:: Colunistas
::Publicidade

Notícias

Bacelar comemora aprovação da criminalização da homofobia na CCJ do Senado

Bacelar comemora aprovação da criminalização da homofobia na CCJ do Senado 1

Engajado na luta pelos direitos do segmento LGBTI+, o deputado federal Bacelar (Podemos-BA) comemorou a aprovação da proposta de criminalização da homofobia, na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, nesta semana. “Depois de décadas e décadas, finalmente, saímos da inércia. A punição para esse tipo de violência precisa estar na lei”, comentou o parlamentar. Seis ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) já declararam voto para enquadrar a homofobia e transfobia como crime de racismo.

O Brasil registrou até maio 141 mortes de pessoas do segmento LGBTI+. Os dados são do Grupo Gay da Bahia (GGB). Segundo a entidade, foram 126 homicídios e 15 suicídios, o que representa a média de uma morte a cada 23 horas.

“Em pleno século XXI, temos que conviver com a intolerância, homofobia na família, na escola, nas relações sociais. É dever do legislador assegurar os mecanismos legais contra as atrocidades que andam acontecendo”, declarou o deputado do Podemos. Continue lendo

Presidente da APPI, Osman Nogueira, é reeleito até o ano de 2023 com 96,7 por cento dos votos

Presidente da APPI, Osman Nogueira, é reeleito até o ano de 2023 com 96,7 por cento dos votos 2

Em uma eleição bastante concorrida que mobilizou maciçamente os trabalhadores em Educação, foi escolhida a nova diretoria executiva da APPI/APLB – Delegacia Sindical Costa do Cacau e os dirigentes que irão comandar os destinos da entidade até 2023. Encerrada a apuração, foram contabilizados 1.716 votos e, deste total, a Chapa 1, denominada “Resistência e Luta”, obteve 1.659 votos, representando 96,7 por cento dos votos válidos. Quarenta eleitores optaram por votar “em branco” e 17 votos foram considerados nulos.

Para o cargo de presidente da delegacia foi reeleito o sindicalista Osman Nogueira. “Foi a vitória da resistência e da confiança depositada em toda a chapa pelos trabalhadores e trabalhadoras em Educação”, avalia Nogueira. Para ele, a votação expressiva e incontestável representa a credibilidade de lideranças sindicais historicamente comprometias com a categoria. Osman assegurou que o trabalho ficará ainda mais fortalecido com a união demonstrada no pleito, informou o Blog da APPI.

ILHÉUS: Projeto São João dos Bairros começa neste domingo (26) no bairro Teotônio Vilela

ILHÉUS: Projeto São João dos Bairros começa neste domingo (26) no bairro Teotônio Vilela 3

O projeto São João dos Bairros, realizado pela TV Santa Cruz com apoio da Prefeitura Municipal de Ilhéus, através das Secretarias de Cultura e Turismo começa neste domingo (26), no bairro Teotônio Vilela. Em sua oitava edição, o projeto reúne a comunidade, mobiliza pessoas a participarem do evento que valoriza os costumes do povo do interior, promove a diversão e resgata a cultura das tradicionais festas juninas.

As praças dos bairros que recebem o projeto se transformam em verdadeiros arraiais, ruas ganham decorações confeccionadas pela própria comunidade, pessoas de várias idades se dedicam aos ensaios das quadrilhas e apresentações juninas, deliciosas comidas típicas são preparadas e o ritmo do tradicional São João toma conta da população que vivencia o autêntico festejo nordestino.

Neste ano, dois eventos serão realizados aos domingos na cidade de Ilhéus. No dia 26 de maio, no bairro Teotônio Vilela e no dia 9 de junho, em Olivença. Os eventos começam às 16 horas e terminam às 21 horas, impreterivelmente. Todas as quintas-feiras que antecedem o projeto, a TV Santa Cruz, junto com os apoiadores, faz uma visita técnica no bairro para realizar ações de melhorias na infraestrutura do local, com o objetivo de atrair visitantes e dar segurança ao público. Continue lendo

Trio é preso por aplicar golpes em clientes de bancos em Coaraci

Trio é preso por aplicar golpes em clientes de bancos em Coaraci 4

Foto: Polícia Civil

Três pessoas, incluindo dois idosos, foram presas na cidade de Coaraci, no sul da Bahia, na quarta-feira (22), por suspeita de estelionato. Conforme a polícia, o trio foi localizado com vários documentos falsos, que eram utilizados para aplicar golpes em clientes de instituições bancárias.

