Notícias

Retomada de obras vai garantir 672 moradias no Pará, Paraná e na Bahia

Retomada de obras vai garantir 672 moradias no Pará, Paraná e na Bahia 1

Três empreendimentos do programa de habitação popular do Governo Federal, em Curitiba (PR), Euclides da Cunha (BA) e Vigia (PA), serão retomados para beneficiar cerca de 3 mil pessoas. O Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) concluiu o processo de substituição das construtoras envolvidas e garantiu o aporte de recursos necessários à finalização das obras. Com a medida, deverão ser gerados cerca de 2,5 mil empregos diretos, indiretos e induzidos.

As obras são contratadas com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para atender famílias com renda mensal de até R$ 1,8 mil – Faixa 1 do Programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV). Continue lendo

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE JUNHO NO TPIFLIX

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS DIVULGA PROGRAMAÇÃO DE JUNHO NO TPIFLIX 2

Para manter uma programação cultural para o seu público durante o período de isolamento social causado pela pandemia do novo coronavírus, o Teatro Popular de Ilhéus criou o projeto TPIFLIX, com conteúdo semanal em seu canal no YouTube, convidando a todos a assistirem teatro sem sair de casa. A página, que já possuía alguns vídeos de espetáculos na íntegra, documentários, trailers, entrevistas e cobertura de eventos, agora está disponibilizando materiais inéditos, produzidos pelo grupo de forma remota. E a programação do mês de junho possui 4 quadros periódicos que poderão ser conferidos pelo público através do link youtube.com/teatropopulardeilheus.

Nas três primeiras quintas-feiras do mês, dias 04, 11 e 18, vai ao ar a peça “Romeu e Julieta”, uma versão interpretada por Vânia Nogueira e Gilberto Morais. Com três episódios, a obra conta a história de Romeu Montéquio, dedicado agrônomo por formação, e Julieta Capuleto, sábia astrônoma de profissão. Juntos eles enfrentam a ira das desavenças de seus pais coronéis, inimigos jurados. A peça romântica, de classificação livre, é uma homenagem ao mês dos namorados. Já às sextas-feiras continua acontecendo o quadro infantil “Recontando Histórias Populares”, que vem sendo postado desde o mês de abril. Interpretadas por Tânia Barbosa e com trilha sonora de Pablo Lisboa, as fábulas ganham versões com recursos especiais de filtros do instagram para dar vida aos personagens. Os vídeos têm classificação livre e traz importantes lições de moral.

Quinzenalmente, dias 06 e 20 de junho, o TPIFLIX posta vídeos e/ou músicas gravadas em 2013 durante o projeto “Sábado Sim” com bandas e artistas da nossa região. O projeto, que acontecia na Casa dos Artistas, antiga sede do Teatro Popular de Ilhéus, teve o intuito de valorizar e movimentar o cenário do rock ilheense e itabunense, e foi registrado pelo Núcleo de Audiovisual do TPI. Por fim, aos domingos, Romualdo Lisboa continua montando o quadro “Letras de Nhoesembé: leituras de autores vivos de Ilhéus”. Com curadoria de Fabrício Brandão, editor da revista literária “Diversos Afins”, trata-se de uma tentativa de dar voz a uma geração de contistas, poetas e poetisas, romancistas, dramaturgos, escritores de diversos gêneros, que estão vivos, atuantes, escrevendo hoje, nesse contexto terrível de pandemia. Ilhéus possui uma cena muito produtiva no campo das letras. A Academia de Letras de Ilhéus é um espaço de grandes escritores do passado, mas essencialmente de escritores do presente. Uma geração de literatos que para além de dialogar com os legados de Adonias Filho, Jorge Amado, Telmo Padilha, Hélio Pólvora, dentre tantos, constroem um novo caminho, um novo universo da literatura Grapiúna.

Além de seu conteúdo online, como forma de tentar custear a continuidade de sua manutenção e, especialmente, continuar pagando os salários sua equipe, o Teatro Popular de Ilhéus faz campanha para arrecadar recursos com venda antecipada de ingressos. Está à venda um passaporte que dá direito a oito espetáculos que ocorrerão na Tenda quando as atividades forem restabelecidas. O valor do passaporte é de 80 reais, e é válido por um ano a partir da reabertura da programação para quaisquer eventos que venham a acontecer na Tenda durante esse prazo.

