Publieditorial

Trump manda novo recado para o ‘amigo’: “A carne do Brasil é fraca”

Trump manda novo recado para o ‘amigo’: “A carne do Brasil é fraca” 1

Trump deu mais uma aula de pragmatismo ao governo brasileiro, para decepção de seu “amigo” Bolsonaro – e filhos, também.

Ao negar, mais uma vez, a abertura do mercado americano à carne brasileira in natura – desde 2017 que é assim-, os EUA mostraram que essa história de amor e amizade entre governos é coisa de país que não tem orgulho próprio.

Uma das promessas do presidente americano ao seu colega – e réplica – brasileiro era exatamente rever essa decisão. Foi feita lá naquele encontro em que o nº 3 deixou o ministro das Relações Exteriores fora da sala de Trump, enquanto ele e o pai diziam que amavam os Estados Unidos. Continue lendo

O que acontece com os bens adquiridos depois do casamento?

O que acontece com os bens adquiridos depois do casamento? 2

No momento do casamento civil, existe o consenso de que as duas pessoas irão construir uma vida juntos, o que pode implicar em construir um patrimônio em conjunto. Portanto, em tese, todos os bens que são adquiridos após a celebração do casamento civil pertencem ao casal.

Logo, ao fim da união, seja pelo divórcio ou pela morte, metade do patrimônio pertencerá a um os cônjuges e a outra metade pertencerá a outra parte.

No entanto, nem sempre isso acontece.

Na realidade, o que acontece com os bens que são adquiridos após o casamento depende bastante do regime de bens adotado no pacto antenupcial. Continue lendo

Derrame de petróleo no Nordeste e o Tribunal Penal Internacional

Derrame de petróleo no Nordeste e o Tribunal Penal Internacional 3

No dia 30 de agosto passado manchas de petróleo chegaram ao litoral do Estado de Pernambuco, causando preocupação geral. A ocorrência chegou à imprensa internacional através de uma expressiva foto de um menino “saindo do mar repleto de óleo na praia de Itapuama, Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife”.[i] De lá para cá o fato foi se agravando, enorme quantidade de petróleo atingiu oito estados e no dia 25 deste mês chegou em Ilhéus, sul do Estado da Bahia.[ii]

O fato é verdadeira tragédia, pois ocasiona danos ambientais de enorme gravidade, sociais porque pescadores terão reduzida sua capacidade de exercerem sua profissão e econômicos, estes traduzidos no cancelamento de viagens turísticas à região, cujas praias, pela beleza que possuem, atraem turistas de todo o Brasil. São danos de difícil avaliação neste momento.

As medidas paliativas para minimizar o desastre e a tentativa de descobrir a autoria, correm por conta da Marinha de Guerra. Em entrevista ao jornal O Estado de S.Paulo, o Almirante Ilques Barbosa Júnior relatou que “o culpado não foi identificado, mas está entre os navios que circularam em alto-mar, na faixa de 300 a 500 quilômetros na costa leste de Sergipe”.[iii] Continue lendo

INFORME: Recomendações para a população e profissionais de saúde, acerca das manchas de petróleo no litoral de Ilhéus

INFORME: Recomendações para a população e profissionais de saúde, acerca das manchas de petróleo no litoral de Ilhéus 4

Mancha encontrada na Praia do Norte. Foto enviada via WhatsApp.

Considerando as manchas espessas de óleo (petróleo cru de origem desconhecida) que surgiram no litoral norte de Ilhéus-BA, no dia 25/10/2019, a Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus orienta a população e profissionais de saúde sobre as medidas de prevenção.

Os derivados de petróleo têm diferentes toxidades (hidrocarbonetos e aditivos não hidrocarbonetos), as manchas de óleo que chegaram à nossa cidade tratam-se de contaminação ambiental por petróleo cru, sendo uma mistura constituída de agentes cancerígenos, nefrotóxicos, irritantes respiratórios e mutagênicos. A toxidade é variável de acordo com a sua composição e tempo de exposição.

INTOXICAÇÕES AGUDAS Continue lendo

Santa Irmã Dulce, como é importante teu exemplo de amor!

Neste mundo voltado para bens materiais e para os prazeres do corpo, onde o dinheiro parece ser um Deus com razões e ações próprias, cotidianamente cultuado com o nome de Mercado; e no qual somente importa para muitos a gula, o orgasmo ou a sensação de ilusória de felicidade, artificialmente obtida por meio do uso de uma infinidade de drogas cada vez mais potentes e destruidoras, parece não haver lugar para o amor ao próximo.

Santa Irmã Dulce, como é importante teu exemplo de amor! 5

Fechados em nosso egoísmo sem limites, dissimulado pela necessidade de obter os bens necessários à nossa sobrevivência, encontramos nesse mister a desculpa, o álibi perfeito para darmos as costas a tudo e a todos, baseados na máxima de que cada um deve cuidar de si, como se não vivêssemos em sociedade e não precisássemos, em todos os instantes, uns dos outros.

Irmã Dulce, desde o início, contrariou a lógica do egoísmo, do prazer, do lucro, da vaidade, vivendo e exemplificando os mais admiráveis valores pregados por Jesus Cristo.

Focada unicamente em sua Obra, reverteu esta obstinação em favor do próximo.

Buscando o prazer de servir, encontrou o antídoto para não sucumbir aos prazeres do mundo.

Sem superdimensionar o poder do dinheiro, deu-lhe aplicação justa, digna e santa, em favor dos que não tinham. Continue lendo

Como é o pagamento de pensão alimentícia quando o pai mora no exterior?

Como é o pagamento de pensão alimentícia quando o pai mora no  exterior? 6

Normalmente, para solicitar o pagamento da pensão alimentícia, os pais entram com uma ação na justiça chamada de ação de alimentos.

Em seguida, o juiz irá citar as partes e, ao fim do processo, determinará o valor a ser pago, que é fixado com base no binômio necessidade x possibilidade através de um critério de proporcionalidade. Ou seja, leva-se as necessidades do filho e as possibilidades do pai.

Contudo, o que acontece quando o pai mora no exterior e é necessário solicitar o pagamento da pensão alimentícia?

Bem, o procedimento é basicamente o mesmo: a ação deve ser iniciada no local de residência da criança e o pai será citado por carta rogatória. A depender do país no qual o pai mora, no entanto, os juízes deverão contar com a cooperação jurídica internacional. Continue lendo