Religião

Catedral de São Sebastião comemora seus 52 anos neste sábado (21)

Para celebrar seus 52 anos, a Igreja fará uma missa neste sábado (21), às 19h, com a presença de Dom Mauro Montagnoli.

Catedral de São Sebastião comemora seus 52 anos neste sábado (21) 1

A catedral de São Sebastião é, sem dúvida, o símbolo da cidade de Ilhéus e ponto de atração turística dos mais importantes. 

Situada numa localização privilegiada, os turistas não deixam de visitá-la e levam da cidade uma bela recordação da grandiosidade da igreja.

Neste sábado (21), o Coral Dom Eduardo também faz aniversário de 52 anos, e fará uma apresentação após a missa, nas escadarias da Catedral.

Inaugurada em 1967, a imponente catedral reúne em sua fachada detalhes minuciosos do estilo neoclássico, como vitrais artísticos, abóbadas e colunas.

O tamanho da igreja impressiona – sua abóbada principal tem 48 metros de altura – e o exterior majestoso contrasta com o interior, bastante discreto e singelo.

Pelo que representa para a sociedade local e para a atividade turística do município, o patrimônio possui enorme valor cultural. Continue lendo

Mesmo com chuva, Ilhéus comemora dia da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias

Mesmo com chuva, Ilhéus comemora dia da Padroeira Nossa Senhora das Vitórias 2

Católicos de Ilhéus celebraram nesta quinta-feira, 15, data em que é comemorada a Assunção de Nossa Senhora, a festa em louvor a Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade de Ilhéus. 

A festa, que todos os anos atrai dezenas de devotos e acontece na Igreja Nossa Senhora das Vitórias, localizada no alto Teresópolis, é promovida pela Diocese de Ilhéus, através da Paróquia de São Jorge. Iniciou às 7 horas com Missa das Intenções, às 9 horas Missa Solene, encerrando às 16 horas com uma caminhada de fé, pelas ruas do bairro Teresópolis, não desceu ao centro, por conta da chuva. Continue lendo

Duas Festas homenageiam à padroeira de Ilhéus nesta quinta-feira (15)

Duas Festas homenageiam à padroeira  de Ilhéus nesta quinta-feira (15) 3

As comemorações em homenagem à Nossa Senhora das Vitórias, padroeira de Ilhéus começaram no dia último dia 6 de agosto, com as tradicionais novenas e finalizam nesta quinta-feira (15), feriado religioso no município. A programação festiva inclui alvorada, missa e procissão por algumas ruas do Centro e do bairro Nossa Senhora da Vitória, na zona sul de Ilhéus.

A solenidade será presidida pelo padre Paulo Brandão, às 10h, na Igreja Nossa Senhora da Vitórias, no alto Teresópolis, na Conquista. Na Paróquia Nossa Senhora das Vitórias, no bairro Nossa Senhora da Vitória, o momento solene será conduzido pelo pároco José Nilton Lapa, às 9h30min. O prefeito Mário Alexandre participará da solenidade e acompanhará a caminhada de fé. Continue lendo

Rio do Engenho recebe festa de Senhora de Sant’Ana e São Joaquim neste fim de semana

Rio do Engenho recebe festa de Senhora de Sant’Ana e São Joaquim neste fim de semana 4

Estasexta-feira (26) se comemora o dia da padroeira Senhora de Sant’Ana, mas os festejos alusivos se iniciaram no último dia 18 de julho, quando fiéis ofereceram louvor, adoração e cânticos na presença da imagem da santa. Neste domingo (28), a tradicional procissão fluvial em homenagem a santa, que embarcará da Colônia Z-19, na baía Pontal, às 8h, com destino ao Rio do Engenho, distrito localizado a 17 quilômetros de Ilhéus. O evento encerra as comemorações dos 485 anos de fundação do município de Ilhéus.

Segundo os organizadores, o intuito da festa é resgatar os valores históricos e religiosos, além de ser considerada uma das manifestações mais antigas da igreja católica, em Ilhéus. A programação ocorrerá em três etapas: às 5h da manhã, alvorada festiva. Logo mais às 7h30min da manhã, os fiéis se reunirão na sede da Colônia de Pescadores Z-19, no Pontal. No Rio do Engenho, a partir das 9h30min, os participantes acompanharão a procissão terrestre. Na capela de Nossa Senhora de Sant’Ana, participam da missa solene, às 10h. Continue lendo

Mulher empurra Padre Marcelo Rossi de palco durante missa; assista

 

Mulher empurra Padre Marcelo Rossi de palco durante missa; assista 5

Uma mulher invadiu o altar e empurrou o padre Marcelo Rossi durante uma missa em Cachoeira Paulista neste domingo (14). A mulher furou a segurança, invadiu o palco durante a celebração que acontecia na Canção Nova e empurrou o padre de cima da estrutura. Apesar da queda, ele não ficou ferido e a mulher foi contida pela Polícia Militar.

