo e cancelados na BA por causa da pandemia do coronavírus 2

Foto: Ilustração

Os festejos a São José, santo católico que é celebrado nesta quinta-feira (19), foram encerrados mais cedo e até cancelados em algumas cidades da Bahia por causa da pandemia do coronavírus.

As medidas foram adotadas como forma de prevenção ao Covid-19. Até a manhã desta quinta-feira (19), foram registrados 27 casos de pacientes contaminados na Bahia. A maioria, 17 dos casos, está em Salvador.

Por isso, festas que possam concentrar muitas pessoas em um único espaço são repensadas. Em Barreiras, cidade da região oeste da Bahia, a festa a São José foi encerrada mais cedo. O novenário, previsto para encerrar na quarta-feira (18), foi finalizado na terça-feira (17).

Além disso, a festa religiosa marcada para a manhã desta quinta-feira (19) foi cancelada. Apesar disso, a imagem do santo ficou exposta na porta da igreja para os fiéis que passarem pelo local. No entanto, foi colocada uma fita amarela para isolar a área. Continue lendo

Papa aceita renúncia de Dom Murilo Krieger e Sérgio da Rocha é nomeado novo Arcebispo de Salvador

Papa aceita renúncia de Dom Murilo Krieger e Sérgio da Rocha é nomeado novo Arcebispo de Salvador 3

Cardeal Sérgio da Rocha é nomeado novo Arcebispo de Salvador, na Bahia — Foto: Divulgação/Arquidiocese de Salvador

O papa Francisco aceitou a renúncia do governo pastoral da Arquidiocese de Salvador apresentado por Dom Murilo Krieger e nomeou o cardeal Sérgio da Rocha, 60 anos, como Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (11), no boletim diário do Vaticano.

Cardeal Sérgio da Rocha é o 28º arcebispo de Salvador. A data da posse dele ainda não foi anunciada, mas a partir do decreto do papa ele tem até dois meses para tomar posse. Até o novo arcebispo ocupar o cargo, Murilo Krieger, também por nomeação do papa, segue como administrador apostólico da Arquidiocese de Salvador.

Na nota oficial para comunicar a nomeação do novo cardeal, Dom Murilo deu boas-vindas para Sérgio da Rocha e escreveu:

“O Senhor Bom Jesus do Bonfim, que com seus braços abertos acolhe todos os que sobem a Colina Sagrada, acolha este irmão que vem para a Bahia. Nossa Senhora da Concepção da Praia, Padroeira deste Estado, interceda por este seu filho! E Santa Dulce dos Pobres seja para o Cardeal Dom Sérgio um exemplo de como ‘amar e servir'”. Continue lendo

Diocese de Ilhéus recomenda evitar contato em missas por conta do Coronavírus

Igreja da Piedade

Igreja da Piedade – Foto Alfredo Filho

A Diocese de Ilhéus, que abrange diversos municípios, emitiu nota na sexta-feira, 28, informando sobre orientações para a prevenção da disseminação do coronavírus.

A orientação segue recomendação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entidade máxima da Igreja Católica no país, que afirmou que a competência para estes cuidados deve ser feita por cada região.

No Abraço da Paz, por exemplo, a orientação da Diocese é para que sejam evitados o abraço e o aperto de mão. No momento do Pai-Nosso, é orientado evitar o contato manual. E na Eucaristia, a recomendação é para o recebimento na mão, ao contrário do que é feito em algumas paróquias, onde a Comunhão é distribuída diretamente na boca do fiel. A nota é assinada pelo Bispo Diocesano Dom Mauro Montagnoli. Continue lendo

Coronavírus: Arquidiocese de Salvador recomenda que fiéis não se abracem durante missa

Coronavírus: Arquidiocese de Salvador recomenda que fiéis não se abracem durante missa 4

Foto: Ilustração

A Arquidiocese de Salvador, emitiu nesta sexta-feira (28), um comunicado pedindo que os sacerdotes evitem abraços durante as missas, assim como o ato de dar aos mãos durante a oração do Pai Nosso.

A Igreja Católica orienta ainda que a hóstia deve ser entregue nas mãos e não mais na boca da pessoa que vai ser comungada.

As medidas são pra prevenir a proliferação do coronavírus. Boletim emitido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta sexta (28), apontou que cinco novos casos foram notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus na Bahia. Desde janeiro, 17 casos foram notificados. Continue lendo

Morre Padre Celso pároco em Ilhéus

Morre Padre Celso pároco em Ilhéus 5

O ILHEUS.NET comunica com profundo pesar o falecimento do Padre Antônio Celso Ramos da Silva, carinhosamente conhecido como Padre Celso, ocorrido na tarde deste sábado (18), no Hospital Calixto Midlej de Filho na cidade de Itabuna. 

