Jequié

UESC abre seleção com vagas para Tutores Presenciais

UESC abre seleção com vagas para Tutores Presenciais 1

Estão abertas as inscrições para a seleção pública da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), destinada à contratação de Tutores. As vagas estão divididas entre os polos de Amargosa, Ibicuí, Amargosa, Brumado, Ilhéus, Ibicuí, Itabuna, Ibotirama, Itapetinga, Jequié, Itamaraju, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

Os profissionais contratados atuarão em atividades relacionadas ao curso de graduação a distância de Licenciatura em Letras, Biologia e Pedagogia. A título de remuneração, os Tutores receberão bolsa mensal de R$ 765,00 para jornadas de 20 horas semanais.

Para participar da seleção basta se inscrever no período de 10 de julho a 09 de agosto de 2019, das 08 às 12 horas, das 14 às 18 horas, no protocolo geral da UESC.
Continue lendo

Governo da Bahia disponibiliza mais de 20 mil vagas para cursos técnicos

Governo da Bahia disponibiliza mais de 20 mil vagas para cursos técnicos 2

Foram abertas nesta quinta-feira, 4, as inscrições para mais de 20 mil vagas de cursos técnicos de nível médio. Os interessados podem se inscrever através do Portal da Educação, até o dia 14 de julho.

Serão oferecidos 45 cursos nas formas de oferta Educação Profissional Técnica de Nível Médio Integrada à Educação de Jovens e Adultos (Proeja Médio) e Subsequente ao Ensino Médio, para os que concluíram o Ensino Médio na rede pública e desejam voltar a estudar. Entre as opções de áreas estão Administração, Segurança do Trabalho, Logística, Meio Ambiente, Agroecologia, Agropecuária, Enfermagem, Nutrição e Dietética, Análises Clínicas, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Contabilidade, Farmácia, Química, Cozinha, Alimentos, Panificação, Recursos Humanos, Edificações, Desenho da Construção Civil, Rede de Computadores, Secretariado, Conservação e Restauro, Artes Visuais, instrumento Musical, Documentação Musical e Regência. Continue lendo

Deputado Zé Cocá atua para revitalizar o Distrito Industrial de Jequié

Deputado Zé Cocá atua para revitalizar o Distrito Industrial de Jequié 3

A maioria das empresas instaladas no Distrito Industrial de Jequié (DIJ) planeja ampliar os investimentos, gerando novos empregos e renda na região, aumentando a arrecadação do município e do estado, revela o deputado estadual Zé Cocá (PP), acrescentando que as deficiências de infraestrutura tem impedido esse processo. “Esse importante equipamento tem potencial para se tornar um dos três principais distritos industriais do Estado” disse Zé Cocá, que encaminhou indicação ao governador Rui Costa, reivindicando a revitalização do DIJ, com serviços de pavimentação, drenagem, aumento da segurança, iluminação, esgotamento sanitário e coleta de lixo, além da implantação de ciclovia para atender aos trabalhadores do distrito, que residem na região e se locomovem de bicicleta.

A revitalização do Distrito Industrial de Jequié foi discutida nesse fim de semana pelo deputado com empresários da região, em reunião realizada na Associação Comercial e Industrial de Jequié. Zé Cocá ouviu as demandas dos empresários, e assegurou que o governador Rui Costa tem muita atenção para com a região e todo interesse em apoiar seu desenvolvimento econômico. Continue lendo

Bahia vai receber 242 profissionais do Mais Médicos a partir de segunda; Ilhéus receberá 04

Bahia vai receber 242 profissionais do Mais Médicos a partir de segunda; Ilhéus receberá 04 4
A Bahia vai receber 242 profissionais que vão atuar no programa Mais Médicos a partir da próxima segunda-feira. No total, 138 municípios do estado passarão a contar com o reforço de pelo menos um médico para atuar na Atenção Primária das unidades de saúde.

De acordo com dados do Ministério da Saúde, previsão é que 1.010 Municípios em 26 estados recebam, entre os próximos dias 24 e 28, os 1.975 profissionais selecionados pelo programa. Segundo o ministério, os locais contemplados são de áreas historicamente com maiores dificuldades de acesso, como as ribeirinhas, fluviais, quilombolas e indígenas, e que dependem do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda conforme a pasta, esta fase do ciclo do programa priorizou profissionais formados e que têm registro do Conselho Regional de Medicina do Brasil.

