Itapetinga

UESC abre seleção com vagas para Tutores Presenciais

UESC abre seleção com vagas para Tutores Presenciais 1

Estão abertas as inscrições para a seleção pública da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), destinada à contratação de Tutores. As vagas estão divididas entre os polos de Amargosa, Ibicuí, Amargosa, Brumado, Ilhéus, Ibicuí, Itabuna, Ibotirama, Itapetinga, Jequié, Itamaraju, Vitória da Conquista e Teixeira de Freitas.

Os profissionais contratados atuarão em atividades relacionadas ao curso de graduação a distância de Licenciatura em Letras, Biologia e Pedagogia. A título de remuneração, os Tutores receberão bolsa mensal de R$ 765,00 para jornadas de 20 horas semanais.

Para participar da seleção basta se inscrever no período de 10 de julho a 09 de agosto de 2019, das 08 às 12 horas, das 14 às 18 horas, no protocolo geral da UESC.
Continue lendo

Produção de cacau na Bahia lidera ranking; são 200 mil toneladas produzidas

Produção de cacau na Bahia lidera ranking; são 200 mil toneladas produzidas 2

Foto: Maurício Maron

Com mais de 200 mil toneladas produzidas entre 2017 e 2018, a Bahia tem liderado a produção de cacau no Brasil, em uma disputa concorrida com o Pará, que é o segundo maior produtor do país. E, neste ano, a previsão é de que o estado seja destaque nacional novamente.

Nesta quarta-feira (12), a TV Bahia exibiu a oitava reportagem do projeto “Avança”, que trata sobre o desenvolvimento econômico do estado, e mostra segmentos que são destaque, setores com alta produtividade, exemplos de negócios e utilização de tecnologia. A produção de cacau no sul do estado foi tema da reportagem.

Em 2017, a Bahia teve 88,6 mil toneladas do fruto, enquanto o Pará somou cerca de 57 mil. Em 2018, a produção baiana chegou a 122,6 mil toneladas e a paraense ficou perto em 116,1 mil. Neste ano, a previsão é que o Pará chegue a 113 mil toneladas e a Bahia mantenha a produção perto de 120 mil. Continue lendo

Rodoviária oferece 1.800 horários extras na operação São João

Rodoviária oferece 1.800 horários extras na operação São João 3

Os interessados em utilizar os serviços da rodoviária poderão escolher entre os 1.800 horários extras durante o feriado de São João. A disponibilidade vai além dos 540 horários regulares, que são ofertados diariamente. A operação São João irá ocorrer entre os dias 18 e 24 de junho.

De acordo com a Agerba, estima-se que cerca de 180 mil passageiros passem pelo terminal durante o período junino e a expectativa de maior fluxo ocorra na quarta-feira, 19. Continue lendo

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas

Casos de dengue crescem 322% na Bahia em 2019; seis mortes foram registradas 4

O Correio do Estado da Bahia divulgou que os casos de dengue na Bahia aumentaram 322% neste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Foram 5.871 casos notificados em 158 municípios do estado. No período de 30 de dezembro a 12 de março, foram seis óbitos por dengue, sendo cinco confirmados e um em investigação laboratorial.

O município com a pior situação é Feira de Santana, a segunda maior cidade do estado, que teve 2.264 casos prováveis de dengue no período, quase 40% de todas as notificações da Bahia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) Feira também concentra a maior parte das mortes: foram 4 na cidade, uma em Salvador e uma em Candeias.

Luís Eduardo Magalhães ficou em segundo lugar, com 310 casos, seguido de Paramirim com 244, Macaúbas com 206 e Riacho de Santana com 172 notificações. 
 
Apesar de não serem os municípios com maior número de casos, algumas cidades são campeãs na incidência de dengue no estado. O índice leva em consideração o total da população. Se a incidência for maior que 100 casos para 100 mil habitantes, há estado de alerta.

O município campeão no coeficiente de incidência é Ipupiara, seguida de Wagner, Tanquinho, Paramirim e Palmeiras. Continue lendo

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26)

Inscrições para ‘Partiu Estágio’ começam nesta terça-feira (26) 5

Começam nesta terça-feira (26/3) e vão até o dia 9 de abril as inscrições para o “Partiu Estágio”. O novo edital do programa, com foco no reforço escolar para a rede estadual de ensino, será lançado amanhã, e as inscrições podem ser feitas por meio do site do programa. Serão ofertadas 4.390 vagas aos universitários dos cursos de Educação Física, Letras Vernáculas e Matemática, distribuídas em todo o estado.

A novidade para este edital é que poderão se inscrever estudantes de cursos presenciais e na modalidade Ensino à Distância – EAD, desde que possuam sede/pólo na Bahia.  O novo edital, assim como suas publicações futuras, estará disponível no site da Secretaria da Administração do Estado. Continue lendo

Campeonato Baiano de Basquetebol 3×3 começa nesta sexta (01)

Campeonato Baiano de Basquetebol 3x3 começa nesta sexta (01) 6

O Campeonato Baiano de Basquetebol 3×3 terá início nesta sexta-feira (1º). Organizado pela Liga Nordeste de Basquetebol, a competição acontece com disputas no masculino e no feminino. A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) investiu R$ 142.500 mil em material promocional, premiação, material esportivo e recursos humanos.

O certame, composto por 10 equipes masculinas e cinco femininas, será disputado em cinco categorias. As partidas serão realizadas em Salvador, Eunápolis, Ilhéus, Vitória da Conquista, Luís Eduardo Magalhães, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Senhor do Bonfim. Continue lendo

Inscrições para Colégios da Polícia Militar da Bahia começam na próxima quarta-feira (2)

Inscrições para Colégios da Polícia Militar da Bahia começam na próxima quarta-feira (2) 7

Foto: Maurício Maron

A Polícia Militar da Bahia inicia, às 7h, da próxima quarta-feira (2), as inscrições do processo seletivo para admissão nas 15 unidades do Colégio da Polícia Militar (CPM) e na Creche da Polícia Militar. As inscrições podem ser realizadas até às 18h, do dia 6 de janeiro, por meio do site www.pm.ba.gov.br/cpm2019.

Ao todo, serão sorteadas 2.414 vagas, sendo 2.381 para as 15 unidades do CPM na Bahia (361 para o Ensino Médio e 2.020 para o Ensino Fundamental) e 33 vagas para CMEI Nossa Senhora das Graças.

Entre as vagas oferecidas na capital, 70% são destinadas para filhos de policiais militares e funcionários civis da instituição, e 30% para o público externo. Já no interior do estado, 50% das vagas serão destinadas para filhos de policiais militares e funcionários civis, e os outros 50% para o público externo.

O sorteio eletrônico será realizado no dia 11 de janeiro, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), às 9h, no bairro de São Marcos, em Salvador. A ação será acompanhada por representantes do Tribunal de Justiça, Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Procuradoria Geral do Estado, Defensoria Pública e associações de classe, além de ser aberto para pais ou responsáveis de candidatos inscritos. Continue lendo

Estado tem 255 cidades em alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya

Estado tem 255 cidades em alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya 8

O Ministério da Saúde divulgou que a Bahia tem 255 municípios em situação de alerta ou risco para dengue, zika e chikungunya. Segundo a pasta, Todos os municípios baianos enviaram informações sobre o levantamento de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti. A capital baiana está em situação de alerta.

A situação foi revelada pelo novo Levantamento Rápido de Índices de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. Do total, 186 municípios estão em alerta e 69 em risco de surto das doenças. Continue lendo