Notícias

Coronavírus: Arquidiocese de Salvador recomenda que fiéis não se abracem durante missa

Coronavírus: Arquidiocese de Salvador recomenda que fiéis não se abracem durante missa 1

Foto: Ilustração

A Arquidiocese de Salvador, emitiu nesta sexta-feira (28), um comunicado pedindo que os sacerdotes evitem abraços durante as missas, assim como o ato de dar aos mãos durante a oração do Pai Nosso.

A Igreja Católica orienta ainda que a hóstia deve ser entregue nas mãos e não mais na boca da pessoa que vai ser comungada.

As medidas são pra prevenir a proliferação do coronavírus. Boletim emitido pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), nesta sexta (28), apontou que cinco novos casos foram notificados com suspeita clínica de infecção pelo novo coronavírus na Bahia. Desde janeiro, 17 casos foram notificados. Continue lendo

Sobe para 17 o número de casos suspeitos de coronavírus na Bahia

Sobe para 17 o número de casos suspeitos de coronavírus na Bahia 2

Foto: Felipe Iruata

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) divulgou na manhã desta sexta-feira, 28, um novo boletim atualizando a situação em relação aos casos suspeitos de coronavírus no Estado. Segundo a publicação, a Bahia está com 17 casos notificados com suspeita clínica e nenhuma confirmação de caso de infecção pelo vírus.

De janeiro até as 10 horas desta sexta, os casos de suspeita foram localizados nos municípios de Camaçari (1), Jequié (1), Tucano (1), Itabuna (4), Jacaraci (1), Salvador (5), Feira de Santana (3) e Porto Seguro (1).

Segundo a Sesab, oito pacientes estão com amostras em análise laboratorial: três em Feira de Santana, um em Itabuna e quatro e, Salvador. Os demais casos foram descartados. Continue lendo

Moradores encontram bicho-preguiça em quintal de casa em Belmonte

Moradores encontram bicho-preguiça em quintal de casa em Belmonte 3

Foto: Djalma Britto

Moradores de uma casa no bairro da Biela, na cidade de Belmonte, encontraram um bicho-preguiça na manhã de quinta-feira (27). Até esta sexta-feira (28), o animal não havia sido resgatado.

Segundo o jornalista Djalma Britto, o caso aconteceu na casa da sogra dele. O bicho-preguiça apareceu no quintal, enquanto a família tomava café da manhã.

“A gente estava tomando café e a preguiça começou a arranhar a parede. Depois, ela subiu pelo tanque, para o telhado e ficou lá em cima. Nós ficamos preocupados com ela e tiramos do telhado”, conta Djalma. Continue lendo

Secretaria de Saúde de Ilhéus discute plano municipal de contingência para novo coronavírus

Secretaria de Saúde de Ilhéus discute plano municipal de contingência para novo coronavírus 4

Foi realizada na Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nesta quinta-feira (27) uma reunião de alinhamento do plano municipal de contingência para o enfrentamento do novo coronavírus e a flexibilização do protocolo do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU192), com os coordenadores do Departamento de Atenção Básica, Média e Alta Complexidade, Assistência Farmacêutica, Vigilâncias e Regulação.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Geraldo Magela,  o plano será elaborado pelo setor de Vigilância. Alguns materiais e equipamentos já foram solicitados para uso dos profissionais, a exemplo de máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção.

“É muito importante que a Sesau esteja preparada para a possível chegada da epidemia no município. Embora em Ilhéus ainda não tenham sido notificados casos de contaminação, as medidas de precaução estão sendo discutidas e alinhadas em toda rede”, ressaltou o titular da Sesau. Continue lendo

Compartilhamento de fake news sobre coronavírus preocupa especialistas

Compartilhamento de fake news sobre coronavírus preocupa especialistas 5

Desde o fim de janeiro, o serviço do Ministério da Saúde que combate a disseminação de notícias falsas já refutou dezenas de mentiras que circulam na internet sobre o novo coronavírus. Entre textos, imagens e vídeos, chama a atenção a quantidade de recomendações erradas para prevenir a doença, de uísque a vitamina D. A velocidade da dispersão de informações equivocadas e sem comprovação científica sobre o vírus preocupa especialistas ouvidos pela Agência Brasil.