Na Bahia, quem mais receberá médicos é a cidade de Itaberaba, no Nordeste do estado, para onde serão deslocados sete profissionais. Em seguida aparece Vitória da Conquista, no Sudoeste, que vai ganhar seis médicos para atuar na cidade. 

Teixeira de Freitas, no Extremo Sul, Jequié, no Sudoeste, Feira de Santana, no Nodeste, e Brumado, no Centro Sul, vão receber cinco profissionais cada uma. Outras quatro cidades vão ganhar o reforço de quatro médicos cada: Ipirá e Senhor do Bonfim, ambos no Centro Norte, Inhambupe, no Nordeste, e Ilhéus, no Sul.  Continue lendo

IFBA abre vagas para Professores em Ilhéus e várias cidades da Bahia

IFBA abre vagas para Professores em Ilhéus e várias cidades da Bahia 5

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia – IFBA lançou edital de abertura de Processo Seletivo referente à contração de Professores Substitutos.

As inscrições serão realizadas no período de 11 de junho de 2019 a 04 de julho de 2019, exclusivamente via internet, no endereço eletrônico portal.ifba.edu.br. O valor da taxa é de R$ 70,00.

Este Processo Seletivo será realizado em duas etapas, sendo elas: Prova de Desempenho Didático; e Avaliação de Títulos. Continue lendo

Rodoviária oferece 1.800 horários extras na operação São João

Rodoviária oferece 1.800 horários extras na operação São João 6

Os interessados em utilizar os serviços da rodoviária poderão escolher entre os 1.800 horários extras durante o feriado de São João. A disponibilidade vai além dos 540 horários regulares, que são ofertados diariamente. A operação São João irá ocorrer entre os dias 18 e 24 de junho.

De acordo com a Agerba, estima-se que cerca de 180 mil passageiros passem pelo terminal durante o período junino e a expectativa de maior fluxo ocorra na quarta-feira, 19. Continue lendo

Salvador, Simões Filho, Ilhéus e outras cidades recebem veículos para unidades prisionais nesta quarta-feira (24)

Salvador, Simões Filho, Ilhéus e outras cidades recebem veículos para unidades prisionais nesta quarta-feira (24) 7

Nesta quarta-feira (24), às 9h, o governador fará a entrega de 127 veículos e ambulâncias para as secretarias estaduais de Administração Penitenciária (Seap) e de Segurança Pública (SSP), que vai ser o palco do evento, na sede localizada no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

A SSP receberá um total de 91 viaturas para Bases Comunitárias de Segurança e unidades operacionais, na capital e interior. Já a Seap contará com 24 veículos de transporte e 12 ambulâncias para atender suas unidades prisionais.

Os municípios beneficiados com a entrega das viaturas para a SSP são Camaçari, Capim Grosso, Conceição do Coité, Cruz das Almas, Feira de Santana, Itabuna, Lauro de Freitas, Porto Seguro, Salvador, Serrinha e Vitória da Conquista.

Os 24 veículos da a Seap serão distribuídos entre as unidades prisionais de Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Por sua vez, as 12 ambulâncias vão servir às unidades de Feira de Santana, Ilhéus, Jequié, Paulo Afonso, Salvador, Simões Filho, Teixeira de Freitas e Vitória da Conquista. Continue lendo

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas 8

O Correio do Estado da Bahia divulgou que os casos de dengue na Bahia aumentaram 322% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Foram 5.871 casos notificados em 158 municípios do estado. No período de 30 de dezembro a 12 de março, foram seis óbitos por dengue, sendo cinco confirmados e um em investigação laboratorial.

O município com a pior situação é Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, que teve 2.264 casos prováveis de dengue no período, quase 40% de todas as notificações da Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Feira também concentra a maior parte das mortes: foram 4 na cidade, uma em Salvador e uma em Candeias.

Luís Eduardo Magalhães ficou em segundo lugar, com 310 casos, seguido de Paramirim com 244, Macaúbas com 206 e Riacho de Santana com 172 notificações. 
 
Apesar de não serem os municípios com maior número de casos, algumas cidades são campeãs na incidência de dengue no estado. O índice leva em consideração o total da população. Se a incidência for maior que 100 casos para 100 mil habitantes, há estado de alerta.

O município campeão no coeficiente de incidência é Ipupiara, seguida de Wagner, Tanquinho, Paramirim e Palmeiras. Continue lendo