Para adquirir o passaporte, basta fazer um depósito identificado na conta do TPI e enviar o comprovante para o e-mail [email protected] ou para o whatsapp da instituição, no número (73) 98822-0057. O depósito deverá ser feito no Banco do Brasil, agência 3192-5, conta corrente 15598-5. Para transferência entre bancos, a identificação é Teatro Popular de Ilhéus, CNPJ 05.348.041/0001-97. Ao enviar o comprovante, o comprador receberá um cartão digital com um QR Code que identifica a compra e garante a retirada dos ingressos quando as atividades da Tenda retornarem. Quem desejar comprar o passaporte para ajudar o grupo, mas não puder ir aos eventos, poderá optar por ter seus ingressos destinados a estudantes de escolas públicas.

Fundado em 1995 por Équio Reis (in memorian), o grupo já produziu dezenas de espetáculos, tendo circulado em diversas cidades do Brasil, chegando também a se apresentar na Europa. Em 2020 completa 25 anos de existência, cujas comemorações contarão com a publicação do livro “A vida é uma rima”, um ensaio biográfico do Teatro Popular de Ilhéus que está sendo escrito pelo crítico teatral e jornalista Valmir Santos. Além disso, antes da quarentena o grupo vinha se preparando para estrear o espetáculo “Sonho de uma noite de verão: ópera brega rock para acordar do pesadelo”, cuja estreia ainda não tem data. Continue lendo

Justiça dá 72h para a Prefeitura de Ilhéus se manifestar sobre pedido do MP

Prefeitura de Ilhéus

O juiz Alex Venícius Campos Miranda, da 1ª Vara da Fazenda Pública de Ilhéus, intimou o prefeito Mário Alexandre Corrêa de Souza (PSD) a se manifestar, no prazo de até 72 horas, sobre a ação na qual o promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho pediu que o decreto 042/2020 tenha seus efeitos suspensos.

ACESSE A INTIMAÇÃO. A secretaria da 1ª Vara da Fazenda Pública confirmou a autenticidade do despacho à reportagem do Ilhéus Comércio.

Publicado na segunda-feira, o decreto de Marão autorizou o retorno gradual de atividades comerciais durante a pandemia de Covid-19. A reabertura começou nessa quarta-feira, 3 junho, dia em que Ilhéus perdeu a 35ª vida na sua batalha contra o novo coronavírus. Continue lendo

Guarda municipal que atuava em barreira sanitária contra a Covid-19 é baleado por dupla armada em Barro Preto

Guarda municipal que atuava em barreira sanitária contra a Covid-19 é baleado por dupla armada em Barro Preto 3

Um guarda municipal de 58 anos, que trabalhava em uma barreira sanitária contra a Covid-19, em Barro Preto, na região sul da Bahia, foi baleado após homens armados dispararem contra a estrutura, na noite de quarta-feira (3). A informação foi confirmada pela prefeitura da cidade.

O caso ocorreu por volta das 20h30. Dois homens armados chegaram a pé e dispararam contra a barreira sanitária. Não há informações sobre motivação e nem identidades dos suspeitos. Ninguém foi preso.

A assessoria da prefeitura explicou que parte da rua onde a estrutura foi montada é escura. A dupla aproveitou a situação para chegar ao local por essa parte menos iluminada. Os funcionários da barreira estavam de costas para os homens na hora do crime. Continue lendo

Ilhéus é o Município que mais já realizou testes Covid-19 no interior da Bahia

Ilhéus é o Município que mais já realizou testes Covid-19 no interior da Bahia 4

Com 4007 testes realizados para detecção da Covid-19 até esta quarta-feira (3), o Município de Ilhéus foi o que mais realizou, no interior da Bahia, a testagem para identificar a infecção de pacientes por coronavírus.

Em 2 de junho último, data como referencial comparativo, o município de Itabuna, por exemplo, realizou 3878 testes ao todo. Já em Feira de Santana, foram 2806 testes realizados no total, na mesma data. Vitória da Conquista, até o dia 2 de junho, testou, ao todo, 1509 pessoas. Ilhéus, por sua vez, realizou 3969 testes, liderando o ranking do município que mais realizou testahem para detecção do Covid-19, reflexo do planejamento que a saúde da Prefeitura de Ilhéus realizou antecipadamente, muito tempo antes da pandemia chegar na cidade. As fontes dos números quantitativos, foram os boletins dos respectivos municípios, considerada a soma dos números de confirmados, descartados e em análise. Continue lendo

MP PEDE SUSPENSÃO DE DECRETO QUE REABRIU COMÉRCIO EM ILHÉUS

MP PEDE SUSPENSÃO DE DECRETO QUE REABRIU COMÉRCIO EM ILHÉUS 5

O Ministério Público estadual requereu à Justiça que determine o fechamento dos estabelecimentos e a suspensão de todas as atividades comerciais não essenciais de Ilhéus, cuja reabertura foi estabelecida por decreto municipal pulicado nesta segunda-feira, dia 1º. Em ação civil pública ajuizada hoje, dia 3, o promotor de Justiça Pedro Nogueira Coelho solicita decisão liminar que suspenda os efeitos do decreto.
 
