Religião

ILHÉUS: São Jorge é celebrado por fiéis nesta terça-feira (23)

ILHÉUS: São Jorge é celebrado por fiéis nesta terça-feira (23) 1

A Igreja Católica celebra São Jorge, um dos mais populares do catolicismo, nesta terça-feira, 23 de abril. Conhecido como “o grande mártir”, o santo é Padroeiro de Portugal, Inglaterra e Catalunha, além de ser considerado o protetor dos soldados, escoteiros e todos aqueles ligados às ordens militares.

Em Ilhéus, São Jorge será homenageado na Catedral de São Sebastião, enquanto não encerra a reforma da Igreja que leva o nome do padroeiro, onde haverá missa nesta segunda às 19h e nesta terça às 10h, finalizando o período com procissão saindo da Catedral às 17h. Continue lendo

Movimento de Cursilho e Cristandade de Ilhéus convida os Cursilhistas para a Ultreia Diocesana

Movimento de Cursilho e Cristandade de Ilhéus convida os Cursilhistas para a Ultreia Diocesana 2

Cursilhos de Cristandade é um movimento da Igreja católica que, através do seu método próprio, possibilita a vivência do fundamento cristão, ajuda a descobrir, realizar e respeitar a vocação pessoal, criando núcleos de cristãos capacitados a evangelizar os ambientes que frequentam.

Periodicamente, o movimento realiza um encontro chamado Ultreia – uma expressão espanhola que quer dizer “Avante!”, tem como intuito encorajar e unir os cursilhistas para que possam sempre caminhar em comunidade, além de fortalecer o movimento que busca formar líderes e pessoas dispostas a levar os ensinamentos de Cristo.

A Ultreia Diocesana ocorrerá neste domingo (07), a partir das 07:30, na Igreja de Santa Rita no Bairro da Conquista.

40 anos da Diocese de Itabuna – BA, uma Igreja generosa e perseverante

40 anos da Diocese de Itabuna - BA, uma Igreja generosa e perseverante 3

Amigo ouvinte, o quadro “Brasil na Missão Continental” traz estes dias a participação de Dom Carlos Alberto dos Santos, desde abril de 2017 bispo da Diocese de Itabuna, no sul da Bahia.

Na edição passada nosso convidado ateve-se a uma breve apresentação desta Igreja particular,  uma das primeiríssimas circunscrições eclesiásticas criadas por São João Paulo II, em 7 de novembro de 1978, à distância de poucos dias da sua eleição à Cátedra de Pedro.

Localizada a pouco mais de 420 quilômetros de Salvador e quinto município mais populoso da Bahia com mais de 210 mil habitantes, a cidade sede da diocese é um importante entreposto comercial do estado, situada às margens da BR-101 e BR-415 e hoje se destaca com indústrias de grande porte, se consolidando como polo médico, prestador de serviços e de educação. Continue lendo

Veja a Programação de Missas na Catedral de São Sebastião em Ilhéus

Veja a Programação de Missas na Catedral de São Sebastião em Ilhéus 5

Foto: Matheus Silva

Os horários das Missas na Catedral de São Sebastião durante a semana segue os seguintes horários:

Nas terças-feiras, às 18:00;

Nas quintas-feiras, às 12:00;

Na primeira sexta-feira de cada mês, às 17:00;

Nos sábados, às 19:00;

Nos domingos, nos três turnos (manhã, tarde e noite):

às 8:00;
às 17:00;
às 19:00;

Fé e tradição marcam mais um ano da Puxada do Mastro de São Sebastião em Ilhéus

Fé e tradição marcam mais um ano da Puxada do Mastro de São Sebastião em Ilhéus 6

No meio da mata de Ipanema, localizada na Estância Hidromineral de Olivença, zona sul de Ilhéus, marchadeiros iniciaram as festividades da secular festa da Puxada do Mastro de São Sebastião, com a escolha da árvore, que determinaram as toras de mastro puxadas no domingo (13). Esse ritual acontece sempre uma semana antes do evento, início de todo o ciclo da tradição.

A comunidade local e a Prefeitura de Ilhéus, por meio das Secretarias de Turismo e Eventos (Setur) e de Cultura (Secult), ao longo da última semana, prepararam e arrumaram toda a estrutura da festa, onde turistas e nativos derrubaram o mastro e percorreram as praias e principais ruas do local até chegar à praça principal, onde aconteceu todo o enredo da celebração.

De acordo com o historiador Erlon Costa, a Puxada do Mastro de São Sebastião mantém a tradição há mais de quatro séculos, desde o período da colonização. “Significa a resistência da memória do povo tupinambá na região” diz ele. A festividade une comunidade religiosa e indígena para celebrar com rituais, manifestações culturais, cortejos e shows na Praça Cláudio Magalhães, onde fica a Igreja de Nossa Senhora da Escada, ponto alto dos festejos. Continue lendo

Novenário de São Sebastião é iniciado em Ilhéus

Novenário de São Sebastião é iniciado em Ilhéus 7

A fé do ilheense católico é sempre renovada durante os tradicionais festejos dos seus padroeiros. Nesta sexta-feira (11), às 19 horas, será aberta a festa em louvor a São Sebastião, padroeiro da Catedral diocesana. Ilhéus São Sebastião é, também, patrono dos estivadores.

Com o tema central “Batizados em enviados: a igreja de Cristo em missão pelo mundo”, o novenário vai abordar a iniciação cristã. O cronograma de atividades acontece por nove dias com orações, louvores, recitação do terço, apresentações culturais e ladainhas.

O encerramento das celebrações será em 20 de janeiro, com alvorada às 5h, missa solene às 10h, procissão às 17h, com saída da Catedral, na Praça Dom Eduardo, contornando o Alto São Sebastião, percorrendo as ruas centrais e, pela Avenida Soares Lopes retornando a Catedral, onde, após a missão, encerra festa. Continue lendo

Frei Anastácio apresenta voto de aplauso e título de cidadão ao Bispo Miro

Frei Anastácio apresenta voto de aplauso e título de cidadão ao Bispo Miro 8

O deputado estadual Frei Anastácio, deputado federal eleito, apresentou Voto de Aplauso e deu entrada a um projeto de lei propondo título de cidadão paraibano, na Assembleia Legislativa, ao Bispo de Guarabira, Dom Aldemiro Sena dos Santos, pelos serviços prestados à comunidade católica como sacertode.

O voto de aplauso é também em comemoração a um ano da nomeação de Dom Aldemiro como bispo de Guarabira. De acordo com Frei Anastácio, essa não é uma propositura de seu mandato, mas de milhares de paraibanos que passaram a admirar Dom Aldemiro como líder religioso e já como conterrâneo.

“Há menos de um ano na Diocese de Guarabira, Dom Aldemiro já realizou um trabalho brilhante, na assistência aos pobres, na acolhida aos fiéis, nas visitas sacerdotais nas mensagens de conforto e esperança para o povo. Um trabalho que já ganhou repercussão entre a comunidade católica em todo o estado da Paraíba.” disse Frei Anastácio.

Entre os destaques no trabalho de Dom Aldemiro está a atenção especial que ele tem para com o homem do campo.  Filho de uma dona de casa e de um pedreiro, ela sabe o que é ser pobre nesse país.

Ele conhece na pele as dificuldades que as classes trabalhadoras enfrentam no dia a dia, em busca de melhores condições de trabalho e na luta pela terra, como é o caso dos trabalhadores rurais. Continue lendo

Life Saúde
Life Saúde