Jequié

Cidades com mais registros de Covid-19 na BA seguem com n° diferentes de dados da Sesab

Cidades com mais registros de Covid-19 na BA seguem com n° diferentes de dados da Sesab 1

Uma amostragem com as dez cidades baianas do interior com a maior quantidade de casos do novo coronavírus (Covid-19), de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apresenta dados díspares em relação aos divulgados pelas autoridades de saúde dos municípios.

De acordo com as informações levantadas pelo Bahia Notícias nesta segunda-feira (8), oito destas dez municipalidades contabilizaram uma quantidade maior de casos que os apresentados pelo estado.

A situação é recorrente e demonstra uma inconsistência nos dados oficiais em um momento em que o Ministério da Saúde passou a divulgar um cenário “recontado” de casos da Covid-19 (veja aqui) e em que as informações disponibilizadas pelos estados aparecem como uma as fontes mais credíveis, oferecendo assim um panorama da disseminação da doença no país. Continue lendo

COVID-19: Curva volta a crescer nos dados geral da Bahia e novas medidas devem ser anunciadas; Ilhéus mantém baixo crescimento de casos

COVID-19: Curva volta a crescer nos dados geral da Bahia e novas medidas devem ser anunciadas; Ilhéus mantém baixo crescimento de casos 2

Após quatro dias seguidos em que o crescimento dos casos ativos de Covid-19 se manteve estável (entre 24 e 27 de maio), a Bahia voltou a registrar, ontem, aumento na curva de crescimento, conforme informou o governador Rui Costa (PT), em vídeo nas redes sociais. Hoje, novas medidas de combate devem ser anunciadas e ano letivo não será cancelado.

Os casos ativos são de pessoas internadas em unidades de saúde ou em isolamento por 14 dias ou menos, portanto, com potencial de transmitir a doença. “Nas últimas 24 horas, tivemos um salto. Saiu do platô que eu tinha me referido ontem (quarta-feira). Mas isso não desanima”, completou o governador.

Segundo ele, não significa que necessariamente o salto ocorreu de quarta-feira (27) para ontem, uma vez que ocorre de municípios do interior mandarem exames e os dados acumulados de dias anteriores. Continue lendo

PM da Bahia perde quinto policial pela Covid-19

PM da Bahia perde quinto policial pela Covid-19 3

Foto: Reprodução das redes sociais

Morreu na madrugada desta quarta-feira (20), o capitão da Polícia Militar da Bahia, de 41 anos, Marcelo de Souza Moura, vítima da Covid-19.

Ele era militar da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE) Central e estava internado no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié, há 15 dias. O policial militar integrava a corporação há 21 anos e deixa esposa e um filho.

A companhia especializada emitiu nota de pesar. “Homem íntegro, amigo, pai de um garoto, esposo de uma honrada policial militar e um filho formidável Profissional dedicado ao extremo a causa e a missão policial militar, condição essa que o rendeu o título de oficial padrão da Cipe Central no ano de 2019. Meu irmão, camarada e subcomandante, que o Senhor dos Exércitos o acolha em suas fileiras, reforçando sua mensagem de justiça e honestidade, pilares de sua trajetória profissional. Lutou bravamente o bom combate”, escreveu o Major PM Fábio Rodrigo de Melo Oliveira, Comandante da Cipe Central. Continue lendo

Policiais temem surto do novo coronavírus em delegacias da Bahia

Policiais temem surto do novo coronavírus em delegacias da Bahia 4

Os policiais que atuam na capital e no interior da Bahia têm demonstrado preocupação com possíveis surtos do novo coronavírus (Covid-19) nas delegacias, sobretudo após oito guardas terem sido afastados de uma unidade no bairro Brotas, em Salvador, por suspeita de infecção.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado da Bahia (Sindcop), Eustácio Lopes, o combate ao vírus não tem sido efetivo nas unidades e faltam equipamentos de proteção. “Precisamos de mais máscaras, de higienização. Queremos, principalmente, os testes rápidos. Precisamos desses testes”, afirmou.