Conforme a ação, a reabertura deve estar condicionada a cenário epidemiológico favorável, com disponibilidade regular dos leitos de UTI existentes no município, estabilização do número de casos ativos, diminuição da taxa de letalidade do coronavírus, redução contínua da taxa de infecção diária e aumento do índice de isolamento social local. Segundo o promotor, os dados sobre pandemia em Ilhéus mostram que o cenário segue desfavorável, ao contrário do que alega estudo técnico apresentado pelo governo municipal para fundamentar o decreto.
 
Segundo dados apresentados na ação, coletados dos últimos boletins epidemiológicos divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), a taxa de ocupação dos 31 leitos de UTI para Covid-19 permaneceu em 100% em quase todos os dias entre o período de 21 de maio a 2 de junho de 2020, com exceção do dia 31, quando 27 leitos estavam ocupados.  No boletim de ontem dia 2, foram registrados cinco novos óbitos nas últimas 24 horas, chegando a um total de 34 mortes por coronavírus em Ilhéus, número menor apenas que Salvador e Itabuna. “Circunstância essa que, de plano, desperta dúvida se tais óbitos teriam sido causados justamente pela inacessibilidade aos leitos de UTI, diante da máxima lotação acima citada”, afirmou o promotor.
 
Pedro Nogueira destacou também que a taxa de letalidade na cidade é 5,3%, uma das cinco maiores do estado, e que na semana entre 26 de maior e 2 de junho, o número de casos diários cresceu em mais de 5%, com 163 novos casos confirmados, depois de ter havido redução nas semanas anteriores de maio. “Tais dados mostram que na última semana do mês ocorreu uma verdadeira explosão em tal curva de crescimento, evidenciando de forma indiscutível que o município está no pico da epidemia com clara tendência de piora no seu cenário epidemiológico”, disse. O promotor de Justiça apontou ainda que a taxa de isolamento, segundo o próprio estudo apresentado pelo Município, esteve sempre abaixo de 50% entre os dias 21 e 26 de maio, com exceção do dia 24, quando atingiu 53,8%. “A taxa mínima de isolamento social aceitável deve estar acima de 50% e a desejável para conter a disseminação do vírus seria de 70% (setenta por cento)”, pontuou.
 
Segundo o promotor, análise gráfica elaborada pelo físico Zolacir Trindade de Oliveira Junior, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), aponta que Ilhéus atravessa fase exponencial no número de casos de infecção por Covid-19 e ressalta o equívoco do estudo apresentado pela Secretaria Municipal de Saúde Continue lendo

Casal é preso por não pagar estadia de dois dias em motel de Itabuna

Casal é preso por não pagar estadia de dois dias em motel de Itabuna 6

Um caso bastante inusitado foi registrado nesta terça-feira (02), no Complexo Policial de Itabuna. Um casal foi detido após ficar dois dias hospedados em um motel da cidade.
 
Ao finalizar a estadia, os jovens afirmaram não ter dinheiro para pagar os serviços, o que fez com que a direção do motel acionasse a polícia.
 
O casal foi conduzido à delegacia, e por lá, a mãe do jovem apareceu, e se disponibilizou para pagar a dívida com o motel. Após esclarecimentos, o casal foi liberado. Informações do Verdinho Continue lendo

PRF na Bahia finaliza Operação Tamoio com resultados expressivos no enfrentamento da criminalidade

PRF na Bahia finaliza Operação Tamoio com resultados expressivos no enfrentamento da criminalidade 7

Imagem ilustrativa

De cunho nacional, a Operação Tamoio intensificou o combate qualificado da criminalidade pela PRF no Brasil. Nas rodovias federais baianas, os agentes federais empregados na operação alcançaram resultados expressivos em quatro dias de ações (de 28 a 31 de maio).

Foram diversos os pontos de fiscalização e abordagens realizadas por equipes, que tinham também como integrantes policiais dos grupamentos táticos da PRF na Bahia, que atuaram de maneira integrada com a área de inteligência policial.

Na apreensão de drogas, destaque para a região de Alagoinhas (BR 101) e Vitória da Conquista (BR 116), foram nestas duas localidades que as equipes de PRFs apreenderam a totalidade da maconha interceptada na operação (149,925kg). Continue lendo