Porto Seguro

Setur-BA: Bahia deve alcançar ocupação média de 80% em julho

Setur-BA: Bahia deve alcançar ocupação média de 80% em julho 1

Levantamento da Setur-BA (Secretaria de Estado de Turismo da Bahia), estima que a hotelaria baiana deve alcançar uma média de 80% na ocupação. De acordo com a pasta, o alto fluxo de turistas no mês se deve aos incentivos do governo estadual às companhias aéreas. Política permitiu a implantação de 161 novos voos semanais para a Bahia. 

Além disso, julho representa férias escolares e, segundo o MTur (Ministério do Turismo), o estado é um dos cinco mais visitados nesses períodos.  

A região de Porto Seguro é uma das que mais recebem turistas. Vindos principalmente de estados como Minas Gerais e São Paulo.  “As estimativas são de uma taxa média entre 80% e 85%”, afirma Wilson Spagnol, presidente da seção Extremo Sul da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis – Seção Bahia) Continue lendo

Empresários ameaçam paralisar obras da UFSB por conta do contingenciamento

Empresários ameaçam paralisar obras da UFSB por conta do contingenciamento 2

Foto: Reprodução

As obras da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), nas cidades de Teixeira de Freitas, Porto Seguro e Ilhéus, devem ser paralisadas a partir da próxima segunda-feira (15). Empresários do Consórcio entre as empresas Meir Serviços e Construções e Hayek Construtora afirmam que cerca de 270 funcionários deverão ser demitidos. O motivo seria por conta do contingenciamento decretado pelo Governo Federal em maio deste ano e que estaria inviabilizando os repasses por parte da instituição de ensino.

Ao Bahia Notícias, o responsável pelo Consórcio confirmou a paralisação e disse que a situação “está acontecendo porque a empresa tem dois contratos com a universidade para a construção de prédios nos três campus, inclusive com um deles [o de Ilhéus] com 50% concluído, e o pagamento foi suspenso”. Ele ainda disse que o campus de Ilhéus estava previsto para ser entregue em dezembro e os campi de Teixeira de Freitas e Porto Seguro estão com 20% de obras concluídas. Continue lendo

Abav lista os destinos nacionais e internacionais mais vendidos de julho; Ilhéus na lista

Abav lista os destinos nacionais e internacionais mais vendidos de julho; Ilhéus na lista 3

A temporada de viagens de julho já começaram. De acordo com Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), o setor de turismo segue aquecido mesmo em meio à instabilidade econômica.

Roteiros pelo Brasil ganham força entre os turistas, bem como viagens para países sul-americanos, onde o real é mais valorizado frente à moeda local. Para locais como Europa e Estados Unidos, o jeito foi começar a se planejar mais cedo, a fim de conseguir arcar com os custos das viagens.

É neste momento que as agências de viagens assumem um papel decisivo na organização das férias, ajudando o consumidor a encontrar destinos que se adequem melhor ao orçamento e oferecendo vantagens exclusivas na compra de pacotes.

Há muitos benefícios em comprar roteiros com agências, como dólar congelado, tarifas mais competitivas nos hotéis e a possibilidade de parcelamento, por exemplo. O brasileiro adora viajar e mantém o hábito sempre que tem a oportunidade, só adapta à sua realidade econômica”, diz Magda Nassar, presidente da Abav Nacional.

Confira abaixo os destinos mais procurados nas agências de viagens para as férias de julho: Continue lendo

Senai Bahia prorroga inscrições para cursos técnicos

Senai Bahia prorroga inscrições para cursos técnicos 4

O Senai Bahia prorrogou as inscrições para processo seletivo de cursos técnicos pagos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela internet, por meio do site www.tecnicosenai.com.br.

Há vagas nos municípios de Feira de Santana, Alagoinhas, Camaçari, Ilhéus, Juazeiro, Lauro de Freitas, Salvador (Unidades: Cimatec e Dendezeiros), Serrinha e Vitória da Conquista.

São oferecidos cursos de Automação Industrial, Desenvolvimento de Sistemas, Edificações, Eletromecânica, Eletrotécnica, Logística, Manutenção Automotiva, Mecânica, Mecatrônica, Qualidade, Petroquímica, Química, Redes de Computadores, Segurança do Trabalho e Biotecnologia. Continue lendo

Governo da Bahia disponibiliza mais de 20 mil vagas para cursos técnicos

Governo da Bahia disponibiliza mais de 20 mil vagas para cursos técnicos 5

Foram abertas nesta quinta-feira, 4, as inscrições para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos de nível médio. Os interessados podem se inscrever através do Portal da Educação, até o dia 14 de julho.

Serão oferecidos 45 cursos nas formas de oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos (Proeja Médio) e Subsequente ao Ensino Médio, para os que concluíram o Ensino Médio na rede pública e desejam voltar a estudar. Entre as opções de áreas estão Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, instrumento Musical, Documentação Musical e Regência. Continue lendo

Bahia vai receber 242 profissionais do Mais Médicos a partir de segunda; Ilhéus receberá 04

Bahia vai receber 242 profissionais do Mais Médicos a partir de segunda; Ilhéus receberá 04 6
A Bahia vai receber 242 profissionais que vão atuar no programa Mais Médicos a partir da próxima segunda-feira. No total, 138 municípios do estado passarão a contar com o reforço de pelo menos um médico para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, previsão é que 1.010 Municípios em 26 estados recebam, entre os próximos dias 24 e 28, os 1.975 profissionais selecionados pelo programa. Segundo o ministério, os locais contemplados são de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso, como as ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas, e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda conforme a pasta, esta fase do ciclo do programa priorizou profissionais formados e que têm registro do Conselho Regional de Medicina do Brasil.

Na Bahia, quem mais receberá médicos é a cidade de Itaberaba, no Nordeste do estado, para onde serão deslocados sete profissionais. Em seguida aparece Vitória da Conquista, no Sudoeste, que vai ganhar seis médicos para atuar na cidade. 

Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, Jequié, no Sudoeste, Feira de Santana, no Nodeste, e Brumado, no Centro Sul, vão receber cinco profissionais cada uma. Outras quatro cidades vão ganhar o reforço de quatro médicos cada: Ipirá e Senhor do Bonfim, ambos no Centro Norte, Inhambupe, no Nordeste, e Ilhéus, no Sul.  Continue lendo

IFBA abre vagas para Professores em Ilhéus e várias cidades da Bahia

IFBA abre vagas para Professores em Ilhéus e várias cidades da Bahia 7

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA lançou edital de abertura de Processo Seletivo referente à contração de Professores Substitutos.

As inscrições serão realizadas no período de 11 de junho de 2019 a 04 de julho de 2019, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico portal.ifba.edu.br. O valor da taxa é de R$ 70,00.

Este Processo Seletivo será realizado em duas etapas, sendo elas: Prova de Desempenho Didático; e Avaliação de Títulos. Continue lendo

Rodoviária oferece 1.800 horários extras na operação São João

Rodoviária oferece 1.800 horários extras na operação São João 8

Os interessados em utilizar os serviços da rodoviária poderão escolher entre os 1.800 horários extras durante o feriado de São João. A disponibilidade vai além dos 540 horários regulares, que são ofertados diariamente. A operação São João irá ocorrer entre os dias 18 e 24 de junho.

De acordo com a Agerba, estima-se que cerca de 180 mil passageiros passem pelo terminal durante o período junino e a expectativa de maior fluxo ocorra na quarta-feira, 19. Continue lendo