Ainda segundo a polícia, os suspeitos, que não tiveram as identidades reveladas, foram presos em uma pousada, depois de passar por uma agência bancária da cidade.

A polícia informou ainda que o grupo fazia cartões de créditos falsos, além de documentos e carnês do bolsa família, para conseguir realizar os golpes. Ainda não há informações precisas sobre a quantia roubada, nem como eles realizavam o crime. Continue lendo

Líder do PSL na Câmara diz que a “Bahia é um lixo”; veja vídeo

Líder do PSL na Câmara diz que a “Bahia é um lixo”; veja vídeo 5

Foto: Agência Câmara

Durante uma sessão da Comissão de Educação na Câmara dos Deputados, em Brasília, na tarde desta quarta-feira (22), o líder do PSL da Casa, Delegado Waldir, afirmou que a “Bahia é um lixo”.

Ele ainda completou dizendo que o lixo era governado pelo PT, se referindo ao governo estadual que é comandado por Rui Costa (PT).

Um colega precisou conter as ações do deputado goiano, que estava visivelmente alterado. Continue lendo

Gilmar Mendes, do STF, nega recurso de Jânio Natal e mantém decisão do TJ-BA

Gilmar Mendes, do STF, nega recurso de Jânio Natal e mantém decisão do TJ-BA 6

Foto: Josemar Pereira/ Ag. Haack/ bahia.ba

Réu em ação penal por contratar servidores de forma ilegal quando era prefeito de Porto Seguro, o deputado estadual Jânio Natal (Podemos) teve recurso negado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes. A informação é da coluna Satélite, do jornal Correio*.

No último dia 2 de abril, os advogados de Jânio deram entrada com um pedido para reverter o julgamento em que a Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu o habeas corpus impetrado com objetivo de anular o recebimento da denúncia pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA).

O argumento é de que a decisão da Justiça baiana foi tomada com voto de 37 desembargadores, menos de dois terços do que determina a lei. Para Mendes, no entanto, 37 de 59 magistrados já configura maioria suficiente para tornar o deputado réu na esfera criminal. Continue lendo

Sesi abre inscrições para 2.364 vagas gratuitas em cursos de Educação de Jovens e Adultos

Sesi abre inscrições para 2.364 vagas gratuitas em cursos de Educação de Jovens e Adultos 7

O Serviço Social da Indústria (SESI Bahia) oferece cursos gratuitos para jovens e adultos retomarem os estudos gratuitamente.

Estão abertas até 5 de julho as inscrições para 2.364 vagas de Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio (1º ao 3º ano) para quem tem mais de 18 anos. Os cursos são realizados na modalidade a Distância (EaD), em um dos polos de educação do SESI na capital e no interior.

As matrículas precisam ser feitas nas unidades de ensino do Sesi que estão oferecendo os cursos: Salvador, Vitória da Conquista, Luis Eduardo Magalhães, Ilhéus, Eunápolis e Teixeira de Freitas. Continue lendo

Natura compra a Avon em negócio bilionário

Natura compra a Avon em negócio bilionário

A fabricante de cosméticos Natura anunciou nesta quarta-feira (22) a aquisição da Avon, em uma operação de troca de ações. Segundo a companhia, a operação cria o quarto maior grupo exclusivo de beleza do mundo.

A partir da transação, será criada uma nova holding brasileira, Natura Holding. Os atuais acionistas da Natura ficarão com 76% da nova companhia, enquanto os atuais detentores da Avon terão os demais cerca de 24%.

No negócio, o valor da Avon é estimado em US$ 3,7 bilhões, e o da nova companhia combinada em US$ 11 bilhões. Os papéis da Natura Holding serão listados na B3, a bolsa brasileira, e terão certificados de ações (ADRs) negociados na bolsa de valores de Nova York (NYSE). Os acionistas da Avon terão opção de receber ADRs negociados na NYSE ou ações listadas na B3.

Continue lendo

Life Saúde
Life Saúde
::Publicidade