No início de fevereiro, a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) divulgou uma nota de repúdio a respeito de um vídeo distribuído via Whatsapp que citava a injeção de vitamina D em doses altas como estratégia preventiva ao novo coronavírus. Continue lendo

Sesab descarta caso suspeito de coronavírus em Jequié

 

Sesab descarta caso suspeito de coronavírus em Jequié 6

A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) informou que nesta segunda-feira (24) o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, admitiu uma paciente com sintomas respiratórios e história de viagem recente ao norte da Itália (Siena), zona considerada de risco para transmissão do coronavírus COVID-19, no último dia 14 de fevereiro, seguida de aparecimento de quadro gripal em 20 fevereiro.

A paciente permanece em isolamento de precaução, desde seu atendimento na emergência, tendo sido confirmado pelo Laboratório Central da Bahia (LACEN-BA) infecção pelo vírus da influenza A, excluindo portanto infecção por COVID-19.

Nesta quarta-feira (26) quatro amostras encaminhadas para o Lacen pelo Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, deram positivo para vírus diferentes do COVID-19 (novo coronavírus). Desta forma, a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), também descartou outra suspeita de casos do novo Coronavírus na Bahia.

Uma amostra era de uma criança de 01 ano que esteve em viagem na Europa com passagem pela Itália, chegou há 12 dias no município, e está internada em isolamento com sintomas respiratórios. As outras 03 amostras eram do pai, mãe e avó da criança. Continue lendo

ILHÉUS: Campanha de vacinação contra o sarampo vai até 13 de março

ILHÉUS: Campanha de vacinação contra o sarampo vai até 13 de março 7

Com o objetivo de deixar protegidas mais de 3 milhões de pessoas de 5 a 19 anos em todo o Brasil, é iniciada a nova fase da campanha de vacinação contra o sarampo do Ministério da Saúde, que segue até o dia 13 de março nas salas de vacinação em unidades de saúde do município de Ilhéus.

A campanha contra o sarampo deste ano tem o tema “MAIS PROTEÇÃO PARA A SUA FAMÍLIA”, com foco na sensibilização de pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos. A vacina tríplice viral além do sarampo, previne a caxumba e rubéola. Para acessar o serviço, é importante a apresentação do documento de identificação, cartão do SUS e da caderneta de vacinação.

No lançamento dessa fase da campanha, é reforçada a importância da vacinação contra o sarampo, uma doença grave e que pode matar.

Vírus comum – De acordo com um levantamento da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicado no site Médicos Sem Fronteiras, as mortes por sarampo no mundo diminuíram em 71% nos últimos anos – de 542 mil, em 2000, para 158 mil em 2011. Entretanto, o vírus da doença ainda é comum em muitos países em desenvolvimento, particularmente em regiões da África e da Ásia. Continue lendo

Correios implanta CEP individual em Aritaguá e algumas áreas urbanas de Ilhéus

Correios implanta CEP individual em Aritaguá e algumas áreas urbanas de Ilhéus 8

Os moradores do distrito de Aritaguá e de determinadas áreas urbanas de Ilhéus, já podem utilizar seus cadastros bancários, realizar compras pela internet e usufruir dos serviços de transportadoras para entregas à domicílio. A notícia foi confirmada pela Superintendência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em Salvador, com a presença do superintendente estadual dos Correios na Bahia, José Oliveira.  

Em atendimento a Lei 4.024, de 3 de julho de 2019, os Correios publicaram oficialmente a codificação postal da sede do distrito de Aritaguá e das áreas urbanas isoladas, entre elas, Vila Juerana, Mar e Sol, Joia do Atlântico, Paraíso do Atlântico, Barramares, Verdes Mares, Ponta da Tulha, Vila Mamoã e Queimada. Também foram definidas as áreas urbanas do distrito de Olivença, que deverão ser oficializadas no mês de março próximo. Continue lendo