O padre estava no local para a missa de encerramento do acampamento ‘Por Hoje Não’ (PHN). Por volta das 14h50 a mulher, que participava do evento, conseguiu furar a segurança, invadiu o palco por trás e empurrou o padre, que caiu da estrutura, informou o G1.

Assista: Continue lendo

TJ-BA pede perdão a líder do Candomblé por injustiças e intolerância cometidas no passado

TJ-BA pede perdão a líder do Candomblé por injustiças e intolerância cometidas no passado 6

Foto: TJ-BA

O desembargador Lidivaldo Reaiche, presidente da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) pediu perdão, em nome do Judiciário, a Ialorixá Carmen Oliveira da Silva, conhecida como Mãe Carmen do Gantois, pelas diversas situações de intolerância religiosa ocorridas nos séculos passados. O pedido de perdão foi feito durante a entrega da Medalha de 410 anos do TJ-BA a Ialorixá, ocorrido na tarde da última sexta-feira (28).

De acordo com o desembargador, que liderou a equipe de comemoração do aniversário do TJ-BA, foram identificadas sentenças “injustas e cruéis” no Arquivo Público da Bahia, contra pessoas que praticavam religiões de matriz africana. “Vários sacerdotes eram presos e as penas, inclusive, eram de 500 chibatadas”, destacou. Lidivaldo Reaiche ainda conta que, em uma sentença, foi registrado que a execução da pena de chibatadas teve que ser interrompida, pois a mulher não iria sobreviver. Para ele, ao longo dos séculos, houve uma “conivência” das autoridades e também do Tribunal de Justiça da Bahia com a violência a sacerdotes e praticantes de religiões como Candomblé. “No momento em que o tribunal comemora 410 anos, é um momento para reflexão sobre sua caminhada. Claro que, como qualquer instituição, é uma caminhada de sombras e luzes. Nós temos que reconhecer que, em relação às religiões de matriz africana, houve omissão e houve injustiça”, avaliou. Continue lendo

Pastor Pedro Chagas completa 20 anos de Ministério na Lindinópolis

Pastor Pedro Chagas completa 20 anos de Ministério na Lindinópolis 7

Apascentar o rebanho de Cristo não abrange somente oferecer-lhe o alimento da Palavra com o fim de transmitir conhecimento e gerar maturidade. O pastor zeloso vai com a Palavra de Deus em punho e supre as necessidades de consolo e descanso das ovelhas de Jesus. Assim tem sido a vida do pastor Pedro de Jesus Chagas, ao longo de duas décadas à frente da Igreja Batista Lindinópolis. Tamanha dedicação, rendeu-lhe na última semana, uma homenagem especial.

“São duas décadas de serviço e cumprimento do propósito do Senhor”, diziam jubilosos os participantes da solenidade. Durante o culto festivo, outros declamavam que “ele continua sendo um homem incansável na obra de Deus, onde durante esses anos, plantou várias sementes”. O culto de celebração, louvor e ações de graças aconteceu no templo sede da igreja, no bairro da Conquista, e contou com familiares, membros dos ministérios da igreja, congregados e convidados. Continue lendo

ILHÉUS: São Jorge é celebrado por fiéis nesta terça-feira (23)

ILHÉUS: São Jorge é celebrado por fiéis nesta terça-feira (23) 8

A Igreja Católica celebra São Jorge, um dos mais populares do catolicismo, nesta terça-feira, 23 de abril. Conhecido como “o grande mártir”, o santo é Padroeiro de Portugal, Inglaterra e Catalunha, além de ser considerado o protetor dos soldados, escoteiros e todos aqueles ligados às ordens militares.

Em Ilhéus, São Jorge será homenageado na Catedral de São Sebastião, enquanto não encerra a reforma da Igreja que leva o nome do padroeiro, onde haverá missa nesta segunda às 19h e nesta terça às 10h, finalizando o período com procissão saindo da Catedral às 17h. Continue lendo