Em nota enviada à reportagem, a Polícia Civil informou que tem aplicado protocolos de prevenção à doença por meio do Departamento Médico da Polícia Civil (Demep) e que, diante dos casos da doença na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) de Brotas, uma ação de higienização e desinfecção foi aplicada na unidade durante a manhã de terça-feira (19). Continue lendo

Bahia prorroga suspensão de transporte intermunicipal e reduz Ferry-Boat e lanchas para 50%

Bahia prorroga suspensão de transporte intermunicipal e reduz Ferry-Boat e lanchas para 50% 5

O Governo do Estado da Bahia publicou, no Diário Oficial (DOE) deste sábado (04), o decreto que prorroga a suspensão do transporte intermunicipal em cidades da Bahia até o dia 15 de abril.

A medida, que tem como objetivo conter o avanço da contaminação por coronavírus na população baiana, estava programada até 5 de abril, mas foi estendida por mais 10 dias por determinação do governador Rui Costa. Na publicação, o governador também incluiu Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité e Utinga na medida restritiva. Nestas cinco cidades, a suspensão terá início a partir deste domingo (05). Continue lendo

Hospital em Itabuna é requisitado pelo governo para tratar paciente com COVID-19

Hospital em Itabuna é requisitado pelo governo para tratar paciente com COVID-19 6

O Hospital São Lucas, em Itabuna, foi requisitado administrativamente, pelo governo do Estado, para que seja utilizado no tratamento de pacientes com diagnóstico confirmado do novo Coronavírus. A informação foi confirmada pelo governador Rui Costa e a decisão é amparada no decreto nº 19.533, publicado em 18 de março, que prevê a requisição administrativa de bens, em função do enfrentamento da emergência de saúde pública, ocasionada pela pandemia da COVID-19.

De acordo com Rui Costa, equipes da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) e da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (CONDER) já estão no local avaliando quais serão as intervenções necessárias para adequação do espaço. “A partir desta avaliação dos nossos profissionais, teremos noção do custo das intervenções que serão realizadas neste hospital, que está fechado há algum tempo. Essa unidade atenderá, exclusivamente, a pacientes com Coronavírus de Itabuna e municípios vizinhos”, explica o governador.

O Hospital São Lucas dispõe de 100 leitos e, deste total, 20 serão usados como Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Localizada no Sul da Bahia, Itabuna tem uma população de, aproximadamente, 200 mil habitantes e, até o momento, dois casos de Coronavírus foram confirmados no município. A previsão é de que nas próximas semanas a unidade hospitalar esteja apta a receber pacientes. Continue lendo

Rui mantém a suspensão do transporte intermunicipal até 5 de abril, após data já há expectativa de alguma circulação

Rota

Foto: Daniel Machado

O governador Rui Costa afirmou que será estendida, até o dia 5 de abril, a suspensão da circulação do transporte coletivo intermunicipal nas cidades que já tiveram casos confirmados de coronavírus. A informação foi divulgada hoje (27) no #PapoCorreria, uma conversa do Governador com os internautas através das suas redes sociais.

“O que queremos com isso é diminuir a propagação do vírus. Ele não sai de uma cidade para outra pelo vento. Quem leva de uma cidade para a outra são as pessoas”, afirmou Rui.

A medida deverá ser publicada na edição de amanhã (28), do Diário Oficial do Estado (DOE). O objetivo é proteger a população contra a disseminação da doença. Continue lendo

Jequié registra primeiro caso confirmado de Covid-19; número sobe para 56 na Bahia

Jequié registra primeiro caso confirmado de Covid-19; número sobe para 56 na Bahia 7

A cidade baiana de Jequié registrou o primeiro caso confirmado do novo coronavírus. O secretário municipal da Saúde, Vitor Lavinsky, foi o responsável por divulgar essa informação na noite de domingo (22). Com isso, a Bahia passa a ter 56 casos da doença.

Lavinsky, através de uma live no facebook, disse: “Ele estava sendo tratado como suspeito e fizemos todas as recomendações de isolamento social. Agora estamos trabalhando pelo isolamento social das demais pessoas que estiveram com ele”.

Nas redes sociais, o paciente contou que havia voltado de São Paulo na última terça-feira (17) e logo após viagem passou a apresentar sintomas leves da doença. “Entrei em contato via telefone com a Secretaria de Saúde de Jequié, que foi até a minha residência para realização do exame. Desde então me mantive em isolamento e sem contato nenhum com quaisquer pessoas tanto da empresa quanto demais amigos até a chegada do resultado”. Continue lendo