O líder eclesiástico vinha enfrentando problemas cardíacos, chegou a submeter procedimento de cateterismo, mas o seu estado de saúde se agravou vindo a falecer.  Continue lendo

Comunidades e diocese de Ilhéus recebem a nova Paróquia de São Paulo Apóstolo

Comunidades e diocese de Ilhéus recebem a nova Paróquia de São Paulo Apóstolo 6

Na ensolarada manhã do domingo de 12 de janeiro, comunidades participaram em Ilhéus de uma missa solene para a esperada instalação canônica da Paróquia de São Paulo Apóstolo, na Avenida Princesa Isabel, e posse como pároco do Padre José Alvino de Cristo, o conhecido Padre Cristo. Com celebração festiva, a missa, presidida pelo bispo da Diocese de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, contou com a presença de padres, diácono, fiéis, representantes do governo municipal e pessoas das comunidades.

A nova Igreja de São Paulo Apóstolo da Avenida Princesa Isabel, antes capela e, até então, capelania pertencente à Paróquia Santa Rita há dez anos, agora possui o status de Paróquia, conferido pela leitura do decreto episcopal de número 3002 de 2 de janeiro de 2020, durante a missa.

A Paróquia de São Paulo Apóstolo passou a ser a Igreja Matriz não só da comunidade da Princesa Isabel, mas também da comunidade dos Carilos, da Capela de São Frei Galvão, situada no Alto da Conquista, e da comunidade da Avenida Esperança, da Capela de São Lucas, na Rua Luiz Gama, ambas antes pertencentes à Paroquia Santa Rita e Paróquia de Santa Terezinha.

Início – Foi no ano de 1976 que a história da nova Paróquia de São Paulo Apóstolo começou. Um grupo de pessoas, em santas missões, se reunia na rua para fazer círculos bíblicos. Depois, os encontros passaram a ser realizados em um barracão construído no espaço onde hoje está edificado o prédio da Igreja, e, em seguida, pouco a pouco, foi sendo construída uma capela de tijolinhos.

Ilheense, nascido e criado na Avenida Princesa Isabel, hoje, com 63 anos de idade e 34 de sacerdócio, cuja ordenação realizou-se em 1º de setembro de 1985, o Padre Cristo, como é chamado, na transição de Capelão à posse como Pároco, emocionado, lembrou durante a celebração o momento de como se iniciou a construção das primeiras bases da Igreja e os desafios enfrentados na reconstrução do prédio.

“Padre Cristo é uma referência para a comunidade e para a nossa cidade. O prefeito Mário Alexandre e nós, enquanto munícipes, ficamos muitos felizes com essa nova Paróquia e desejamos muito sucesso. Não temos dúvidas do grande trabalho realizado pelo padre Cristo na comunidade, pois sabemos do compromisso e responsabilidade que ele empreende”, parabenizou o chefe de gabinete da Prefeitura de Ilhéus, Mauro Alves.

Na ocasião, o secretário Hermano Fahning, da pasta de Serviços Urbanos, acrescentou: “Padre Cristo tem o trabalho reconhecido por toda a cidade e por isso foi nomeado como comendador do mérito de São Jorge dos Ilhéus pelo prefeito Mário Alexandre. O dia de hoje é motivo de alegria para nós. Que ele continue o importante trabalho que realiza junto à comunidade e às famílias”.

Moradora da Princesa Isabel há vinte anos, Eliene dos Anjos comentou que a transformação da capelania São Paulo Apóstolo em paróquia é uma realização de cada cristão que acompanhou o passo a passo da luta de Padre Cristo e dos Padres antecessores. “No começo, era só um sonho. Quando tinha chuva, caiam as paredes, o telhado, e a comunidade fazia a vaquinha e reconstruía. Na época da construção, fomos para a sede da Igreja provisória, uma casa onde o Padre Cristo nasceu e foi criado, o que foi bastante gratificante. E Padre Cristo ali, buscando ajuda com a simplicidade e carisma que tem. A comunidade foi se reconstruindo e hoje, vendo a Capelania se tornar Paróquia, é prazeroso. Estou muito feliz por fazer parte desse sonho hoje realizado, graças a Deus”, disse Eliene.

O pároco não escondeu a emoção. “Essa é uma Igreja para acolher a todos, missionária. A Igreja se constrói com seu povo feliz. O quanto esperei, trabalhei e rezei por isso aqui. Vontade de sair abraçando todos”, revelou.